imagem de um homem e uma mulher trocando ideias e conversando em um evento representando o networking em eventos
Networking em eventos | 7 minutos de leitura

6 dicas infalíveis para melhorar o seu networking em eventos

Dicas importantes para melhorar ainda mais o networking em eventos


Não é segredo para ninguém que os congressos, feiras e workshops apresentam excelentes oportunidades para fazer novos contatos. Seja pela quantidade de pessoas presentes ou até mesmo pelos interesses compartilhados, a verdade é que o networking em eventos é uma tendência que só cresce e pode trazer resultados realmente satisfatórios.

Potencialize o networking do seu evento!

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, listamos seis dicas com as melhores estratégias para você melhorar o seu networking em eventos. Confira e surpreenda-se!

1. Planeje suas ações

Para realizar um bom networking, é essencial estar preparado. Para isso, defina os seus principais objetivos, identifique quem são as pessoas ideais a serem abordadas e, a partir dessas informações, planeje a melhor forma de fazer contato.

É comum que os eventos contem com atividades e atrações simultâneas, e você vai precisar definir quais são as suas prioridades em cada momento do dia. Trace o seu objetivo central, monte um planejamento e uma agenda de networking a partir dele.

Além disso, você precisará de um tempo pré-evento para a sua preparação. Nesse momento, aproveite para estudar assuntos relacionados ao evento, se informar sobre os palestrantes participantes e se munir de muito conteúdo para cativar todas as pessoas abordadas.

2. Tenha materiais gráficos

Ao participar de grandes eventos, você provavelmente vai conhecer dezenas ou até centenas de pessoas. Sendo assim, lembrar-se de cada uma delas é uma tarefa praticamente impossível. E para que você não deixe nenhuma informação importante passar e também seja lembrado pelos outros, é muito importante apostar em materiais gráficos.

Certifique-se de que você tenha sempre a quantidade suficiente de cartões de visita em mãos, pois, dessa forma, todos os seus dados de contato podem ser facilmente divulgados pelo evento. E lembre-se: um cartão bem desenvolvido é essencial para se destacar em meio a uma imensidão de papéis.

Mas se você for expôr em um evento, nada melhor do que um bom coletor de dados para facilitar esse processo, não é mesmo? Com ele você dará adeus à troca de cartões, capturando e gerenciando contatos do evento através do celular.

Conhecer mais sobre captura de contatos

Além disso, você também pode investir em outros modelos de material gráfico, como panfletos, folhetos ou até mesmo brindes personalizados. Em caso de estande, outra boa dica é o uso de banner e faixas que chamem a atenção do público, despertando o interesse pela sua marca e estande.

Ei, você é um organizador, certo?

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3. Ensaie sua apresentação

Depois de saber um pouco mais sobre o evento, definir os seus principais objetivos de networking e preparar o material a ser distribuído, chegou a hora de ensaiar a sua apresentação.

Crie um discurso curto, mas impactante sobre a sua empresa e atividades desempenhadas — mas atenção: o texto e o ensaio servem apenas para te auxiliar a construir uma linha lógica de raciocínio durante a apresentação. A sua fala não deve, em hipótese alguma, ser mecânica ou decorada. Caso contrário, você será facilmente desvalorizado pelos demais participantes.

Mostre ao seu interlocutor que você tem conteúdo! Desenvolva uma conversa relevante e pertinente aos assuntos abordados no evento. Tente prever algumas perguntas que possam ser feitas e esteja pronto para respondê-las. Conquiste o público com as suas palavras, fazendo com que ele fique interessado no que você tem a dizer.

Se você é tímido ou tem dificuldades de se relacionar, uma boa dica é fazer um pequeno discurso e começar a treinar no espelho alguns dias antes do evento. Dessa forma, você estará mais seguro e pronto para abordar as pessoas da maneira correta quando o grande dia chegar.

4. Circule no evento

Se você busca melhorar o seu networking em eventos, uma das dicas mais valiosas é se movimentar! Lembre-se sempre de que você está nesse lugar para conhecer pessoas e fazer contatos, e isso não será possível ficando parado em um só lugar.

Circule pelos diferentes ambientes do evento, aproveitando cada momento como uma oportunidade de networking, seja nas filas, nos períodos livres ou no coffee break. Faça contato sempre que possível e sinalize para as pessoas o seu interesse em continuar a conversa.

Embora seja bom frequentar eventos acompanhado de amigos ou colegas de trabalho, evite passar muito tempo com grupos que você já conhece. Procure por gente nova, visite estandes diferentes e crie oportunidades de contato, aproveitando ao máximo o que o evento tem a oferecer.

Lembre-se de que, ao se movimentar pelo evento, você terá a oportunidade de encontrar pessoas que não esperava e criar boas chances de negócios além da sua zona de conforto.

5. Ofereça um atendimento personalizado

Se você fez o dever de casa direitinho, já deve ter algumas informações prévias sobre os contatos que pretende abordar, certo? E você sabia que pode usar isso a seu favor, oferecendo ainda mais valor para o seu potencial cliente, parceiro ou fornecedor?

Preste um atendimento personalizado, usando as informações que você já tem para criar uma abordagem mais agradável e estabelecendo uma afinidade com as pessoas contatadas logo no primeiro momento. Para melhorar o seu networking, é essencial mostrar interesse pelas pessoas com quem você conversa.

6. Crie e mantenha os contatos

Tão importante quanto fazer novos contatos em um evento é mantê-los quando as atividades se encerram. De nada adianta passar um dia inteiro trocando cartões de visita se, no dia seguinte, eles vão parar no lixo. Por isso, para melhorar o seu networking, você precisa criar relacionamentos e continuar cultivando os que forem relevantes para o seu negócio.

Após o encerramento do evento, faça uma listagem com todos os contatos coletados. Divida-os entre parceiros, potenciais clientes, fornecedores e outros grupos que forem relevantes. Não se esqueça de registrar informações de contato e detalhes profissionais. Em seguida, defina as suas prioridades de contato e as melhores formas de abordagem.

Se você utilizou um coletor de dados, os contatos capturados vão direto para o seu CRM e podem ser exportados para uma planilha, facilitando a automação de marketing e a segmentação para emails marketing.

Você pode contatar essas pessoas por e-mail, telefone ou até mesmo redes sociais. Independentemente da plataforma usada, o importante é estabelecer uma comunicação rápida e certeira, enquanto a empolgação do evento ainda está presente em ambas as partes.

Como potencializar os resultados do networking em eventos

Não há como negar que a relação das pessoas com eventos tem mudado de maneira consistente. Se antes grandes atrações, como palestrantes de renome, constituíam o principal chamariz de um evento, hoje, a possibilidade de conhecer novas pessoas, estabelecendo contatos proveitosos, se prova uma das principais razões, senão a principal, pela qual as pessoas participam de eventos. O networking é um dos elementos estratégicos fundamentais na rota em busca do sucesso, e as pessoas buscam avidamente pela oportunidade de realizá-lo.

A relação entre networking e engajamento

Já se foi o tempo em que o número de inscritos era a principal métrica de sucesso de um evento. Nesse cenário, cada vez mais o engajamento se torna a palavra de ordem. No entanto, como métrica, o engajamento pode se desdobrar em uma série de conceitos abstratos demais para serem expressos em números. O importante é constatar que um desses conceitos é, justamente, o networking e, invariavelmente, o sucesso do seu evento estará, de alguma forma, atrelado a ele. Como organizador, é sua função propiciar e facilitar o networking entre os seus participantes. Os meios e as ferramentas são diversas, o importante é escolher as opções que melhor se adequam ao perfil do seu evento e aplicá-las estrategicamente.

Escolha as suas armas

Para ajudá-lo na sua empreitada de transformar o seu evento em uma plataforma propiciadora de networking, apresentamos o mini eBook “Potencializando o networking no seu evento“. Nele, conceituamos o que é networking, expondo seus propósitos, as boas práticas relativas à atividade, apresentando também ferramentas que poderão levar o networking no seu evento a um novo patamar. Além disso, também incluímos um checklist com atividades para você potencializar o seu próprio networking, podendo também ser compartilhada com os seus participantes!

O networking como atividade pré, durante e pós evento

Uma das maneiras mais poderosas para engajar as pessoas em torno do seu evento é incentivá-las a vivê-lo antes, durante e depois. Esse pode ser um grande desafio, felizmente, a tecnologia está aí para ajudar! Apresentamos no eBook o novo recurso de networking desenvolvido pela mobLee, integrado aos nossos aplicativos, construindo uma plataforma completa para que os seus participantes possam se integrar cada vez mais.

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Como você pode perceber, existem muitas formas de melhorar o networking em eventos. Tudo que você precisa fazer é se planejar, organizando as suas estratégias de abordagem de acordo com os seus objetivos e perfil do evento.

Quer saber mais sobre networking em eventos? Confira o nosso mini e-book e descubra como fazer um checklist eficiente para potencializar os seus contatos!


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