imagem do de um computador de um organizador de eventos mostrando o inbound marketing
Divulgação de eventos | 7 minutos de leitura

5 estratégias de Inbound Marketing para divulgar o seu evento

Aprenda as 5 principais estratégias de Inbound Marketing para divulgar ainda mais o seu evento


Gerar leads, divulgar a marca, educar o mercado, captar clientes. Para qualquer empreendedor que se arrisque no Inbound Marketing em seus eventos, esses são alguns dos principais objetivos.

Uma das estratégias de maior sucesso da atualidade, o Inbound Marketing traz como uma das principais vantagens o relacionamento frequente com o consumidor, gerando resultados contínuos e a longo prazo.

Apesar disso, as técnicas de atração, conversão e vendas levam um certo tempo para cumprir seus objetivos. O Inbound Marketing traz grandes benefícios, mas precisa ser aplicado durante um período extenso.

Mas você sabia que é possível dar um boost e aumentar o potencial das suas ações de marketing digital logo no começo? Os eventos são a solução perfeita para aproximar-se do público e otimizar os resultados da estratégia online.

Os eventos são muito utilizados como estratégia do marketing tradicional, mas quando aliados ao digital proporcionam experiências ainda melhor, geram networking e abrem possibilidades de parcerias.

Ficou curioso sobre o tema? Neste artigo, você conhecerá as melhores práticas de Inbound Marketing para eventos!

1. Planejamento

Como em qualquer estratégia digital, para divulgar seu evento é necessário criar, antes de tudo, um plano de marketing. O período que antecede o evento é muito importante para criar expectativa e deixar a audiência ciente das datas, além de ser uma boa oportunidade de adquirir alguns leads.

Nessa etapa, você deve focar nos objetivos. A ideia é trabalhar o branding? Gerar novas oportunidades de negócios? Ou deseja apenas vender o seu produto?

Baseado nisso, trace um programa de ações que ajudarão a alcançá-los. Muitas empresas optam, inclusive, pela criação de um hotsite exclusivo para o evento. Escolha os canais de divulgação, orçamento, contratos e documentos, elabore um fluxo de nutrição, defina quem ficará responsável por cada tarefa e inove.

Um evento presencial é a melhor forma de trazer novas ideias à tona. Também é um bom momento para executar o marketing de guerrilha, otimizando ao máximo os seus investimentos.

Não se esqueça de produzir uma agenda com horários e locais para facilitar a vida dos convidados. Também prepare-se para divulgar os palestrantes e para falar um pouco sobre a qualificação profissional de cada um deles.

E, é claro, as datas para a execução de cada ação. Depois disso, é hora de colocar a mão na massa e iniciar a divulgação do evento por meio da estratégia de Inbound Marketing.

2. Blog

O blog é o seu canal particular de comunicação com stakeholders, então não hesite em utilizá-lo para divulgar seu evento.

Use esse espaço para ir além do material gráfico. Fale mais sobre o que acontecerá no evento, destrinche cada ponto. Não se esqueça de selecionar boas palavras-chave para posicionamento, pois os usuários podem encontrá-lo por meio dos mecanismos de buscas.

Além disso, use a criatividade! Você pode fazer postagens individuais para falar sobre cada palestrante, mudar os links e Call to Actions (CTAs)  de publicações antigas que geram bastante tráfego e, inclusive, criar landing pages exclusivas para o evento.

E lembre-se: o blog é um ótimo meio para medir os resultados de cada uma das estratégias de divulgação que serão descritas a seguir. Por meio dele, é possível descobrir quais dos canais apresentam melhores performances.

O Google Analytics, por exemplo, traz informações valiosas como as fontes de tráfego e a taxa de cliques.

3. Guest post

Bom, você provavelmente possui alguns parceiros cuja audiência poderia se interessar pelo seu evento, não é mesmo? Nesse momento, suas conexões são essenciais para ajudá-lo na divulgação do evento.

Os guest posts são artigos publicados em blogs alheios que culminam em benefícios para ambos os lados. Enquanto o parceiro terá mais uma fonte de tráfego, você pode utilizar o artigo para criar links para as suas próprias páginas, incluindo a página do seu evento.

Assim, é possível aumentar o alcance e aprofundar ainda mais o seu networking. O blog dos parceiros possuem sua própria audiência e esse é um ótimo meio para deixá-la ciente do evento.

4. Redes Sociais

Outra forma de alcançar as pessoas é por meio das redes sociais. O Brasil é um dos países onde as pessoas passam mais tempo conectadas, então aproveite essa oportunidade. Não é à toa que 88% dos profissionais de marketing as utilizam para divulgação de eventos.

Os usuários que seguem o seu negócio deram início a um diálogo com a sua marca, então é bem provável que tenham interesse no evento. Eles fazem parte de um grupo segmentado, que já revelou interesse no que você oferece, ou seja, um ótimo meio para gerar engajamento.

Seguindo o seu calendário editorial, é possível atingir objetivos específicos. Lembre-se também de utilizar táticas que agucem a curiosidade dos seguidores. Que tal divulgar as informações acerca do evento aos poucos?

No primeiro dia, revela apenas o nome do evento. No segundo, dê mais informações a respeito, como data e local. Os palestrantes também podem receber postagens individuais, citando suas conquistas e habilidades.

Ah, vale lembrar que as diferentes mídias sociais são versáteis. No Facebook, por exemplo, você pode criar eventos e solicitar a confirmação dos convidados. Quanto mais pessoas, melhor, pois o algoritmo leva em consideração a interação para aumentar o alcance.

Apesar disso, existem muitas outras plataformas possíveis. Instagram, YouTube, Twitter e, principalmente, o LinkedIn, já que é voltado às conexões profissionais.

Uma das características mais importantes dos eventos é que eles podem aliar estratégias online e offline. Muitas empresas, inclusive, instalam televisores para mostrar aos usuários o que os participantes estão achando sobre o acontecimento no Twitter, por exemplo.

Mas não para por aí. Estimule os usuários a compartilharem fotos e marcarem o local do evento no Instagram, usarem hashtags e interagirem entre si. É possível, inclusive, que elas participem ativamente das palestras, enviando mensagens que serão lidas em tempo real.

Outro recurso válido é utilizar o WhatsApp para informar os seus contatos sobre o evento. Não há limite. Explore tudo que as redes sociais têm a oferecer.

5. Email Marketing

A sua lista de contatos é um recurso inestimável para divulgar seu evento. Os leads que se inscreveram na newsletter do seu evento provavelmente terão grande interesse.

Se você aplica o lead scoring ou a segmentação regional, pode enviar conteúdos exclusivos para os mais engajados e próximos, respectivamente.

Além disso, é possível solicitar um cadastro prévio para garantir a vaga no evento, requerendo algumas informações sobre o usuário por meio de um formulário. Essa é uma excelente oportunidade para saber mais dados acerca daqueles que estão cadastrados na sua newsletter.

Algumas das informações complementares podem ser essenciais, como nome da empresa em que trabalham, número de funcionários, renda pessoal, hábitos particulares etc.

E existem outras diversas possibilidades. Por exemplo, as promoções. Criar um senso de imediatismo pode ser uma boa saída para conseguir mais participantes no evento. Envie links exclusivos com descontos ou benefícios e observe quais são as ações que gerem melhores resultados.

Outra boa funcionalidade do email marketing é o envio de materiais ricos para divulgar o evento. Um ebook, vídeo ou infográfico podem aproximar o usuário da participação. Quando recompensados por uma ação, os usuários sentem-se mais sucintos a realizar uma ação.

Video Marketing

Os vídeos apresentam graus impressionantes de engajamento na web. E podem ser parte essencial para divulgar seu evento.

Plataformas como o Instagram, o Facebook, e o YouTube, que suportam esse formato, são essenciais para garantir a presença de mais pessoas. E tudo isso deve ser feito antes e durante o evento.

Que tal criar um vídeo mostrando o local do evento ou utilizar as histórias do Instagram para convidar os usuários? Ou quem sabe fazer um webinar com alguns participantes para dar um aperitivo aos usuários?

Não se esqueça de outra estratégia que vem se firmando como uma das mais importantes da atualidade: o live video. Se possível, instale uma estrutura para mostrar ao a quem não pôde comparecer pessoalmente, seja pela distância do local ou inviabilidade de datas.

Não subestime o poder do video marketing. Esse recurso certamente é uma poderosa ferramenta para fazer o seu evento bombar.

Análise de métricas

Não importa qual etapa você esteja ou estratégia que você escolha: as análise de métricas será extremamente relevante em qualquer uma delas.

Uma boa prática para conseguir otimizar seus resultados, é por meio de testes. Observe com cuidado quais são os canais que geraram os melhores resultados. Otimize suas conversões por meio de testes A/B. Analise quais postagens foram mais eficientes. Observe os títulos que chamaram mais atenção dos usuários.

E, além disso, leve em conta todos esses fatores para identificar o caminho correto. Lembre-se de guardar os dados recolhidos para realizar o seu próximo evento. Assim, fica muito mais fácil planejar e executar, diminuindo os erros e otimizando os recursos investidos.

Prontinho! Agora você já sabe como utilizar o Inbound Marketing para eventos e está apto a aplicar algumas das principais estratégias proporcionando experiências únicas para os seus convidados.

Se você quer aprender como usar o marketing de conteúdo para melhorar ainda mais o desempenho da sua estratégia, clique aqui e leia o artigo Marketing de Conteúdo para Eventos: Guia para Iniciantes. Certamente esse conteúdo pode ser muito útil!


*Conteúdo produzido pela equipe da Rock Content.


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