Você já ouviu falar do Leader Conference? É um evento organizado pela Segware destinado para líderes de mercado.
Na edição de 2018 aconteceram seis palestras e dois painéis com grandes expoentes de diversos segmentos, que abordaram temas como:
- Liderança;
- Gestão;
- Empreendedorismo;
- Economia;
- E muito mais!
Confira um pouco do evento no vídeo abaixo!
Mas muito além de um ótimo conteúdo e um evento incrível, o Leader Conference, buscou inspirar todos os participantes a fazer grandes negócios em todos os seus canais. E no site do evento não foi diferente!
O evento buscou por soluções que pudessem facilitar uma das maiores dores dos organizadores de eventos: a venda de ingressos. Por isso, encontraram no Promote a possibilidade de criar um site focado em inscrições, onde conseguiram acompanhar métricas importantes de visitas, interesses e venda de inscrições.
Neste texto vamos mostrar algumas das métricas disponíveis no Promote e dar algumas dicas dos insights que você pode ter através delas, melhorando os resultados e o número de inscritos do seu evento. Não deixe de conferir!
O site do evento: Leader Conference
Como você pode observar abaixo, na primeira dobra do site – também conhecida como above the fold – já temos um CTA (call to action) para comprar ingressos para o Leader Conference. Você sabe o motivo?
Fonte: Site do Leader Conference
Bem, a primeira dobra de um site é a primeira imagem que o usuário/visitante tem contato ao acessar a página. Ou seja, sem precisar descer, nem rolar o mouse.
Ok. Mas por que ele é importante?
É nesse primeiro contato que você vai passar todo o valor que o seu evento tem a oferecer ao potencial participante. Nele, você vai influenciar diretamente o interesse em seu evento e consequentemente, a decisão de compra.
Quer dados? Calma aí!
Dá uma olhada no estudo do Jakob Nielsen que mostra que 80,3% da atenção de uma página está na primeira dobra:
Ficou surpreso?
Por isso, é importante que logo na primeira dobra do site do seu evento você deixe claro as principais informações para o seu participante. E mais! É preciso encontrar formas para que o usuário sinta-se a vontade de navegar pelo seu site, pois ele é fácil e simples.
Falando nisso, outro tópico muito importante: SEJA RESPONSIVO!
O que isso quer dizer? Que você deve se adequar a todo e qualquer formato que o seu participante possa utilizar para acessar o site. Isto é extremamente importante quando estamos lidando com a experiência do usuário.
Fonte: Plataforma do Promote | mobLee
4 principais métricas acompanhadas no site do Leader Conference
1. Origem das visitas
Uma das principais métricas acompanhadas no Promote foi a origem das visitas no site do evento.
Você sabe por que isso é importante?
Você pode direcionar melhor os seus esforços e investir onde realmente traz tráfego para o seu site.
Foi assim com o Leader Conference! E grande parte do sucesso do evento veio a partir do entendimento de onde seus potenciais participantes estavam na internet.
Fonte: Plataforma do Promote | mobLee
Além disso, foi possível observar os picos de visita de acordo com as datas selecionadas, podendo ver os resultados das suas ações de marketing e investimentos em tempo real.
O gráfico abaixo é um exemplo:
Fonte: Plataforma do Promote | mobLee
2. Perfil dos visitantes
Outro dado importante que é possível extrair da plataforma da mobLee é o perfil dos visitantes do site do evento.
É possível entender:
- Quantos visitantes são novos no site;
- Quantas pessoas voltaram a visitar o site;
- Qual o principal dispositivo utilizado para acessar o site;
- As principais cidades que os seus potenciais participantes estão localizados.
Alinhando esses dados com o público esperado, você consegue traçar a persona do seu evento e direcionar seus esforços para ela.
Fonte: Plataforma do Promote | mobLee
3. Funil de Vendas
Outra métrica que foi possível acompanhar no site do Leader Conference foi o funil de vendas e as conversões. Você já acompanha esses dados no site do seu evento?
Eles são de extrema importância para entender se suas estratégias de marketing estão realmente sendo eficazes.
Nela, você vê quantos visitantes de fato clicaram para comprar o ingresso e concluíram a compra:
- Visitantes no site
- Interesses em inscrição
- Inscrições
Fonte: Plataforma do Promote | mobLee
Assim, você consegue criar ações específicas e de acordo com seus objetivos.
4. SEO é importante sim!
Não adianta criar um site online e não estar entre as primeiras posições no Google, não é mesmo? Se você quer estar na internet, deve estar muito bem posicionado e ser a primeira página que aparece na procura.
Por isso, SEO é um dos focos do Promote. E nada melhor do que falar de SEO, entendo as principais palavras-chaves procuradas para encontrar o seu evento.
Separamos um exemplo para você entender melhor:
Fonte: Plataforma do Promote | mobLee
Para conhecer melhor sobre SEO (Search Engine Optimization), acesse o nosso artigo completo sobre o assunto: Entenda a importância das estratégias de SEO para o mercado de eventos.
Outras qualidades no site do evento Leader Conference
Além da possibilidade de analisar métricas e direcionar suas estratégias, deixando-as mais focadas, o site do Leader Conference tem outra grande qualidade: a possibilidade de modificar o site conforme as necessidades.
Tudo isso em poucos cliques e com muita facilidade!
Dá uma olhada na visão do organizador de eventos:
Fonte: Plataforma do Promote | mobLee
Programação e palestrantes
E não é a toa que a organização da Segware conseguiu aproveitar muito bem essa facilidade.
Principalmente quando nos referimos à programação do evento.
O evento reuniu grandes nomes como David Neeleman, Arthur Igreja, Marcelo Camorim e Alexandre Prates, unindo toda a programação em um único lugar, dando evidência aos nomes, fotos e pequena descrição dos palestrantes.
Isso facilitou (e muito!) a divulgação para chamar a atenção dos visitantes do site, aumentando consideravelmente a venda de ingressos.
Fonte: Site do Leader Conference
Os patrocinadores também tiveram seu destaque!
Outro objetivo do site do Leader Conference foi ativar a marca dos patrocinadores em seu evento, dando uma maior visibilidade e consequentemente, aumentando o valor de retorno sobre investimento para eles.
Para isso, foi feita uma divisão no site apenas para os patrocinadores e apoiadores. Observe abaixo:
Fonte: Site do Leader Conference
Informações importantes, localização e contato
Outro detalhe importante no site do Leader Conference foi a disponibilidade de informações essenciais para o participante.
Enquanto alguns eventos “esquecem” de colocar os dados importantes, o evento conseguiu reunir tudo em um só lugar:
- Local do evento;
- Mapa do evento;
- Telefone para contato;
- E-mail;
- Redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube.
Fonte: Site do Leader Conference
E aí? Gostou do site do Leader Conference e quer um igual para o seu evento? Entre em contato com a gente, nós podemos ajudar os seus eventos também!
Oi! Sou Jubs, adoro eventos, marketing, tecnologia e design. Estou aqui para compartilhar minha experiência para ajudar organizadores de eventos e profissionais de marketing com dicas para organizar eventos, aproveitar ao máximo a tecnologia e criar experiências incríveis no mundo real.