imagem das vantagens de ter um site para o seu evento: métricas e otimização da taxa de conversão
Gestão de eventos, Organização de eventos | 6 minutos de leitura

7 vantagens que um site pode oferecer ao seu evento

Descubra as principais razões de investir em um site e as vantagens que ele irá proporcionar para o seu evento


A internet, sem dúvida, mudou a forma como os eventos são promovidos e anunciados. Por isso, hoje em dia, ter presença online é uma peça-chave para o sucesso do seu evento. Afinal, mesmo com o custo de criar e manter um site, esse é um dos principais investimentos que devem ser adotadas quando se pensa na importância do marketing do seu evento, da divulgação e principalmente, da venda de ingressos.

Neste artigo, estão alguns dos motivos pelos quais você precisa considerar seriamente investir em um site para o seu evento e algumas dicas importantes a serem consideradas ao pensar sobre a funcionalidade do seu novo site.

Mas afinal, por que ter um site para o meu evento?

1. Disponibilizar as informações do seu evento

Não há um lugar melhor do que o seu site para mostrar a mensagem do seu evento. Projetos dinâmicos e layouts extravagantes tornaram a internet um show de efeitos, onde você pode levar os seus clientes a uma experiência inesquecível enquanto promove, divulga e estimule a compra de ingressos.

Hoje, a principal ferramenta de busca é o Google e se as pessoas estão procurando por eventos como o seu, ter um site é a forma mais simples, fácil e prática para ser encontrado na internet. Sem um site, o seu evento dificilmente será encontrado.

O seu evento pode possuir a melhor programação, os melhores palestrantes, as melhores atrações e oferecer uma experiência inesquecível para o público. Mas de que adianta tudo isso se as pessoas que não conhecem ou não encontram o seu evento? Por isso, o site é o principal canal de comunicação com os seus participantes, completando estratégias como campanhas de Email Marketing e outros meios de divulgação.

2. Responder perguntas sobre o seu evento

Sem um site, muitos clientes podem ficar perdidos e os problemas podem surgir nos momentos mais inconvenientes (horas antes do seu evento, por exemplo). Uma seção de FAQ (Frequently Asked Questions, que pode ser traduzido por «Perguntas Mais Frequentes») bem definida no site do seu evento pode salvar você de perguntas repetitivas e possíveis confusões dos participantes.

Essa é uma ferramenta essencial pois é por ali que muitos dos visitantes do seu site vão passar. É uma ferramenta fácil, eficiente e garante a eficiência da comunicação do seu evento. A maioria dos sistemas CMS – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo – para websites tornam a gestão de uma seção de FAQ muito fácil de manter atualizada à medida que as perguntas sobre o evento acontecem.

3. As pessoas preferem comprar online

Em uma pesquisa feita pela consultoria A.T. Kearne, entre mil participantes brasileiros, 64% das pessoas disseram que preferem comprar online. Este número demonstra o quão importante é ter um site disponibilizando a compra rápida e fácil dos seus ingressos.

Em outro estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), revela que alguns motivos destacados para esse movimento são a comodidade de comprar sem sair de casa (45%), o fato de poder fazer as compras no horário que quiser (31%) e a economia de tempo (29%). Além disso, 28% de entrevistados que citaram a facilidade que a internet proporciona na comparação de preços.

Quero melhorar meus eventos vendendo ingressos online

Outro dado interessante dessa pesquisa aponta que ingressos para shows, teatros, cinemas e eventos representam 27% das compras online, ou seja, quase ⅓ de toda compra online é destinada para essa finalidade, perdendo apenas para vestuário, calçados e acessórios (35%).

4. Ganhe cada vez mais inscritos

Ao invés de levar os visitantes diretamente para uma página de compra, faça com que eles possam ver o seu site e ter uma idéia do que podem esperar do seu evento. Gere a expectativa no participante!

Quanto mais entusiasmado o visitante estiver, a propagação boca a boca será cada vez maior e, naturalmente, as informações sobre seu evento irão se espalhar mais rápido, atraindo cada vez mais interessados para o seu evento.

5. Integração com o Google Analytics

O Google Analytics oferece a vantagem de aprimorar seus esforços de marketing para maximizar a venda de ingressos. Com o Google Analytics é possível obter as métricas de visualizações de páginas, taxas de cliques, taxas de conversão, informações demográficas e muito mais.

Manual do Google Analytics para eventos

6. Mídia social, obtenção de tráfego e engajamento de usuários

Certifique-se de integrar o seu site com todos os canais promocionais que você pretende usar em sua estratégia de marketing e fazer pesquisas sobre os pontos fortes e fracos das diferentes redes sociais.

Esse processo vai ajudar você a entender quais canais podem beneficiar mais o seu evento. Afinal, as pessoas não estão apenas entrando em seu site por acaso. O uso de conteúdo de vídeo, áudio e mídia podem melhorar a experiência do usuário e aumentar a probabilidade da compra de ingressos. Lembre-se: os sites com maior engajamento estão mais propensos a aumentar sua base de fãs (e vendas).

7. Métricas e o marketing digital para eventos

Como já mencionei, um site próprio é uma parte muito relevante para uma estratégia de Marketing Digital com foco em resultados. Por isso, é importante ficar atento às métricas que podem ser extraídas, sendo elas:

  • Acesso: os visitantes do seu site encontraram o seu evento de alguma forma, mas como? Qual o tempo médio que ficaram em seu site? Esse dado pode ajudar a compreender o seu público e direcionar o melhor todo o conteúdo em seu site.
  • Interessados: depois de chamar a atenção do público-alvo de seu evento, é preciso conseguir saber quais são aqueles que tiveram interesses reais em comprar o ingresso e trabalhar no amadurecimento para aumentar as chances de se tornarem inscritos.
  • Inscritos: assim como nas outras etapas, a abordagem para a venda dos ingressos deve levar em consideração as informações, o histórico interessados e o contato não deve ser invasivo. Assim, a inscrição acontecerá apenas com quem estiver realmente apto a esse fechamento. Mas não quer dizer que você não possa estimular e captar ainda mais inscritos através do seu site. Por isso, é importante ficar de olho nas métricas!
  • Análise: é preciso analisar os resultados para entender se o número de interessados no evento é o suficiente, se o nível de qualificação deles está adequado, se o relacionamento está caminhando da melhor maneira, se o número de inscrições estipulado como meta foi atingido ou não e o que levou os participantes a desistirem do evento.
    Mesmo que o seu evento trabalhe com picos sazonais, não deixe a etapa de análise apenas para os momentos pós-evento ou depois do fechamento das vendas. Entenda as taxas de conversão dos seus CTAs e as interações nas redes sociais. Saiba como mensurar seus esforços em Marketing Digital para identificar as principais oportunidades de melhorias.

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Conclusão

Como mostrado aqui, o site do seu evento é parte fundamental para toda a sua estratégia de marketing digital com foco em vendas. É por este canal que você vai disponibilizar as informações do evento, responder às principais perguntas, passar toda a credibilidade necessária para os visitantes, ganhar autoridade no mercado, expandir o entusiasmo dos interessados na inscrição, relacionar-se com seu público e vender mais ingressos. Se o seu evento ainda não possui um site, não perca tempo e comece agora a planejar a criação. Aproveite e conheça o Promote!

Quero conhecer o Promote

Para os próximos passos, após a construção do site do seu evento, recomendo a leitura do eBook “50 dicas para impulsionar o marketing do seu evento“. Um guia completo com tudo o que você precisa saber para otimizar o marketing do seu evento e gerar mais inscritos.

Espero que este artigo tenha ajudado com as suas dúvidas a respeito da importância de um site para eventos. Caso você queira comentar, sinta-se à vontade para usar os comentários ou compartilhar esse post com seus amigos e clientes.


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