pattern com instrumentos musicais representando a música para eventos corporativos feiras e congressos
Organização de eventos | 7 minutos de leitura

Música para eventos: 4 playlists gratuitas para fazer sucesso

Chegou o momento mais temido para qualquer organizador: escolher música para eventos. Mas calma! Aqui você encontra dicas e playlists gratuitas!


Sabemos que a música faz parte das nossas vidas e isso não é nenhuma novidade. Afinal, novas tecnologias nos permitem desfrutar de ritmos favoritos a qualquer hora, em qualquer lugar. Mas como você escolhe a música para eventos que organiza?

Bem, é claro que os participantes não esperam que todo o evento que frequentam seja como o Grammy, que domina a arte de apresentar músicas de forma brilhante. Até por que, nem todos os eventos têm como foco a música em si.

Na grande maioria, a música é apenas o “plus” que fará a diferença no seu evento corporativo, feira ou congresso, deixando uma impressão duradoura.

Mas sabendo disso, eu repito a pergunta: você sabe como escolher a música ideal para o seu evento?

A boa notícia: não é tão complexo quanto parece.

O importante é lembrar que música para eventos é uma parte de todo o processo, desde o planejamento até a execução do grande dia.

Por quê? Quanto mais “sintonizado” seu entretenimento musical estiver com o resto do evento, melhor.

Por isso, preparei esse texto com muitas dicas, dá só uma olhada no que vai encontrar a seguir:

  • Momentos em que a música em eventos se faz necessária;
  • Diferentes tipos de música para eventos;
  • Como contratar um fornecedor de música para eventos?;
  • [BÔNUS] Em cada um dos tópicos você encontra uma playlist exclusiva para os eventos que organiza.

Confira abaixo as dicas que preparei para você!

3 momentos em que a música em eventos se faz necessária

Então você está há menos de uma semana do grande dia e acabou de perceber que não pensou na música do seu evento? Não se preocupe, nós pensamos!

Afinal, selecionar a música certa é garantir que o seu evento esteja completo e seus participantes, expositores, clientes ou convidados sintam que foram atendidos em todas as etapas.

1. Na chegada

O seu evento começa cedinho? Então tome cuidado com a música escolhida!

Para eventos que começam cedo, a música não deve ser muito alta, nem super animada, pois isso pode “assustar” os convidados. Mas, calma!

Não precisa também colocá-los para dormir no início do dia.

Encontre um meio termo, como indie rock a MPB, para deixar os participantes à vontade e ao mesmo tempo empolgados para começar bem o dia.

2. Durante todo o evento

Durante o evento em si, provavelmente você não quer que a música seja o principal e chame demais a atenção dos participantes.

Mas ao mesmo tempo, algo que mantenha os participantes empolgados é fundamental, claro que sem distraí-los do propósito do evento.

Por isso, optar pelos clássicos sempre é uma boa pedida!

3. Happy hour

Depois do evento, os participantes querem relaxar um pouco depois de tanto conteúdo… Por isso, a importância de um bom happy hour.

Obviamente, a sua música não vai agradar a todos, por isso não podemos garantir que uma lista de reprodução preencha este vazio.

Mas você conhece o seu público melhor do que ninguém, então você já sabe ou tem um palpite sobre o que provavelmente funcionará para a maioria dos participantes!

Portanto, se estiver nessa situação e precisar divertir alguns participantes por mais algumas horas, use uma das listas de reprodução que preparamos para salvar o dia:

  • Fizemos uma lista de músicas no Spotify com músicas que agradam as pessoas, ou pelo menos, a maioria delas. Confira neste link!

Com sorte, agora você está pronto para o grande dia! Mas aproveite para conhecer nosso próximo tópico, os diferentes tipos de músicas para eventos:

Diferentes tipos de música para eventos

Quase todo mundo gosta de algum tipo de música. A música certa pode fazer você mudar até mesmo o humor.

É por isso que o tipo de trilha sonora que você escolhe para um evento pode definir o tom e mudar totalmente o clima da ocasião.

Seja uma música sutil em uma conferência ou rock and roll em uma festa de aniversário, é essencial escolher as músicas certas.

Reunimos algumas ideias para a música em eventos que garantem um bom desempenho:

Música para eventos corporativos e empresariais

A música de fundo funciona melhor aqui.

Os eventos corporativos e empresariais geralmente pedem algo sutil, que os participantes dificilmente notem, mas ao mesmo tempo deixem todos calmos.

A trilha sonora ajuda a suavizar a palestra ou treinamento, além de dar ao evento um ar de sofisticação.

A música também é uma ótima opção para um intervalo entre as palestras, especialmente nas pausas enquanto os participantes mudam de uma sala para outra. Não entendo por que os eventos não fazem isso com mais frequência, dando a chance de relaxar.

Além disso, a música ao vivo também pode ser uma opção!

Calma, não é o que está pensando. Há muitos músicos disponíveis para eventos corporativos e empresariais que o som não faz os participantes fugirem para o banheiro mais próximo.

Por exemplo, TEDx! Eles são ótimos quando se trata de organização de eventos, já que a série de palestras curtas são envolventes e espalharam-se rapidamente online.

Eles têm um conjunto de eventos dedicados à música, que inclui discursos sobre música e performances. Você pode ver alguns exemplos aqui.

[BÔNUS] Lista de músicas para eventos corporativos e empresariais

Criamos uma playlist no Spotify exclusiva para o dia do seu evento empresarial: clique aqui para acessar a playlist de eventos corporativos e empresariais.

Música para feiras de exposição

Em feiras, o assunto é um pouco mais delicado, pois envolve muitos tipos de clientes: expositores, patrocinadores e participantes.

Os organizadores da feira podem oferecer aos expositores a oportunidade de tocar música em seus estandes e a mesma música pode ser tocada na própria feira como um todo.

Mas cuidado, o organizador precisa garantir a licença da música!

Em geral, feiras têm a característica de serem agitadas e uma correria. Por isso, a música pode desacelerar como também acelerar esse processo.

Para não correr o risco, encontramos o meio-termo para você:

[BÔNUS] Lista de músicas para feiras de exposição

Baixe a playlist no Spotify exclusiva para a sua feira: clique aqui para acessar a playlist de feiras.

Música para congressos

Para congressos, já dou a dica: a playlist pode variar e muito!

Mas do mesmo jeito que os eventos corporativos e empresariais, os congressos querem transmitir uma imagem de autoridade e seriedade. Então, músicas calmas e formais podem ser a melhor escolha!

Mas lembre-se, antes de decidir é preciso conhecer a persona do seu evento e o público que está lidando. Toda regra tem uma exceção!

[BÔNUS] Lista de músicas para congressos

Confira agora mesmo a playlist que preparamos para o seu congresso no Spotify: clique aqui para acessar a playlist de congressos.

Como contratar um fornecedor de música para eventos?

Mas calma, existem algumas taxas e obrigações para poder colocar música em eventos.

Leia sobre o assunto em: você sabe o que é e como recolher a taxa de ECAD para o seu evento?

E se você nunca contratou música para o seu evento e está chegando a hora, nada melhor do que umas dicas para esse momento, né?

A responsabilidade de negociar acordos, incluindo preços, não é nada fácil. Por isso, faça uma pesquisa e pergunte ao redor para descobrir quanto os artistas geralmente custam em sua área, pois isso pode variar.

Antes de escolher o fornecedor para o seu evento, você também deve saber o tempo de apresentação da banda. Quanto mais detalhes, mais fácil para chegarem a um acordo e fechar a parceria.

Você precisa ter clareza sobre logística:

  • O seu evento é ao ar livre ou no interior?
  • Noite ou dia?
  • Você tem equipamentos de iluminação e som?
  • Onde você precisa deles para executar?
  • Quão alto você quer que a música seja?
  • Você quer que a banda se apresente com outros artistas, como dançarinos ou acrobatas?

Não tenha medo de falar com a banda sobre o que você está procurando. Muitas bandas estão mais do que felizes em trabalhar com você para conquistar exatamente a experiência que você quer passar.

Espero que tenha gostado das dicas de músicas para eventos! Não esqueça de acessar as playlists no Spotify que preparamos para os seus eventos:


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!