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Engajamento em eventos, Networking em eventos | 5 minutos de leitura

Networking em eventos: aprenda formas de gerar mais resultados

Forneça ferramentas para facilitar o networking em eventos e ajude o engajamento do seu público ao participar do seu evento


Uma das maiores dificuldades para os organizadores de eventos é fazer com que no grande dia exista um alto nível de interação entre os participantes, o que gera automaticamente uma rede de networking em eventos para todos.

Essa prática vai enriquecer a experiência de todos e pode ser o diferencial para um feedback pós-evento positivo ou negativo sobre o evento como um todo.

Por isso, tenha sempre o cuidado de incentivar essa prática, colocando a ideia como um dos pontos principais do seu planejamento de eventos.

Veja agora a lista que preparamos com três principais ações que você pode implementar para gerar mais resultados em relação ao networking em eventos.

Colocar em prática essas atividades será um grande diferencial para atingir o sucesso. Confira!

Como fazer mais networking em eventos

1. Forneça ferramentas de networking

Em grande partes dos eventos, uma das dificuldades relacionadas à prática do networking é a falta de ferramentas para desenvolver esse tipo de atividade.

As pessoas dentro do evento não se conhecem, nunca se viram antes, então fica mais difícil ter a iniciativa de tentar um contato mais próximo com alguém.

Para os que tentam, muitas vezes se deparam com conversas que não conseguem seguir para o caminho que gostariam, relacionando à sua área de atuação ou aos seus interesses.

Como organizador, é fundamental buscar ferramentas de networking para facilitar esse trabalho.

Ajudar os participantes como fazer networking em eventos é super importante, pois esse também é um dos objetivos de quem faz a inscrição.

Aplicativos: melhor ferramenta para facilitar o networking em eventos

A melhor ferramenta para disponibilizar para os participantes desenvolverem o networking é um aplicativo de eventos próprio.

As informações que aparecem por lá são fundamentais para que todos possam se sentir conectados com tudo que acontece dentro do evento.

Uma das funcionalidades mais importantes que você pode proporcionar é a timeline do evento. Uma espécie de rede social própria, onde cada participante ou até mesmo os expositores podem compartilhar atualizações, fotos e comentários sobre tudo que acontece ao longo do dia.

Essa será uma forma importante de comunicação para continuar gerando valor para os participantes e ter um meio para interagir com todos de forma rápida quando preparar sua próxima edição do evento.

Eles mesmos continuam interagindo mesmo após o seu término, o que representa uma alta taxa de sucesso.

Assista também: Webinar | Utilizando aplicativos para atrair participantes em eventos.

2. Otimize o tempo dos participantes

As maiores dificuldades para os participantes desenvolverem a prática do networking em eventos é a questão do tempo. Ao longo do dia, todos desejam ficar focados nas atividades que já se programaram para participar.

Mas você como organizador pode ajudar todos os participantes a otimizarem esse tempo.

Uma boa ideia é direcionar sugestões de expositores relacionados às áreas de interesses de cada um para que possam focar nessas ações e conseguir gerar um networking positivo ao longo do evento.

Que tal um prêmio para que fizer mais networking?

Promover o networking em eventos por si só pode não gerar os resultados esparados. Por isso você pode optar por promover atividades interativas, que envolvem a participação ativa dos participantes.

Uma ideia que já deu muito certo em diversos eventos é utilizar a experiência do gamification, que é uma estratégia baseada em utilizar games para criar interação entre participantes de um evento.

Baseado nesse conceito, você pode criar uma série de premiações para aqueles que conseguirem ter o maior número de contatos ou conseguiu fazer o máximo de networking em eventos.

Essa também é uma ótima forma de gerar um alto nível de engajamento entre todos os participantes.

Lembre-se que é possível adotar vários tipos diferentes de gamification ao longo de um evento, de acordo com o tipo de público ou dos seus interesses no evento.

3. Promova momentos de interação em grupo

Uma ótima dica para promover o networking em eventos é criar momentos de interação entre os participantes ao longo da programação.

Claro que os conteúdos oferecidos serão o foco de todos, mas você consegue disponibilizar períodos estratégicos que possibilitam novas conversas e troca de contatos.

Você pode planejar quantos momentos achar necessário ao longo do seu evento, mas existem dois que são indispensáveis para ter resultados positivos quando o assunto é networking em eventos:

Coffee Break

Coffee breaks são um exemplo de intervalos que podem ser feitos também com essa intenção de gerar networking em eventos. É um dos momentos mais adequados para dar uma relaxada e buscar se comunicar com novas pessoas.

Para incentivar ainda mais essa troca de experiências, separe algumas mesas para que os participantes possam passar esse tempo juntos e conseguir criar novas redes de contatos.

Happy Hour

Quem achou que o Happy Hour não seria uma boa hora para fazer networking em eventos estava muito enganado! Após toda a maratona de atividades que um evento pode proporcionar, nada melhor do que interagir com outros participantes logo após esse grande dia.

O networking gerado nessa etapa pode inclusive criar uma série de novos contatos para trabalhar em seguida, podendo possibilitar o desenvolvimento de novos negócios e uma comunicação estendida para além do evento.

Bônus: Matchmaking, o “Tinder” para eventos

Temos um bônus especial para te ajudar a elevar o nível de networking dentro dos seus eventos.

É a ferramenta Matchmaking, o “Tinder” para eventos, já que ela funciona de maneira muito semelhante ao aplicativo de relacionamentos.

Ei, você é um organizador, certo?

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Essa solução é ideal para conectar pessoas dentro de um evento. Ela funciona junto do aplicativo de eventos e faz o famoso “match” entre pessoas que possuem os mesmos interesses.

Com isso elas podem se encontrar de forma mais fácil e fazer uma conexão dentro do evento, aumentando também as chances de terem melhores resultados.

Conheça mais sobre como funciona na prática o Matchmaking e leve essa facilidade para os participantes do seu próximo evento.

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