imagem representando os chatbots no mercado de eventos
Gestão de eventos, Organização de eventos | 3 minutos de leitura

Veja como o chatbot pode ser um diferencial na comunicação dos eventos

Saiba mais sobre os chatbots e como essa nova tecnologia pode ajudar as empresas a organizar eventos no meio digital


Antes de decidir ir ao seu evento, provavelmente o seu público pesquisa várias informações sobre ele: qual grade de atrações, quando, onde e quanto será. A verdade é que surgem inúmeras dúvidas e elas exigem que a comunicação referente ao evento seja muito bem trabalhada.

A forma como as informações são passadas podem fazer toda a diferença, atrair participantes e mantê-los atualizados sobre tudo o que envolve o evento. Quer saber como  fazer isso? A resposta é o que chamamos de chatbots.

O que fazem os chatbots?

Em uma rápida definição, um chatbot é um software automatizado criado para se comunicar com as pessoas de maneira natural, como um ser humano faria. O chatbot é o “funcionário” perfeito. Ele fica ativo 24 horas por dia para responder qualquer demanda que chega pelos meios digitais. Utilizando recursos de inteligência artificial e abastecido por um banco de dados inicial, um bot consegue interagir automaticamente com o usuário, tanto nas redes sociais, como no site da empresa.

Mais populares do que nunca, os chatbots estão transformando diferentes áreas de comunicação de marketing, uma vez que impactam diretamente nos resultados de empresas no quesito atendimento, otimização de rotinas e de processos.

O que muitos não imaginam, no entanto, é o potencial que um chatbot tem para promover conferências e grandes eventos. Uma tendência que, ainda pouco explorada no segmento, pode ser o diferencial que a sua empresa procura.

O atendimento como você não viu, nem nunca ouviu falar

Você já se debateu tentando imaginar uma fórmula mágica para ampliar o atendimento sem fazer novas contratações? O chatbot permite isso. Um único software, se bem configurado, consegue fazer todo o atendimento do seu evento no cenário digital. E o que é melhor: sem oscilar na qualidade.

Inicialmente, é necessário configurar várias perguntas e respostas, que podem ser simples e dar respostas imediatas. Configurações mais complexas, com um diálogo mais profundo, também podem ser feitas quando se aplica inteligência artificial.

Apesar de responder de maneira automática, a grande diferença do chatbot é que ele oferece uma experiência personalizada. Esqueça tudo o que você já ouviu falar sobre os robôs! Hoje, eles podem ser descolados e informais, além de seguir a linguagem usada na comunicação do seu evento e interagir de maneira única em cada conversa.

Os chatbots e o seu evento: na prática

Primeiramente, os seus chatbots serão treinados para passar todas as informações relevantes sobre o evento. Entre as inúmeras possibilidades de atendimento e como forma de complementar a comunicação, eles podem responder possíveis perguntas antes, durante ou depois da ocasião. Veja alguns exemplos:

  • Antes: “Como me inscrevo?” ou “Como chegar?”
  • Durante: “Qual é a senha do Wi-Fi?, “Onde fica o estande X?” ou “Onde posso estacionar?”
  • Depois: “Quando terá um novo evento?” ou mesmo um elogio ou recomendação.

Dependendo de sua configuração, é possível responder às interações imediatamente e de forma simples, mas atrativa, ao mesmo tempo em que ele pode, por exemplo, enviar a localização do evento, um material de apresentação, direcionar a pessoa para a página de inscrição, de agenda ou para um atendente humano, se for o caso.

Por que usar o chatbot para eventos?

Ao utilizar um chatbot no seu evento você estará se diferenciando da maioria, complementando a comunicação oferecida através de um aplicativo, site ou página de rede social. Também será possível entender o perfil do seu público, uma vez que os dados ficam armazenados e podem ser acessados quando quiser.

É, também, uma forma de engajar mais o público e interagir rapidamente para chamar a sua atenção, possibilitando, também, novas experiências. O fato é que eventos que explorem a tecnologia e os chatbots sairão na frente por despertar a curiosidade dos participantes.

Afinal, se antes mesmo do evento o atendimento conseguir ser diferenciado, a expectativa para a ocasião principal será ainda maior. E então, com foco e tempo de sobra para pensar estrategicamente após a atuação do chatbot – que deve ser contratado por uma empresa de confiança e com expertise – será a vez dos organizadores se destacarem no mercado.


*Este artigo foi escrito pelo CEO Diego Freire da Huggy.


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