Profissionais correndo para organizar as 3 fases de um evento
Colunistas mobLee | 4 minutos de leitura

Como fazer os participantes felizes nas 3 fases de um evento? (antes, durante e depois)

É fundamental conhecer as ações nas fases de um evento que podem tornar os participantes felizes e trazer o resultado que precisa. Veja as principais aqui!


Quando pensamos no projeto de um evento, logo imaginamos ele acontecendo, a interação dos palestrantes e o público, e por fim, o sucesso nas redes sociais. Mas além disso, as 3 fases de um evento também fazem parte do projeto.

A expectativa, os vários comentários de que o evento foi incrível, postagens da experiência do evento e a confirmação de participação nas próximas edições… Isso tudo passa pela cabeça do organizador ou de quem está desenhando o evento em si.

No entanto, muitos organizadores esquecem de aquecer os motores antes mesmo do evento acontecer. Mas como assim, Ana?

Simples! Construir um conteúdo que estimule os participantes a vivenciar o que eles ainda vão viver, louco não? É criar a expectativa na dosagem certa, sem deixar spoilers do que vai acontecer, mas trazer a curiosidade do que você está planejando já no pré-evento.

Por que é importante investir em conteúdos nas 3 fases de um evento, como no pré-evento?

Porque você desperta CURIOSIDADE! E não é isso que move as pessoas?

O que move o mundo? A CURIOSIDADE, sem ela não tinham inventado a roda e nem descoberto o fogo.

Então, vou deixar algumas dicas para antes do evento:

  • Fazer lives algumas semanas antes do evento;
  • Compartilhar conteúdo da edição anterior;
  • Postar comentários dos participantes dos outros eventos;
  • Lançar e-books que podem auxiliar o participante a se preparar para o conteúdo que será abordado, caso seja de vários dias.

E se é o primeiro evento?

  • Compartilhar o motivo desse evento;
  • Se fez pesquisa, compartilhar o resultado dela;
  • Promover debates sobre esse tema e como o mercado é carente dessa informação;
  • Agendar lives com os palestrantes e profissionais que vão participar.

Parecem simples essas ações, e são mesmo. Combinadas com uma boa equipe de marketing e um excelente conteúdo, você aquece seu evento muito antes dele ser um sucesso já pensando nas 3 fases de um evento.

Pensa aí, quantas vezes um conteúdo te deixou curioso para saber o que aquela pessoa ia falar?

Só que não adianta você gerar curiosidade, expectativa e oferecer algo bem inferior ao que você prometeu. Aí, meu amigo, você queima o seu filme e de todo mundo que estiver com você.

Então, guarde essas 3 dicas para fazer um evento incrível e que seus participantes nunca mais esqueçam!

  • Não faça nada além do que você, se propôs realmente fazer. Ou seja, não prometa o que você não vai entregar. Exemplo: vamos ter 3 palestrantes internacionais especialistas e blá, blá, blá… e na sua lista de palestrante não tem nem um sequer que tenha feito uma participação fora do país;
  • Escolha bem os seus palestrantes, se não o evento vai ser do palestrante e não seu. Isso é um PERIGO, pegar grandes celebridades e em eventos pequenos, a celebridade engole seu evento e só ele aparece, pois tudo aquilo que você planejou some perto de um NOME PODEROSO;
  • SEJA SEMPRE VERDADEIRO. Divulgue seu evento, faça lives com seus parceiros, divulgue o lugar onde será o evento, seja realmente parceiro dos seus parceiros. Isso contagia as pessoas, mesmo que seu evento seja o primeiro e seja pequeno. Não importa, faça de coração aberto e ele vai triplicar de tamanho.

Mas e durante o evento? Como fazê-lo bombar?

Tem algumas ações que, entre as 3 fases de um evento, você pode fazer enquanto ele acontece:

  • Entrar com lives durante as palestras ou workshops;
  • Fotografar os vários momentos do evento e postar em tempo real;
  • Caso o evento tenha o auxílio de app, estimular a interação dos participantes através dele;
  • Uma dica muito legal é usar o localizar do LinkedIn, para estimular o networking.

Essas pequenas ações combinadas com as anteriores ao evento, faz com que os participantes se envolvam mais com aquele momento, criando uma experiência única.

E no pós-evento, ah… aí o céu é o limite!

Para fechar as fases de um evento, chega o momento de realizar as ações de pós-evento:

  • Compilar todo o material feito antes e durante, além de fazer vídeos com os melhores momentos;
  • Depoimento dos participantes, dos palestrantes e por aí vai;
  • Pesquisa de satisfação é importantíssimo ter, mas pelo amor de Deus, nada de 100 perguntas… os métodos de NPS para eventos são bem interessantes de se usar;
  • Aproveita o calor do momento e já prepara um conteúdo de divulgação para o próximo.

Então, não tem segredo, tem muito trabalho e dedicação para que a experiência nas 3 fases de um evento sejam cada vez maiores e gratificantes, tanto para os participantes quanto para quem produz os eventos.banner convidando para baixar o manual do primeiro evento


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