imagem do aplicativo utilizado pela QCon no utlimo evento deles em 2018
Cases de Sucesso de eventos, Tecnologia em eventos | 6 minutos de leitura

QCon SP: gerando valor aos participantes e expositores com o aplicativo

Veja o case de sucesso da QCon SP, que implementou a tecnologia no evento para superar seus desafios e ampliar seus resultados.


São vários os objetivos que podemos alcançar com a produção de um evento. E no QCon, a maior conferência para profissionais de desenvolvimento de software do Brasil, isso não é diferente.

Mas uma lição importante que fica para os organizadores do evento é que sim, é possível evoluir um evento adotando tecnologias, entendendo tudo que ela pode oferecer de positivo e aprendendo como aplicar na prática.

Veja agora todos os pontos que o evento precisou superar e como o uso de tecnologias foi o grande diferencial para oferecer ainda mais valor na participação do evento, tanto para os visitantes como para os expositores.

Conheça mais sobre o QCon

O QCon é um evento internacional voltado para desenvolvedores e arquitetos de tecnologia que já aconteceu em 7 cidades diferentes ao redor do mundo. Confira quais foram:

  • Londres
  • Nova York
  • Xangai
  • Pequim
  • São Paulo
  • São Francisco
  • Tóquio

Esse é um evento que vem amadurecendo a cada edição, e no Brasil já tivemos o seu 9º ano, na cidade de São Paulo. Mas a nível mundial, o QCon acontece desde o ano de 2007, quando teve 2 edições realizadas em Londres e São Francisco.

Para essa edição nacional, foram nos últimos 3 anos que a organização começou a se profissionalizar mais e investir em tecnologias para utilizar no evento.

Essa ação foi a solução encontrada para dar um passo adiante e transformar o evento, que já trata de tecnologia, em uma experiência completa para todos os participantes.

Em 2018 o QCon aconteceu no Centro de Convenções Frei Caneca, mais um dos grandes espaços destinados a realização de eventos em SP.

Confira alguns números para entender o nível que o evento já conseguiu atingir em 2018:

  • 3 dias de conferência;
  • 5 palcos simultâneos;
  • + de 72 palestras distribuídas em 12 tracks;
  • 3 keynotes internacionais;
  • + de 90 palestrantes nacionais e internacionais, de empresas pioneiras e inovadoras do Brasil e do mundo;
  • Foco em assuntos práticos e aprofundados por profissionais que trabalham diretamente com as temáticas centrais do evento.

Público do QCon

O foco do QCon é atrair profissionais seniores de desenvolvimento de software. Ou seja, qualidade é um item imprescindível para o evento, já que o público possui um alto nível de exigência e busca sempre aprender muito ao longo de cada evento.

No evento também existe a feira de exposições, onde os patrocinadores do evento possuem um espaço relevante para mostrar seu trabalho e conseguir entrar em contato com possíveis clientes.

O público presente em 2018 já chegou a 1300 pessoas de diversas partes do país e do mundo, todos em busca de acompanhar uma série de conteúdos relevantes.

Principais desafios do QCon

Como qualquer outro evento, o QCon também possui uma série de desafios que precisa superar para de fato alcançar os principais objetivos traçados para o evento. A princípio, um dos pontos de maior dificuldade era o uso de papel utilizado ao longo do evento.

O alto nível de gastos com essa, que até então era a única forma para passar programação e demais informações aos participantes, atingiu um nível inviável para o evento.

Além disso, existia uma grande dificuldade para repassar informações de forma rápida a todos os participantes ao mesmo tempo. Como fazer para informar sobre uma mudança de palestrante de forma antecipada para todos os interessados?

Para resolver tudo isso, que demandava uma alta carga de trabalho, a equipe de organização buscou as soluções da mobLee para conseguir levar o evento a um outro patamar.

Soluções utilizadas no evento

O QCon, com esse foco em mudar, superar os desafios e ampliar o nível de resultados, resolveu investir já em 2017 na utilização do aplicativo próprio do evento. Assim foi implementado pela primeira vez o Engage, solução da mobLee para o aplicativo do evento.

A organização começou com o objetivo de justamente eliminar papel e fazer do app um guia digital do evento com todas as novidades e informações necessárias. A experiência foi muito positiva e puderam aprender como utilizar a ferramenta na prática.

No primeiro ano de uso da tecnologia, os recursos mais utilizados foram a timeline própria, usada para compartilhar diversos dados e informações relacionadas ao evento, e a disponibilização da programação completa.

Já em 2018, a ideia era ampliar o uso da solução para que todos conseguissem ampliar o nível de utilização do aplicativo. Por isso, foram usadas outras tecnologias aliadas ao app:

imagem do aplicativo utilizado pela QCon no utlimo evento deles em 2018

Imagem: aplicativo utilizado no QCon 2018

Collect: ferramenta fundamental para os expositores

Em 2018, O QCon utilizou o Collect para trazer mais valor para os expositores. Essa ferramenta funciona como um scanner de contatos, onde basta utilizar o aplicativo do evento para coletar os dados de cada participante que fizer uma visita ao estande da empresa.

A ideia é reduzir ao máximo a famosa troca de cartões ao longo do evento. A ferramenta ainda permite que cada expositor coloque uma avaliação imediata sobre o participante para identificar depois do evento quais estão mais preparados para se tornarem futuras oportunidades de negócios.

Matchmaking: mais interação entre os participantes

Em 2018 também foi utilizado no aplicativo a ferramenta Matchmaking para promover ainda mais o networking entre participantes do evento.

Com ela, o próprio aplicativo consegue avaliar o perfil cadastrado no app de cada participante para em seguida sugerir as conexões com outros participantes que possuem os mesmos interesses, propiciando uma valiosa troca de experiências relevantes para todos.

Por conta dessa funcionalidade, o Matchmaking é conhecido como o “Tinder para eventos”.

Quero saber tudo sobre o Matchmaking!

Resultados alcançados com o uso de tecnologia

A tecnologia para eventos ainda pode ser tratada como algo novo nesse mercado, mas o QCon já conseguiu provar o quanto ela pode ser positiva, principalmente quando bem trabalhada ao longo de cada evento.

Para entender melhor qual o impacto da inclusão dessas novas tecnologias ao longo do evento, podemos acompanhar a seguinte série de resultados quando comparamos o evento de 2018 com o evento de 2017:

  • Downloads: + 39,5%
  • Visualizações: + 42,2%
  • Sessões: + 62,6%
  • Visitantes logados no aplicativo ao longo do evento: Cresceu em 5x

Número de visualizações no QCon 2017

Dados de visualizações e sessões do QCon 2017

Números de visualizações do QCon 2018

Dados de visualizações e sessões do QCon 2018

Quais as lições que podemos tirar a partir dos resultados?

Um número interessante de ser avaliado é o da quantidade de sessões que cada usuário faz no aplicativo ao longo evento. Esse número representa o número de vezes que um único participante acessa o aplicativo.

Em 2017, a média de sessões para cada usuário foi de 39 vezes, enquanto que em 2018 esse número subiu para 46 vezes. Os dados comprovam como o uso do aplicativo é constante ao longo de um evento.

Mas o grande destaque dos resultados está mesmo no crescimento de usuários que baixaram o aplicativo do evento e efetivaram o seu login na plataforma. Isso comprova que uma das mudanças em relação ao evento do ano anterior foi intensificar a divulgação do aplicativo e informar as vantagens que cada participante poderia ter ao utilizá-lo.

Alguns outros destaques em relação aos resultados puderam ser observados ao longo da última edição do QCon:

  • Utilização do app como um canal de comunicação direto entre participantes e organização;
  • Eliminação completa do uso da programação em papel;
  • De um ano para o outro, conseguiram enxergar o potencial de uso do app não apenas como um guia digital do evento, mas também como uma ferramenta com grande potencial de gerar valor para participantes e expositores.

Para quem está focado na realização de um evento, essas ações realizadas pelo QCon mostram qual o caminho ideal que você pode buscar para alcançar o mesmo nível de resultados.

 

Está pronto para atingir esses alto nível de resultados assim como o QCon? Então conheça mais sobre o Engage, solução ideal para levar a tecnologia para os seus eventos e engajar todos os seus participantes através do aplicativo.

Quero falar com um consultor sobre o Engage!


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!