Não é segredo para ninguém que o mercado de eventos está em expansão, seja por meio da profissionalização na organização das ações ou até mesmo pelo aumento diário da concorrência. Diante desse cenário, uma agência de promoções e eventos precisa desenvolver boas práticas para se destacar.
O ‘boom’ dos novos profissionais, que estão presentes em diferentes segmentos, exige hoje muito trabalho duro e dedicação para atrair novos participantes e garantir o seu lugar ao sol. O público está cada vez mais exigente, e quem não se adaptar a essa nova realidade está com os dias contados.
Pensando nisso, listamos algumas dicas para que você descubra de uma vez por todas a melhor forma de se destacar frente a concorrência do mercado de promoções e eventos. Confira as nossas 7 dicas!
1. Seja inovador
O mercado de eventos está em constante evolução. Novas tecnologias são desenvolvidas todos os dias com o objetivo de facilitar o trabalho dos profissionais responsáveis por planejar, promover e executar uma ação. Por isso, se você quer se destacar em meio a uma multidão de concorrentes, o primeiro passo é ser inovador em todos os seus processos e projetos.
Ao investir em ferramentas e técnicas de organização e gestão modernas e diferenciadas, você agrega valor ao seu trabalho, melhorando a imagem da sua agência no mercado, se estabelecendo como especialista na área e atraindo a atenção de potenciais clientes.
2. Crie projetos criativos
A criatividade é uma das principais características de produtores bem-sucedidos, sendo essencial para a execução de um trabalho diferenciado. Por isso, abuse das boas ideais e busque sempre encontrar as melhores formas de transformá-las em realidade.
Tema, decoração, atrações, trilha sonora, ações promocionais e até mesmo o menu escolhido para o buffet. Todas essas atividades são relevantes e estão diretamente relacionadas com a criatividade dos profissionais envolvidos na organização.
Organizar o coffee break perfeito
Além disso, uma boa agência de promoções e eventos também deve usar e abusar da criatividade dos seus colaboradores na resolução de problemas. Quando surgem imprevistos e situações de última hora, é preciso pensar e agir rapidamente para não impactar negativamente a experiência dos participantes.
3. Invista no marketing
Se você busca se destacar como uma empresa realmente competitiva no seu segmento de atuação, o marketing de eventos deve ser parte da sua estratégia, independentemente do projeto, campanha ou ação que se realize.
Uma comunicação feita de forma inadequada pode resultar em inúmeros problemas para o seu evento, tanto com fornecedores, como com patrocinadores e participantes. Afinal, de nada adianta realizar uma ação fantástica se não tiver nenhum público ou se ela não trouxer o resultado que você espera, certo?
Além disso, o investimento em marketing é fundamental para fazer uma divulgação eficiente do seu evento. Ferramentas como cortesias, promoções, sorteios e ações interativas apresentam excelentes resultados na atração dos participantes, engajamento e reconhecimento de marca.
Quero divulgar o meu evento na internet
Mas atenção: lembre-se de que o marketing deve estar presente em todas as etapas do seu evento — do planejamento à execução, o que significa que ele deve ser trabalhado nas propostas de serviço, materiais promocionais, relacionamento com todos os envolvidos e ações no pós-evento. Conheça as ações necessárias em todas as etapas do seu evento:
- Organização de eventos: uma jornada que começa muito antes da grande data
- Planejamento: a primeira e mais importante fase da organização de eventos
- Atrair e vender: como fazer um site para o meu evento?
- Venda de ingressos online: boas práticas para o seu evento
- Evento: 5 ações para não esquecer no grande dia!
- Avaliação de desempenho: o seu evento foi um sucesso?
4. Faça networking
É impossível trabalhar na área de promoção de eventos sozinho. Por isso, você precisa ter em mente que conhecer patrocinadores, imprensa, assessoria de artistas, fornecedores e até mesmo outros produtores é um dos passos mais importantes para desenvolver um bom trabalho e se destacar.
Para estar à frente de uma agência de promoções e eventos, você precisa ser um excelente comunicador, fazendo networking a todo momento. Ter uma boa conversa, expressar ideias interessantes e principalmente saber ouvir são ingredientes essenciais para vender a imagem da sua marca e fechar parcerias de sucesso.
Conheça o melhor networking em eventos
A produção de eventos é uma profissão extremamente social, que envolve pessoas em todas as suas fases de planejamento, gestão e execução. Por isso, buscar entender e se relacionar bem com todos é uma parte importante do trabalho, que vai ajudar você a lidar com as mais variadas situações que podem surgir.
Além disso, o networking é a chave para desempenhar uma boa liderança, habilidades de negociação, contratação e supervisão dos fornecedores. Lembre-se: o relacionamento é o segredo para se destacar no mercado e encantar as pessoas que o cercam.
5. Tenha bons fornecedores
Ter uma lista com fornecedores de qualidade e confiança é uma das dicas mais valiosas que um promotor de eventos pode receber. Tenha sempre em mãos o contato de iluminadores, montadores, buffet, fotógrafos, assessores, seguranças, equipes de limpeza e todos os outros serviços de que você precisar nos seus eventos.
Como já falamos, é impossível realizar um evento sozinho ou apenas com a equipe da sua agência de promoções. Sendo assim, os colaboradores contratados também serão peça-chave para o sucesso das suas ações.
E se você quer que tudo saia conforme o planejado, é essencial contar com equipes eficientes e qualificadas, que estejam alinhadas com o seu projeto e trabalhem em conjunto com os seus funcionários para alcançar o melhor resultado possível.
6. Crie promoções chamativas
Se você quer gerar um verdadeiro ‘buzz’ em torno do seu evento, nada melhor do que criar promoções chamativas, que atraiam a atenção do seu público-alvo. E para que isso funcione de forma eficiente, é preciso que os objetivos estejam bem definidos e alinhados com as expectativas dos organizadores.
Determine o perfil do seu público e as melhores formas de atingi-lo. Assim, você evita o desperdício de tempo e dinheiro falando com quem não está interessado no que o seu evento está oferecendo. Use a internet a seu favor e, sempre que possível, ofereça uma prévia online das suas atrações.
Calcular a velocidade de internet para o meu evento
Além disso, use os patrocinadores e apoiadores como verdadeiros aliados do evento, transformando-os em embaixadores da sua marca. E lembre-se: para que isso funcione de forma adequada, é preciso que esses colaboradores estejam alinhados com a proposta de valor do seu evento.
7. Estabeleça um bom relacionamento com a imprensa
Por último, mas não menos importante, crie sempre um relacionamento saudável com a imprensa. Tenha em mente que ela pode contribuir, positiva ou negativamente, para o sucesso do seu evento. E por isso é melhor ter esse segmento como um aliado em todos os projetos.
Contate os principais meios de comunicação da sua cidade, faça parcerias com empresas de assessoria de imprensa e informe-se sobre as melhores formas de alcançar o seu público nos veículos tradicionais. Outra boa dica é visitar as redações, distribuir cortesias e despertar o interesse desses profissionais no seu evento.
Legal, não é? Como você pode perceber, o trabalho de uma agência de promoções e eventos vai muito além de simplesmente montar uma ação no dia em que ela acontece. É preciso muita criatividade, dedicação e esforço para que tudo saia conforme o planejado.
Agora que você já conhece as principais práticas para destacar a sua agência de promoções e eventos, entenda a importância de ações inovadoras na produção e alcance resultados ainda melhores!
Oi! Sou Jubs, adoro eventos, marketing, tecnologia e design. Estou aqui para compartilhar minha experiência para ajudar organizadores de eventos e profissionais de marketing com dicas para organizar eventos, aproveitar ao máximo a tecnologia e criar experiências incríveis no mundo real.