Se você chegou até aqui, já possui o planejamento para realizar um evento iniciado ou está com a ideia pronta para o próximo evento que vai realizar. E para qualquer evento, o foco está sempre em atingir determinado objetivo. Mas como produzir eventos de sucesso para cada objetivo diferente?
Existem eventos de vários estilos diferentes, como workshop, palestra, simpósio, feira, e muitos outros modelos. Mas não é só isso que muda de um para outro. Também temos focos e expectativas diferentes para cada um deles.
A maioria dos eventos tem como objetivo:
- Mostrar para o público as características da cultura local;
- Fazer a exposição dos parceiros (feira de negócios);
- Gerar conhecimento sobre determinada área (eventos técnicos/científicos);
- Realizar o encontro de profissionais para debater um tema específico;
- Unir os times das várias unidades da empresa para uma convenção de vendas (eventos corporativos).
Em cada um desses objetivos acima, você pode clicar para ir até os nossos conteúdos e conferir de perto todas as informações que precisa sobre cada tema. Então se está com algum dos objetivos listados, não deixe de conferir as referências!
Mas neste conteúdo vamos entrar mais a fundo em 5 objetivos diferenciados para produzir eventos:
- Vender seus produtos ou serviços;
- Lucrar com o evento;
- Gerar conhecimento sobre seu mercado para trabalhar com os leads depois do evento;
- Estreitar o relacionamento com os clientes;
- Conseguir novos associados e reter os atuais em caso de Associações.
Para ter a certeza sobre qual é o seu objetivo para o evento, basta fazer as perguntas:
- Por que vou realizar um evento?
- Qual o resultado final que quero alcançar com o evento?
Encontrar essas respostas vai ser essencial para produzir um evento com qualidade. Então vamos saber agora dos detalhes sobre o seu objetivo para o evento.
1. Venda de produtos ou serviços
Você pode não ter participado, mas certamente conhece ou pelo menos já viu fotos de eventos de lançamentos de produtos, quando as indústrias ou marcas convidam o público para participarem de encontros onde divulgam uma novidade que acabaram de desenvolver.
Esse é o tipo de evento que tenta vender de imediato para o público presente, geralmente parceiros em potencial, essa nova solução ou produto. Os resultados são calculados de acordo com o número de interessados ou pelo volume conquistado através do evento pela equipe de vendas.
Então esse é o modelo de evento ideal para quem deseja ter esse resultado diretamente relacionado à vendas.
2. Produzir eventos para lucrar
Uma das formas que as empresas encontram para lucrar é com a realização de eventos. Isso mesmo, um evento relevante para determinado público pode trazer retorno financeiro com os próprios ganhos relacionados a ele.
Esse não é um objetivo nada fácil. Afinal de contas, é preciso investir para conseguir realizar um evento de qualidade.
Para lucrar, é importante ter um soma de ganhos maior do que os custos. E para alcançar esse resultado, alguns pontos são fundamentais:
- Conseguir um alto volume de venda de ingressos;
- Aumentar o número de patrocinadores;
- Escolher os melhores fornecedores com os menores custos;
- Otimizar as ações do evento com tecnologia.
3. Gerar conhecimento para conseguir vendas futuras
Universidades, escolas, outras instituições de ensino ou grupos de estudo são os principais responsáveis por organizar eventos que estão com um objetivo muito claro: gerar conhecimento e divulgar novidades em determinada área de conhecimento. Essa é a principal característica dos eventos técnico-científico.
Mas se o seu objetivo é gerar demanda de público para montar um trabalho de vendas logo em seguida, o ideal é educar o público em direção às soluções da sua empresa.
Produzir um evento como esse passa muito por gerar valor para o público, mas também direcionando para soluções que seus produtos ou serviços resolvem.
Assim você consegue educar a todos e trabalhar a venda em um momento futuro, no pós-evento, onde o público participante já terá uma maturidade diferenciada para entender que está oferecendo o que realmente precisam.
4. Estreitar o relacionamento com os clientes
Hoje o modelo de vendas Inside Sales, aquele em que a operação de vendas é internalizada nas empresas ao invés do modelo tradicional presencial, já é bastante utilizado por grande parte das empresas, principalmente de serviços e tecnologia.
Mas esse estilo também cria uma certa distância entre empresas e clientes, algo que ainda pode gerar alguns empecilhos para a operação.
Nesse caso, um dos objetivos que muitas empresas possuem ao organizar um evento é estreitar as relações com os seus clientes. Essa proximidade vai ajudar a desenvolver uma relação mais próspera, principalmente se o evento ajudar a agregar valor para esses clientes com conteúdos diferenciados.
5. Conseguir novos associados
O mercado de eventos também traz a possibilidade para associações desenvolverem ações diferentes para o seu público.
No que se refere ao grande objetivo para produzir eventos, eles são geralmente direcionados para os próprios associados, mas também busca atrair o máximo de profissionais da área para mostrar a importância de fazer parte da associação.
Além disso, o evento é o momento de gerar valor para o público. Essa ação acaba se tornando uma das vantagens para todos que aderem a associação e contribui para a manutenção dela.
Então vimos que os caminhos para produzir eventos devem levar diretamente para os objetivos definidos. Mas você sabe quais etapas precisa seguir para ter tudo pronto no dia do evento? Calma, a mobLee te ajuda.
Entenda um pouco do nosso trabalho com a participação durante o Dica Eventos Day 2018:
E para colocar o seu evento em prática, é só baixar o Manual do 1º Evento, o material completo que mostra todo o processo que você precisa seguir para ter um evento de sucesso!
Um profissional das palavras amante de Tecnologia, Internet, Marketing de Conteúdo e tudo que envolve o mercado de eventos. Produzindo conteúdos para educar o mercado com base na experiência dos eventos que participo ao longo dos anos, como feiras, congressos e eventos corporativos.