imagem de muitas pessoas com suas profissões entre elas a de promotor e organizador de eventos
Organização de eventos | 5 minutos de leitura

Promotor de eventos ou organizador de eventos: entenda as principais diferenças

Você sabe as principais diferenças entre promotores de eventos e organizadores de eventos? Confira agora mesmo!


Se você trabalha no mercado de eventos, já produziu algo na área ou tem algum tipo de interesse pelo assunto, já deve ter ouvido falar sobre as funções de promotor de eventos e organizador de eventos. Certo? Mas você sabe qual é a diferença entre esses dois profissionais?

Embora na maioria das vezes sejam confundidos, as atividades se misturam e os nomes são comumente trocados, esses profissionais desempenham funções bem diferentes e atuam em fases distintas no processo de execução de um evento.

Quer saber mais sobre o assunto? Descubra de uma vez por todas quais são as atividades desempenhadas por cada um desses profissionais e qual deles é a melhor escolha para o seu evento.

Promotor e organizador de eventos: Quais são as principais diferenças?

O organizador é o profissional responsável por toda a produção de um determinado evento. É ele quem cuida do planejamento do evento, estrutura, fornecedores, atrações, programação, staff, alimentos e logística. Sendo responsável por tirar uma ideia do papel e colocá-la em movimento por meio da execução do evento em si.

Além de orientar, produzir, gerenciar e acompanhar os resultados obtidos, um bom organizador de eventos deve sempre garantir a satisfação e segurança do seu público e empresa cliente mediante um evento de qualidade.

Algumas das demandas de um organizador de eventos são: criar e desenvolver o conceito de um evento, planejar os objetivos do cliente, aquisição de documentação, contato com fornecedores, criar e gerenciar uma equipe de trabalho, reservar o local e equipamentos necessários, acompanhar as ações de divulgação e obter os feedbacks dos participantes no pós-evento.

Diferente do organizador, que cuida de todas as fases do planejamento e execução de um evento, o promotor é responsável pela promoção desse evento para o seu público-alvo. Ou seja, é ele quem cuida da divulgação de uma determinada atividade para os seus potenciais participantes.

O promotor de eventos é responsável pela criação e execução de ações promocionais como ativação e destaque de marcas, negócios e eventos em geral. Ele atua como um representante dos seus clientes, expõe e propaga a imagem do evento para o seu público-alvo de forma a atrair convidados e participantes.

Além disso, esse profissional também é responsável pelo desenvolvimento e distribuição de brindes, prêmios, sorteios e materiais promocionais que se relacionam ao evento que está promovendo. Em alguns casos, pode ser necessária a produção de relatórios com os resultados das ações realizadas, com base na percepção do público atingido.

Qual é o perfil desses profissionais?

Para ser um bom organizador de eventos, algumas competências são essenciais na condução de um trabalho de qualidade. É preciso, entre outras coisas, que o profissional seja uma pessoa responsável, comunicativa, detalhista, ágil, flexível, criativo, disciplinado, com espírito de liderança e capacidade de delegar tarefas.

Além disso, esse profissional deverá ter a capacidade de entender e se adaptar a área ou segmento em que atua. Ao trabalhar na organização de um evento corporativo para o setor hoteleiro, por exemplo, o profissional deve identificar as principais tendências e as pessoas mais influentes do mercado, o público-alvo ideal para as atividades, entre outras coisas.

Outra habilidade fundamental é a capacidade de adaptar-se. Isso porque um organizador atuante terá a sua vida e rotina profissional marcadas por surpresas e imprevistos e deverá saber lidar com eles de forma calma, sensata e objetiva. Sempre na busca da melhor solução no menor espaço de tempo possível.

Seguindo a mesma linha dos organizadores, os promotores de eventos precisam ter algumas habilidades específicas para se destacarem em um mercado muito competitivo. Dentre elas, podemos destacar a capacidade de negociação, convencimento, facilidade de comunicação, ampla rede de contatos, boa dicção, perfil extrovertido, simpatia e postura profissional.

Um promotor de eventos tem um “grande poder” ao conduzir a forma com que um evento será divulgado, muitas vezes é responsável pela distribuição dos ingressos. Por isso, é fundamental contar com um profissional centrado, que administre bem o seu tempo e interesses, e foque todos os esforços nos objetivos e necessidades do seu cliente.

Além disso, outro fator que faz toda a diferença na eficiência do trabalho de um promotor é a familiaridade e interesse pelo assunto e conteúdo do evento em questão. Isso porque, ao promover uma atividade em que ele acredita, o profissional será mais assertivo e convincente em sua divulgação.

Mas afinal, qual profissional você deve contratar?

Agora que você já conhece as principais atividades desempenhadas pelos promotores e organizadores de eventos, além das características necessárias em cada profissional, deve estar se perguntando: Qual deles é o ideal para o meu evento?

Por desempenharem funções complementares, no geral, os dois profissionais são extremamente necessários para o sucesso de um evento. É possível, inclusive, contar com equipes esquematizadas que já ofereçam os serviços em conjunto.

De toda a forma, se você já conta com um evento bem encaminhado e organizado, o promotor pode desempenhar um papel essencial na divulgação das suas atividades para o público certo. De modo a garantir o sucesso do seu evento nessa fase final e decisiva.

Caso o seu evento ainda esteja no papel, ou nem isso, a contratação de um organizador é fundamental e vai te garantir a economia de recursos de tempo e dinheiro, além de trazer um aspecto ainda mais profissional para as suas ações.

No quesito financeiro, enquanto o organizador de eventos é contratado para comandar ou prestar assessoria para um projeto completo, o promotor é contratado apenas no momento da divulgação do evento. Sendo pago, na maioria das vezes, por meio de porcentagem de acordo com os serviços prestados e a venda de ingressos pela internet.

Como você pôde perceber, embora desempenhem algumas atividades distintas, ambos os profissionais são essenciais para o sucesso do seu evento. Pois trazem resultados ainda mais satisfatórios quando eles trabalham em conjunto, em todas as etapas do seu projeto. Falando nisso, quer saber qual o salário de um promotor e de um produtor de eventos? Confira este link! :)

Legal, não é? Agora que você já sabe quais são as principais diferenças entre um promotor de eventos e um organizador de eventos é hora de encontrar o profissional ideal para o seu projeto. Quer saber mais sobre o assunto? Descubra como organizar excelentes ações mesmo em tempos de crise.


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!