palestrantes para eventos
Gestão de eventos | 7 minutos de leitura

Palestrantes para eventos: como saber qual seu público quer?

A importância de escolher um bom palestrante e como facilitar esse processo


Acertar na escolha dos palestrantes para eventos é fundamental. Organizar eventos é uma tarefa que requer muita sensibilidade e atenção. Afinal, para planejar um evento de sucesso, que fique na memória dos participantes, você precisa saber o que seu público deseja.

Mas como garantir que, ao final do evento, os participantes estejam encantados e já saiam esperando o próximo? A resposta mais simples é: acertando na hora de contratar palestrantes de sucesso!

Ao se inscreverem em palestras para eventos, as pessoas constroem expectativas sobre:

  • Quem falará
  • O assunto que será abordado
  • O que será aprendido naquele encontro

Logo, você terá acertado se conseguir contratar palestrantes que respondam positivamente a essas expectativas.

É claro que um evento também depende de outros fatores para ter um saldo positivo. Para garantir que você acerte em todos os pontos principais de um evento, sugerimos que leia o artigo; Como descobrir se o seu evento está no caminho para ser um sucesso?

Então, quer saber como ter certeza na hora de contratar palestrantes de sucesso para seu evento? Continue lendo e veja nossas dicas.

5 dicas para contratar os palestrantes para eventos de sucesso

#1 Conheça o público do evento

Realmente, a primeira dica não podia ser outra: a melhor maneira de saber quais palestrantes de sucesso os participantes do seu evento querem ouvir, é sabendo quem é o seu público e como ele se comporta.

Comece traçando o perfil do evento e das pessoas que participarão. Dedique um bom tempo para entender como elas pensam e o que esperam dessa palestra.

  • O público é homogêneo ou heterogêneo?
  • Qual é a faixa de idade dos participantes?
  • Qual é o tema do evento?
  • Ele permite falas mais informais ou exige seriedade?
  • A palestra será introdutória ou deverá se aprofundar em um assunto técnico?

Essas são algumas perguntas que podem nortear você na construção do perfil dos participantes.

Sugerimos que você leia o ebook “Como criar personas para o seu evento” e descubra em poucos minutos, como realizar uma análise certeira.

#2 Pesquise sobre palestrantes em eventos de referência

Fica mais fácil acertar quando se recorre aos clássicos, não é?

Seja qual for o tema abordado no seu evento, com certeza há grandes nomes de palestrantes, que já falam e trabalham com o assunto. Então, veja quem são eles e analise se algum combina com o perfil do seu público.

Aliás, a contratação de pessoas famosas pode agregar, e muito, ao seu evento. Procure levar palestrantes com nome consolidado na área, que já tenha um histórico de apresentações em faculdades, meios de comunicação e outros congressos.

#3 Fique de olho nas redes sociais antes de contratar palestrantes

Hoje em dia, as redes sociais não são importantes apenas na divulgação do evento — elas também podem ajudar você durante todo o planejamento.

Leia também: Técnicas para utilizar marketing de conteúdo na divulgação de um evento.

Além de conhecer os nomes que estão em alta em palestras para eventos, é possível acompanhar o que as pessoas têm falado sobre cada um deles, nos últimos dias.

Inclusive, se um grande palestrante cometer uma gafe, é provável que o assunto seja compartilhado, primeiramente, nas mídias sociais. Vale a pena usá-la como fonte de pesquisa ao organizar palestras para eventos.

#4 Verifique o compromisso dos palestrantes para eventos

É importante ter o cuidado de pegar referências sobre os palestrantes para eventos. Procure saber da atuação deles e da qualidade de suas palestras.

Além de um conteúdo de alta qualidade é importante que os palestrantes para eventos, tenham algumas características, como:

Pontualidade

Essa é a condição básica exigida em qualquer situação profissional. Afinal, você não quer enfrentar dificuldades com atrasos no evento, nem os participantes querem perder tempo esperando.

Portanto, certifique-se de contratar palestrantes que cumpram os seus horários. Se ele precisar viajar para comparecer ao evento, organize todas as condições para a chegada ser confortável e com antecedência suficiente.

Palestrantes de sucesso são fiéis aos horários e chegam bem antes do combinado.

Profissionalismo

O sucesso de palestras para eventos dependerá muito do compromisso do profissional com a sua área de estudos e com o público participante. Além disso, os palestrantes para eventos precisam de organização para se planejar e preparar uma boa exposição, dentro do tempo estabelecido previamente entre vocês.

Então, verifique com cuidado o profissionalismo do palestrante que você está considerando, analise se:

  • Ele tem histórico de ser dedicado
  • Procura se atualizar na área
  • Se preocupa em conhecer os gostos do público
  • Dá espaço para receber feedback ao fim da palestra

Se sim, a escolha por ele será acertada!

Domínio do tema

É inegável que os palestrantes para eventos precisam ter conhecimento e talento para explorarem o tema com o público. Assim, é papel do organizador de eventos checar também a competência técnica antes de contratar palestrantes.

Até porque o seus participantes certamente perceberão caso fiquem diante de alguém inseguro ou desatualizado.

Seja pelo currículo de estudos na área ou por experiência prática, palestrantes para eventos devem conhecer com profundidade o assunto — tenha cuidado com isso.

Qualidade do material

Atualmente, sabemos que é muito raro, palestras que não utilizam materiais de apoio para melhorar a apresentação. O profissional contratado por você provavelmente fará uso de slides, músicas, imagens ou até dinâmicas de grupo.

Logo, para evitar surpresas desagradáveis, verifique a qualidade dos recursos que serão apresentados por ele. Além de pesquisar referências — e, se possível, assistir palestras anteriores — você também pode pedir para que ele envie por e-mail a pauta da apresentação e o material a ser utilizado.

Carisma

Essa é uma característica por vezes subestimada, mas que pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu evento.

Imagine que um palestrante mais jovem e com menos tempo de mercado consiga garantir mais sucesso com a plateia do que um famoso e mais experiente profissional. Parece impossível? Pois, não é tão incomum!

Para isso acontecer, há uma grande diferença entre os dois: o primeiro é mais eficiente em conquistar a simpatia dos participantes.

Assistir uma palestra pode ser cansativo, por isso, dê preferência para profissionais com carisma comprovado, que conseguirão trazer leveza e bom humor para o momento. Contratar palestrantes carismáticos é ponto chave.

Se você está escolhendo os palestrantes para o seu evento, mas quer garantir que está fazendo uma boa escolha, sugerimos que leia o artigo, “6 sinais que indicam que você escolheu um palestrante ruim”. As dicas podem te ajudar a se livrar de um palestrante que não contribuirá para o sucesso do seu evento.

#5 Considere o feedback dos participantes

Você lembra que a nossa primeira dica foi conhecer o seu público? Pois bem, analisar o feedback da plateia é uma ótima maneira de aprender mais sobre ele.

Investir no pós-evento permite que você planeje encontros cada vez mais adequados com os participantes. Assim, se você já realizou outras palestras para eventos com públicos semelhantes ao atual, vale a pena retomar as opiniões dadas nessas edições anteriores e utilizá-las para aperfeiçoar o evento.

Dica extra: para executar com maestria esse trabalho pós-evento, sugerimos que utilize um fluxograma de feedback em eventos.

Agora, se você não realizou nada parecido ainda, não se esqueça de pensar em um bom canal para que os participantes deixem sua opinião posteriormente. Nesse caso, um aplicativo pode ajudar na coleta de dados durante o evento. Ele permitirá que a plateia promova feedbacks em tempo real e proporcionará maior interatividade com o público.

O Engage, app de eventos, é uma funcionalidade da mobLee, para facilitar o engajamento entre o evento e seus participantes. Ele otimiza a comunicação e promove mais networking em seus eventos.

Quer saber continuar aprendendo sobre organização de eventos que engajem seu público de maneira ativa? Como o aplicativo multievento da mobLee integrou todos os eventos do RD on the Road em um único canal de comunicação e facilitou a captura, gestão e métricas de leads dos expositores com o leitor de contatos.

Divulgue, gere inscrições e engaje pessoas no seu evento com a plataforma digital da mobLee. Trouxemos resultados para mais de 1.000 eventos e +1.000.000 Usuários utilizaram e aprovaram nossa plataforma.

Além disso, te oferecemos ótimas ferramentas gratuitas para melhorar ainda mais a organização do seu evento. Fale agora com um especialista do nosso time e comece a organizar o seu evento!

banner convidando para bate papo

Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!