Você já ouviu falar sobre o uso de big data em eventos? Tendência cada vez maior entre os gestores e produtores, essa ferramenta promete otimizar a captura de dados e transformar o networking em ações promocionais.
Mas esse movimento não surgiu sem motivos. Estudos, como o da consultoria IDC mostram como a produção de dados tem crescido consideravelmente ao longo do tempo. São cerca de 2,5 quintilhões de novos bytes, que chegam a dobrar de tamanho, a cada dois anos.
Esse potencial da ciência de dados pode ser usado em várias áreas: no relacionamento com clientes, na previsão de comportamentos dos consumidores, na gestão de audiência e para gerir e produzir eventos.
Neste artigo, vamos falar o que são os principais usos, utilidades, ferramentas, tipos de dados e estratégias que permitem adquirir mais agilidade e precisão no uso de big data em eventos! Continue lendo e descubra!
O que é big data e quais são seus principais usos?
O big data é uma ferramenta estratégica desenvolvida para formar uma base consolidada de clientes e potenciais clientes a partir de informações específicas. Ele pode ser usado, por exemplo, para nutrir leads captados em um evento ou no próprio site de uma empresa, de forma a transformar esses usuários em consumidores fiéis.
De forma resumida, podemos dizer que o big data é ou se relaciona com os dados coletados continuamente de acordo com o nosso comportamento na web, em compras, cliques, conteúdos, e-mails e também com o uso de smartphones, wearable devices, como smartwatches, ou aparelhos domésticos inteligentes, como Smart TVs.
Esses dados são de vários tipos e podem conter informações demográficas como gênero, faixa etária, classe social e escolaridade, contemplando ainda a intenção de compra e a localização geográfica. Mas isso é só o começo, pois é possível monitorar uma infinidade de ações de forma a gerar uma base relevante de conhecimento.
Contudo, para que tais dados gerem insights estratégicos que possam ser usados nas empresas, é necessária a utilização de filtros e processos, a chamada inteligência de mercado (Business Intelligence), que, a partir da definição dos KPIs mais importantes para a empresa, pode cooperar na definição de políticas, na administração empresarial, no desenvolvimento de planejamentos estratégicos e até na formulação de novos produtos.
Um exemplo de análise do comportamento do cliente e personalização de uma estratégia baseada em dados é a Trigg. Essa nova Fintech, que se diz “a irmã mais nova do Nubank”, oferece o mesmo serviço de milhas que a concorrente, mas com um diferencial: o cashback.
Por meio de estudos, a Trigg identificou que os consumidores não utilizam a pontuação de seus planos de milhagem, mesmo que sejam altas e participem de muitos programas do tipo. Com isso, a empresa decidiu criar o sistema de cashback, em que parte dos gastos mensais que o cliente realiza com o cartão são devolvidos para ele.
Para a contratação de produtos e ferramentas de utilização do big data, é necessário, antes de tudo, entender quais os principais tipos de dados existentes, suas características e análises mais relevantes. Continue com a gente e confira!
Quais são os tipos de dados gerados no big data?
Colhidos em bancos e interligados em redes de servidores, os dados são grandes, complexos, com vários padrões e informações que, retiradas de um contexto, perdem seu potencial.
Os grandes desafios dessa área de TI são:
- Análise
- Coleta
- Seleção
- Distribuição
- Armazenamento
- Transferência
- Informações sobre privacidade.
Os três principais tipos de dados são os não estruturados, os semiestruturados e os estruturados.
Dados não estruturados
Esse primeiro grupo de dados não tem lógica ou padrões específicos e precisa da ação humana para gerar informações de valor. Normalmente, são números ou equações fora de um contexto.
Dados semiestruturados
São dados que têm uma definição estrutural única. Normalmente, são dados da web, compatíveis somente com algumas linguagens de programação ou plataformas, que ainda precisam ser decifrados em algum grau.
Dados estruturados
Os dados estruturados têm informações específicas e encadeadas. Diferente dos demais, eles estão prontos para ser avaliados e podem gerar análises de forma automática.
Como o big data pode se aplicar ao mercado de eventos?
Existem muitas maneiras de usar um conjunto de informações na era digital, e o big data aparece não só para atuar na questão de Brand Awareness do seu cliente.
Embora muitas empresas usem essa ferramenta de forma limitada, ela também pode funcionar como agente influenciador de estratégias de aumento de venda e gestão de audiência, levando ao ganho de leads e, automaticamente, de clientes potenciais.
No mercado de eventos, o big data surge como uma solução eficiente na coleta de informações dos participantes, com o objetivo de desenvolver ações de marketing e relacionamento em caráter imediato ou até mesmo após o seu encerramento. É possível, por exemplo, gerar dados que ajudem a desenvolver campanhas de e-mail marketing ou nutrição de leads.
E para que o uso do big data em eventos gere os resultados esperados, é essencial estar atento às principais formas de utilizá-lo. Por isso, listamos algumas dicas que podem ajudar na otimização desse processo. Confira:
1. Colete dados dos clientes sempre
O investimento em big data proporciona o conhecimento do comportamento e tendências de consumo de leads, o que possibilita a criação de campanhas e serviços personalizados. Por isso, em um evento, o ideal é nunca perder os dados do seu cliente ou visitantes de vista.
A maioria das pessoas em um evento está muito envolvida ou tem algum tipo de interesse pela área específica abordada ali. Ou seja, tanto os participantes como os demais expositores podem ser potenciais leads ou até mesmo clientes para a sua marca. Por isso, colete esses dados sempre.
Conhecer um coletor de dados para o meu eventoPara isso, utilize ferramentas de credenciamento e outras formas para recolhimento dos dados. Esse é um banco de informações que poderá ser usado pelos clientes em outras oportunidades e em campanhas estratégicas.
O Collect, coletor de dados da mobLee, é a solução de que você precisa para ter acesso a informações estruturadas sobre os participantes de uma determinada ação.
Agregado ao aplicativo de eventos Engage, o Collect funciona como uma espécie de organizador que tem acesso a nome e demais informações relevantes sobre os participantes, como telefone, e-mail e empresa em que a pessoa trabalha.
Ainda é possível acrescentar anotações sobre a conversa, classificando o lead de acordo com o seu estágio no funil de compras e indicando o melhor dia e formas para o contato posterior.
2. Colha big data de forma diferente para cada setor
É importante ter em mente que as empresas têm objetivos e formatos de trabalho diferentes. Para que a sua coleta de dados funcione corretamente, é muito importante que o big data seja adequado para a realidade de cada setor.
As empresas de diferentes setores precisam de informações distintas de seus clientes, para criarem estratégias específicas para eles de forma efetiva. É essencial identificar quem é a buyer persona do seu cliente, o que ele precisa dela, quais dados coletar e o que perguntar, para que esse banco de dados seja útil no futuro.
A criação de uma persona influencia diretamente no sucesso ou fracasso de uma estratégia. Afinal, ela é um personagem semifictício, criado a partir de informações reais sobre os consumidores, que traça o perfil de um cliente ideal. Ou seja, sem o uso da persona correta para cada setor, fica impossível coletar dados que sejam realmente relevantes para aquele segmento.
Contrate ferramentas e trace estratégias que permitam fazer essa administração de forma integrada e dinâmica. Além disso, é importante saber que a criação de segmentações específicas dos clientes, por meio de análises diagnósticas e preditivas, proporciona a utilização de técnicas como o cross-selling e o up-selling, o que pode aumentar o fluxo de vendas de seus clientes, por meio de bancos de dados colhidos em eventos.
3. Crie perfis dos clientes com históricos
Ter um perfil do histórico de compras de clientes, a fim de ter uma ampla noção do seu gosto e tendência de consumo, é um dos maiores diferenciais do uso de dados no mercado. E isso não poderia ser diferente com os eventos. Diante dessa necessidade de personalização cada vez maior das empresas, as novas tecnologias surgem como importantes aliadas.
Embora muitos gestores ainda tenham receio em apostar nesse tipo de investimento, é preciso ter em mente que algumas ferramentas são capazes de ajudar na venda dos ingressos e no entendimento do histórico do cliente, além de possibilitar à empresa ser mais precisa em todas as suas ações.
Ver uma plataforma de vendas de ingressos online
Integre suas plataformas usadas no evento, sejam elas de vendas, credenciamento ou de outros tipos, com as ferramentas de Customer Relationship Manager — até no caso de brindes específicos a serem distribuídos. Tenha um cadastro sobre as preferências de cada participante em relação a palestras, formatos de contato e opções de presente.
Esses dados podem oferecer um maior conhecimento do perfil geral de seu público específico interessado, atingindo-o de forma cada vez mais precisa e personalizada.
É necessário que as marcas sempre levem em consideração a chamada buyer’s journey: atração, conversão, fechamento e encantamento. Atraia o estranho e converta-o em um lead. Relacione-se com ele por meio do pipeline, para que se torne um parceiro, e encante-o, para que seja um defensor da sua marca.
Quais as vantagens de utilizar o big data em eventos?
Ao chegar até aqui, você já deve ter percebido que o uso de big data em eventos é um investimento que vale a pena, certo? Mas você sabe que tipo de benefícios uma ferramenta como o Collect pode oferecer para o seu negócio? Listamos algumas das principais vantagens dessa implantação. Confira abaixo!
1. Engajamento
Se você busca engajar verdadeiramente os expositores e participantes em um evento, o big data pode ser a solução ideal. Por meio dessa ferramenta, é possível estabelecer relações entre as marcas e os seus consumidores tendo como base suas experiências anteriores e o interesse de realizar negócios.
Além disso, a aplicação de tecnologias como o Collect possibilita o aumento das participações e interações com os visitantes da edição atual até as próximas que vierem.
O organizador consegue tanto manter os expositores que já participaram, pois eles já conhecem as vantagens da solução, como também os participantes. Esse relacionamento construído pós-evento desperta o sentimento de querer voltar na próxima edição, sendo uma maneira de aumentar o nível do evento.
2. Otimização de resultados
Embora alguns organizadores ainda acreditem que investir em soluções de big data seja caro, é importante ter em mente que elas podem trazer resultados realmente positivos para o seu evento e todas as empresas envolvidas.
Ao oferecer o Collect com a cota de exposição, possibilita-se aos participantes coletar os dados de maneira mais rápida e eficiente, trabalhando o processo de pós-evento com mais facilidade.
O próprio organizador do evento consegue vender mais cota de patrocínio, pois ele passa a ofertar um valor a mais. Para isso, mostre que o big data em eventos é mais uma ferramenta de uso desses dados: seja em um evento com cunho corporativo, voltado para vendas ou de brand awareness, utilize essa ferramenta para aumentar o ROI do seu cliente e torne-se referência no setor.
3. Redução de erros
Quando se está realizando uma venda, fechando uma parceria ou negócio importante, qualquer erro pode ser fatal. Por isso, se você quer elevar a sua empresa a um outro nível de excelência, todas as falhas devem ser evitadas ao máximo.
Infelizmente, quando a coleta e gerenciamento de dados são feitos exclusivamente por pessoas, essas informações correm o risco de se perder, ser alteradas ou interpretadas de maneira equivocada. Mas não se preocupe! Graças às soluções de ferramentas de big data, esse processo pode ser mais eficiente, organizado e praticamente livre de erros.
Chega de perder cartões de visitas, informações de contato ou esquecer de nutrir um lead qualificado. Agora tudo pode ser feito e maneira rápida, integrada e totalmente digital.
4. Controle de informações
Você realmente tem controle sobre as informações geradas em um evento? Se não tiver certeza sobre a resposta, talvez seja o momento de repensar o seu gerenciamento de dados.
Diferente de alguns anos atrás, quando tudo era feito no “achismo”, atualmente a maioria das empresas norteia as ações a partir de informações concretas e respostas cada vez mais analíticas. Sendo assim, contar com uma ferramenta que facilite o controle de dados e a geração de métricas é essencial.
Com o Collect, você oferece aos seus expositores um acesso completo e otimizado de todos os dados gerados no evento. É possível avaliar o desempenho individual de um colaborador, a qualidade dos contatos coletados e até mesmo a performance das demais empresas participantes.
5. Otimização do tempo de trabalho
Pense na seguinte situação: em um evento, sua equipe passa a metade do tempo de trabalho apenas focada em recolher e organizar cartões de visita dos participantes. Após o encerramento das atividades, é necessário investir mais um bom período no gerenciamento desses dados, recordando os leads qualificados e só então realizando o contato. Geralmente é assim que acontece, não é mesmo?
Mas esse modelo de trabalho está com os dias contados! Uma das grandes vantagens de contar com o big data em eventos é otimizar o tempo dos seus funcionários e colaboradores com atividades que são realmente importantes, como a criação de um relacionamento saudável com os seus potenciais clientes.
Além de economizar tempo com anotações durante o evento, você terá muito mais eficiência no processo de análise dos dados gerados. Ao usar uma ferramenta integrada como o Collect, todas as informações são organizadas de acordo com o funil de vendas e podem ser exportadas diretamente em planilhas.
6. Aumento da receita
Você sabia que, com o uso adequado de um coletor de dados, é possível aumentar a receita do seu evento? Isso porque, além de otimizar os resultados da sua coleta de dados, gerando oportunidades reais de negócios, ele pode funcionar como um novo produto a ser oferecido aos expositores, valorizando suas ações.
Ao contar com o auxílio de uma ferramenta eficiente para a coleta de informações do público presente, é possível fornecer dados concretos que apontem o sucesso e os resultados gerados nas edições anteriores do seu evento.
Além disso, um sistema como o Collect pode ser oferecido como um diferencial competitivo para os expositores, de forma que eles tenham interesse em adquiri-lo diretamente com a equipe organizadora, gerando mais uma oportunidade de lucro.
Que tipos de dados podem ser coletados?
A esta altura, você já deve ter entendido a importância do big data para a otimização dos resultados de um evento, certo? Mas quais são os dados que essa ferramenta pode coletar? Como eles podem se traduzir em informações relevantes para o seu negócio?
Não se preocupe, nós vamos explicar! Embora a maioria dos gestores invista em soluções como essa sem entender ao certo o que elas podem oferecer, queremos que você conheça cada um dos aspectos a serem explorados com a ferramenta.
Além de informações básicas, como nome, telefone, e-mail, empresa e cargo, ao apostar em um coletor como o Collect, é possível gerar dados específicos e direcionados, tudo feito de acordo com o perfil do visitante ou participante que for abordado no evento.
Ao lado de cada registro, você poderá fazer anotações ou sinalizações sobre o melhor dia para o contato ou nível de interesse e engajamento da pessoa com a sua marca.
Além disso, ao se integrar com o aplicativo do seu evento, o coletor é capaz de gerar informações estratégicas que podem ser essenciais para a fase de análise de resultados e gerenciamento de leads após o encerramento das atividades. Dentre as métricas geradas, podemos destacar:
Qualificação de leads
Você sabia que é possível classificar os seus leads de acordo com o seu nível de interesse de compra? Em ferramentas como o Collect, essa qualificação é feita por meio de estrelas que variam entre 1 e 5. Dessa forma, fica bem mais fácil destacar os contatos que têm mais chances de fechar negócio com a sua empresa.
Com essa qualificação, sua equipe saberá exatamente quem deve ser contatado no pós-evento, evitando o desperdício de tempo e recursos financeiros nutrindo leads que não têm potencial para se converter em clientes.
Quantidade de leads
Além da qualidade, com as soluções de big data, é possível mensurar a quantidade de leads capturados em um determinado evento. Esse número pode ter como base uma equipe ou dia específicos, uma marca ou até mesmo ser o resultado da soma de todas as informações coletadas pelos expositores ao longo das suas ações.
Essas informações são essenciais no momento de analisar o desempenho geral ou individual de um evento, apontando os resultados gerados por cada profissional, expositor e pelo acontecimento como um todo. Além disso, elas podem ser usadas como métricas indicadoras de sucesso e, assim, funcionar como um argumento de venda das próximas edições.
Como esses dados podem ser coletados?
Agora que você já sabe como um sistema de big data funciona, sua aplicação no mercado de eventos, quais são os seus principais benefícios e os tipos de dados que são coletados, deve estar se perguntando sobre como esse sistema funciona na prática, certo?
Atualmente, existem diferentes formatos para a coleta de dados e dezenas de ferramentas de big data. Entretanto, mais importante do que conhecer as particularidades de cada um deles, é identificar quais são as soluções mais eficientes para as necessidade e objetivos específicos da sua empresa.
A grande maioria dos gestores e organizadores de evento já entendem que precisam de uma solução mobile para a divulgação e gerenciamento de suas ações promocionais, mas ainda falta um conhecimento mais técnico e aprofundado sobre o assunto, o que faz com que muitas vezes as empresas optem por uma ferramenta inadequada.
Dentre as possíveis soluções para a organização e otimização de um evento, é possível investir em sites responsivos, aplicativos nativos, aplicativos para web, coletores de dados tradicionais ou em ferramentas que podem ser integradas de acordo com as necessidades de cada ação.
O importante é ter sempre em mente que não existe uma fórmula mágica ou resposta definitiva. É preciso, antes de tudo, encontrar o caminho mais adequado de acordo com as particularidades do seu evento.
Na moblee, a principal solução para uma coleta de dados eficiente é o Collect. Esse recurso foi desenvolvido especificamente para a captura de informações e geração de métricas relevantes sobre os leads e pode ser facilmente integrado com os demais processos do seu evento diretamente pelo aplicativo Engage.
Embora essa seja uma ferramenta que é vendida diretamente para os organizadores de eventos, quem usa suas funcionalidades é o expositor. E então você pode se perguntar: e o que eu ganho com isso? A resposta é bem simples! Uma solução como essa agrega valor ao seu evento, facilitando a venda das cotas de patrocínio.
Os dados das credenciais dos participantes são coletados quando eles passam e interagem com um estande. Tudo é feito a partir das funcionalidades do aplicativo, que pode ser facilmente instalado no celular de todos os expositores e suas equipes. Ainda no momento da coleta, o profissional já pode direcionar a segmentação junto ao CRM que a empresa utiliza para fazer um contato via e-mail.
Como você pode perceber, o Collect pode gerar muito valor para o usuário, pois, com ele, os expositores não precisam pegar muitos cartões e perder o tempo de entrar em contato com a pessoa.
Quais ações podem ser geradas a partir desses dados?
Embora muitas vezes sejam menosprezados pelos gestores, todos os dados coletados pela ferramenta podem desempenhar um papel fundamental em diferentes fases de um evento, seja no planejamento, na execução ou nos resultados obtidos. Por isso, é preciso estar sempre atento às informações geradas, para usá-las de forma a otimizar o desempenho das suas ações.
Após o encerramento de um evento, por exemplo, é possível continuar engajando o público por meio do envio de conteúdos relevantes, formulários de pesquisa de satisfação, entre outras ações que podem nutrir o seu lead até convertê-lo em um cliente real e fiel.
O e-mail marketing é uma excelente opção de estratégia que pode ser desenvolvida a partir da coleta de dados. Afinal, por meio dele, você será capaz de criar um relacionamento com os seus contatos, encaminhando informações sobre os seus produtos e serviços e os conduzindo até o fechamento de uma venda.
Além de contribuírem para o gerenciamento dos contatos coletados e a concretização dos negócios realizados no pós-evento, as informações geradas em uma determinada ação podem ser fundamentais para as próximas edições. Por meio delas, é possível desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo atrativa para o seu público-alvo, otimizando a divulgação e aumentando o número de inscritos.
O mais importante é ter em mente que, a partir de um processo eficiente de coleta de dados, suas ações não se encerram em si mesmas. Com essas informações em mãos, é possível estabelecer parcerias, fechar negócios, alcançar um público mais qualificado e atrair novos leads para a sua marca.
Quais os principais desafios para usar o big data em eventos?
Ao investir em um evento, uma empresa pode ter diversos objetivos. Divulgação de marca, geração de leads, captação de clientes ou fechamento de vendas. Independentemente das metas estabelecidas, estratégias como o Inbound Marketing são essenciais para atrair e converter os consumidores.
E ao falarmos sobre o uso de big data em eventos, a situação se repete. Ao apostarem nesse tipo de ferramenta como solução para a coleta de dados, os gestores têm — ou pelo menos deveriam ter — um objetivo específico em mente. Entretanto, algumas questões podem surgir no caminho, e é preciso estar preparado.
Um dos maiores desafios relacionados à coleta de dados é manter a base de contatos engajada após o evento. Apesar das ações desenvolvidas pelas empresas, a tendência é que os leads esfriem com o passar do tempo e que a possibilidade de venda seja cada vez menor.
Para solucionar essa questão, é muito importante promover um relacionamento profundo entre os participantes e a sua marca, seja por meio do envio de materiais ou da troca estabelecida nas redes sociais.
Outra dificuldade encontrada pelos organizadores diz respeito ao entendimento das tecnologias e sua aplicação ao longo do evento. Nesse caso, é muito importante contar com uma empresa especializada no assunto, que possa oferecer todas as soluções necessárias para ajudar na implantação e compreensão dessas ferramentas.
E para que você entenda de uma vez por todas como um sistema big data pode beneficiar o seu evento, apresentamos um caso real vivenciado pela empresa Contentools. Confira!
Contentools — um caso de sucesso
A Contentools é uma startup de marketing de conteúdo de Florianópolis criada em 2013. Em 2015, ela foi expositora no evento RD Summit e tinha como grande desafio se destacar e potencializar sua participação em uma ação de grande porte.
Uma das principais dificuldades da startup era contabilizar e classificar os leads gerados. Havia muitos cartões de visitas a serem recolhidos, e as informações acabam se perdendo. Mas, ao conhecer a nova funcionalidade do aplicativo de eventos da mobLee, o time da Contentools logo de empenhou em treinar para adaptar a ferramenta às suas necessidades.
E deu certo! Com a solução oferecida pela mobLee, foi possível o otimizar o processo de captura de leads em eventos, gerando um retorno ainda mais eficiente e facilitando a mensuração de seus resultados.
A empresa desenvolveu uma qualificação própria do seu funil de vendas, a partir das classificações oferecidas pelo Collect, e, ainda nos primeiros dias de uso, melhorou consideravelmente a sua contabilização de contatos.
Como você pode perceber, o big data tem um enorme potencial para auxiliar na organização e gestão de informações dentro das organizações. E quando falamos sobre o planejamento de grandes eventos, esse tipo de ferramenta se mostra ainda mais eficaz no aperfeiçoamento dos resultados obtidos.
Agora que você já sabe tudo sobre o uso de big data em eventos e a importância do Collect, que tal conhecer mais sobre as melhores funcionalidades de um software para eventos?
Oi! Sou Jubs, adoro eventos, marketing, tecnologia e design. Estou aqui para compartilhar minha experiência para ajudar organizadores de eventos e profissionais de marketing com dicas para organizar eventos, aproveitar ao máximo a tecnologia e criar experiências incríveis no mundo real.