Quando pensamos no projeto de um evento, logo imaginamos ele acontecendo, a interação dos palestrantes e o público, e por fim, o sucesso nas redes sociais. Mas além disso, as 3 fases de um evento também fazem parte do projeto.
A expectativa, os vários comentários de que o evento foi incrível, postagens da experiência do evento e a confirmação de participação nas próximas edições… Isso tudo passa pela cabeça do organizador ou de quem está desenhando o evento em si.
No entanto, muitos organizadores esquecem de aquecer os motores antes mesmo do evento acontecer. Mas como assim, Ana?
Simples! Construir um conteúdo que estimule os participantes a vivenciar o que eles ainda vão viver, louco não? É criar a expectativa na dosagem certa, sem deixar spoilers do que vai acontecer, mas trazer a curiosidade do que você está planejando já no pré-evento.
Por que é importante investir em conteúdos nas 3 fases de um evento, como no pré-evento?
Porque você desperta CURIOSIDADE! E não é isso que move as pessoas?
O que move o mundo? A CURIOSIDADE, sem ela não tinham inventado a roda e nem descoberto o fogo.
Então, vou deixar algumas dicas para antes do evento:
- Fazer lives algumas semanas antes do evento;
- Compartilhar conteúdo da edição anterior;
- Postar comentários dos participantes dos outros eventos;
- Lançar e-books que podem auxiliar o participante a se preparar para o conteúdo que será abordado, caso seja de vários dias.
E se é o primeiro evento?
- Compartilhar o motivo desse evento;
- Se fez pesquisa, compartilhar o resultado dela;
- Promover debates sobre esse tema e como o mercado é carente dessa informação;
- Agendar lives com os palestrantes e profissionais que vão participar.
Parecem simples essas ações, e são mesmo. Combinadas com uma boa equipe de marketing e um excelente conteúdo, você aquece seu evento muito antes dele ser um sucesso já pensando nas 3 fases de um evento.
Pensa aí, quantas vezes um conteúdo te deixou curioso para saber o que aquela pessoa ia falar?
Só que não adianta você gerar curiosidade, expectativa e oferecer algo bem inferior ao que você prometeu. Aí, meu amigo, você queima o seu filme e de todo mundo que estiver com você.
Então, guarde essas 3 dicas para fazer um evento incrível e que seus participantes nunca mais esqueçam!
- Não faça nada além do que você, se propôs realmente fazer. Ou seja, não prometa o que você não vai entregar. Exemplo: vamos ter 3 palestrantes internacionais especialistas e blá, blá, blá… e na sua lista de palestrante não tem nem um sequer que tenha feito uma participação fora do país;
- Escolha bem os seus palestrantes, se não o evento vai ser do palestrante e não seu. Isso é um PERIGO, pegar grandes celebridades e em eventos pequenos, a celebridade engole seu evento e só ele aparece, pois tudo aquilo que você planejou some perto de um NOME PODEROSO;
- SEJA SEMPRE VERDADEIRO. Divulgue seu evento, faça lives com seus parceiros, divulgue o lugar onde será o evento, seja realmente parceiro dos seus parceiros. Isso contagia as pessoas, mesmo que seu evento seja o primeiro e seja pequeno. Não importa, faça de coração aberto e ele vai triplicar de tamanho.
Mas e durante o evento? Como fazê-lo bombar?
Tem algumas ações que, entre as 3 fases de um evento, você pode fazer enquanto ele acontece:
- Entrar com lives durante as palestras ou workshops;
- Fotografar os vários momentos do evento e postar em tempo real;
- Caso o evento tenha o auxílio de app, estimular a interação dos participantes através dele;
- Uma dica muito legal é usar o localizar do LinkedIn, para estimular o networking.
Essas pequenas ações combinadas com as anteriores ao evento, faz com que os participantes se envolvam mais com aquele momento, criando uma experiência única.
E no pós-evento, ah… aí o céu é o limite!
Para fechar as fases de um evento, chega o momento de realizar as ações de pós-evento:
- Compilar todo o material feito antes e durante, além de fazer vídeos com os melhores momentos;
- Depoimento dos participantes, dos palestrantes e por aí vai;
- Pesquisa de satisfação é importantíssimo ter, mas pelo amor de Deus, nada de 100 perguntas… os métodos de NPS para eventos são bem interessantes de se usar;
- Aproveita o calor do momento e já prepara um conteúdo de divulgação para o próximo.
Então, não tem segredo, tem muito trabalho e dedicação para que a experiência nas 3 fases de um evento sejam cada vez maiores e gratificantes, tanto para os participantes quanto para quem produz os eventos.
Apaixonada por Inovação e Tecnologia, uso as redes sociais para conectar pessoas e projetos. Fundadora do À Mineira, transformo ideias em eventos de sucesso, em todo país. A facilidade em me expressar e me comunicar, faz com que as ideias fluam, projetos saiam do papel e conexões se transformem em parcerias. Quero comunicar e inspirar.