Dá pra perceber que ter um site hoje em dia é mais do que uma obrigação para qualquer empresa. E no mercado de eventos, isso não é diferente. Afinal de contas, fazer um site de eventos, com o foco bem direcionado, é a base para conseguir atrair mais participantes e melhorar o desempenho da sua divulgação.
Mas na prática, o que quer dizer ter um site focado em eventos? O que diferencia um site de eventos de um outro site comum?
A verdade é que fazer um site de eventos possui dois objetivos principais
- Entregar as principais informações do evento para vender mais ingressos;
- Atrair o público-alvo do evento, para vender mais ingressos.
Ou seja, o grande diferencial de um site focado em eventos é conseguir fechar mais vendas!
E para ajudar você a conseguir entender os principais pontos que diferenciam esse modelo de site, confira a lista de 8 dicas que preparamos para aplicar na prática!
PS.: Um detalhe importante é que todas essas dicas podem ser aplicadas usando o Promote, a solução da mobLee que facilita a vida de todo organizador na hora de construir seu site e atrair novos participantes.
8 dicas para fazer um site focado em eventos
Conseguir ter aumento de receita, através da venda de ingressos, é um grande objetivo para os organizadores de eventos.
A dúvida sempre é: o que devo fazer de diferente para fazer um site de eventos focado nas vendas?
É para ajudar a encontrar as respostas para essa pergunta que vamos te mostrar agora os pontos fundamentais que fazem a diferença na hora de construir o site do seu evento.
1. Crie um menu simples
Diferente de grande parte dos sites que visitamos diariamente, que contam com menus cheios de opções, o menu principal do site focado no evento deve ser bem simples, dando destaque para a ação principal: gerar cliques no botão de inscrição!
É importante destacar no menu as seções mais importantes do site para facilitar a navegação. Mas o ponto principal deve ser relacionado ao grande objetivo do site, que é a venda de ingressos.
Exemplo de página do evento AEx 2019 feita com o Promote
2. Faça a divulgação dos principais palestrantes
Seu evento tem como diferencial a parte de conteúdo? Os palestrantes presentes farão a diferença para atrair mais pessoas para o evento? Então faça a divulgação deles no site do seu evento!
Essa estratégia é essencial para a tomada de decisão do público. Então não esqueça dessa parte assim que lançar o seu site.
Na página do Startup Summit 2019, os palestrantes são o grande destaque do evento
Distribuir os palestrantes de forma mais concisa, dando destaque aos principais, também é um detalhes importante.
Para colocar isso em prática, existem duas opções:
- Fazer que os primeiros palestrantes sejam aqueles que trazem um melhor posicionamento para o evento. Se seu evento conta com nomes internacionais, eles devem aparecer de imediato;
- Deixar 3 linhas de palestrantes principais e depois colocar a opção “Ver todos”. Essa é a melhor opção para eventos que contam com dezenas de palestrantes, já que colocar todos de uma vez na página principal do site ocuparia um grande espaço.
Veja também: Palestrantes para eventos: como saber qual seu público quer?
3. CTA (Call to Action) de vendas
Como vimos, o grande objetivo do seu site do evento é trazer inscritos. Por isso é essencial cuidar bem das chamadas para a ação, os CTAs, que são as áreas de conversão dentro do site.
Existem alguns fatores diferentes que podem interferir diretamente no resultado do seu site:
Distribuição dos botões de Inscrição
É preciso fazer uma boa distribuição dos CTAs de inscrição, evitando exagerar no volume de botões mas ao mesmo tempo oferecendo várias opções para o usuário ter a chance de comprar o ingresso quando precisar.
A dica é para adicionar os botões de inscrição em áreas como:
- No menu do site;
- Após a área de palestrantes;
- Após a área que mostra os destaques da edição anterior;
- No fim da página.
Criar chamadas que apaixonem o visitante pelo seu evento
O texto presente nos botões de conversão também fazem a diferença para conseguir mais inscritos.
Veja algumas dicas do que usar:
- Garanta a sua vaga!
- Inscreva-se e faça parte do evento!
- Vagas limitadas. Inscreva-se agora!
Legibilidade dos botões de inscrição
Um outro fator importante que poucas pessoas levam em consideração é a parte da legibilidade, ou seja, da facilidade dos visitantes entenderem a mensagem escrita dentro das áreas de conversão.
Veja um exemplo de botão de conversão que não foi feito pensando na legibilidade:
A legibilidade do preto com laranja não permite uma boa leitura. O interessante seria trabalhar com os jogos de botão laranja com texto branco, mantendo uma consistência entre todos os botões do site. Veja alguns bons exemplos abaixo:
4. Deixe claro qual a proposta de valor do evento
É importante dar destaque no site para as principais áreas do seu evento, que mostram o que o público vai encontrar de fato no seu evento.
Algumas orientações básicas para essa seção:
- Utilize imagens que representam o evento;
- Use palavras-chave que o público irá pesquisar para encontrar eventos da sua área;
- Apresente de forma resumida tudo que vai acontecer no evento.
O 17º SUESC fez uma área dedicada no site para destacar os diferenciais do evento
No GATE 2018, os números que representavam o evento eram o grande destaque no site
5. Posicionamento de vendas
Além de todos esses pontos, é fundamental uma seção do site que dê destaque às suas vendas. Os visitantes precisam identificar quais os valores e benefícios associados com a compra dos ingressos.
No AEx 2019 os visitantes conseguem ver todos os benefícios de adquirir o ingresso
Caso existam opções diferentes de valores dos ingressos, é preciso deixar claro no site
6. Agenda do evento
Ter a programação já disponível no site é mais um dos diferenciais para atrair mais participantes.
Se o público contar com mais de uma trilha de programação no evento, é essencial que a agenda já esteja clara com a divisão por categorias no site.
No site do CONCARH 2019, as trilhas foram separadas por cores na programação
7. Destaque os principais parceiros e patrocinadores
Em eventos como as feiras de negócios, as empresas presentes são a maior proposta de valor do evento. Por isso é importante ter uma seção no site do evento para destacar aquelas que chamam mais a atenção do público e que podem ajudar a atrair mais participantes.
O site do 17º SUESC contou com um espaço dedicado para os expositores
8. Monitore os resultados de conversão em cada um dos canais de aquisição
Uma das maneiras de conseguir vender mais ingressos usando o site focado no evento é acompanhando o resultado e as conversões em venda de ingressos que os seus canais de conversão conseguem gerar.
Ter esses números e acompanhamento contínuo das métricas é essencial para saber onde focar seus esforços.
Se um canal de divulgação está com desempenho melhor que outro, a próxima ação já é reforçar o seu investimento nele e analisar como pode otimizar os resultados nos demais.
Com o Promote é possível acompanhar qual canal gera mais inscritos
E então, está pronto para implementar esse plano de ação completo na hora de fazer um site de eventos? Então faça como os eventos que seguiram essas dicas e foram um verdadeiro sucesso: clique no banner abaixo e fale com um de nossos consultores para construir seu site utilizando o Promote!
Um profissional das palavras amante de Tecnologia, Internet, Marketing de Conteúdo e tudo que envolve o mercado de eventos. Produzindo conteúdos para educar o mercado com base na experiência dos eventos que participo ao longo dos anos, como feiras, congressos e eventos corporativos.