imagem com varios instrumentos representando uma oficina de workshop
Divulgação de eventos | 7 minutos de leitura

O que é Workshop e quais as etapas desse evento?

Workshop é uma reunião de pessoas para aprofundar os conhecimentos em um assunto. Veja aqui tudo sobre esse evento, até como organizar um!


Se você tem dúvida sobre o que é workshop e como funciona um workshop? Então está no lugar certo!

Aposto que você já está familiarizado com os nomes de diversos tipos de eventos. Convenções, seminários, feiras, congressos, roadshows, treinamentos, palestras, conferências e workshop são alguns deles.

Neste conteúdo, vamos falar sobre o que é um workshop e tirar todas as suas dúvidas – todas mesmo! – desse tipo de evento que têm conquistado cada vez mais interessados e reunido participantes de vários segmentos de mercado diferentes.

No fim, também vamos mostrar qual o passo a passo necessário para criar esse modelo de evento.

O que é workshop?

O workshop é um evento onde acontece uma reunião de pessoas interessadas em determinado assunto para aperfeiçoar técnicas por meio da explicação de palestrantes e de atividades práticas.

Quem também busca o que é workshop e como funciona pode se deparar com sua tradução literal para o português, que significa oficina. Mas, mesmo representado por essa palavra, esse tipo de evento também pode se entendido como um grupo de discussão com uma proposta um pouco mais interativa.

Como todo evento, ele possui uma estrutura predefinida e conta com a participação de um palestrante ou instrutor. Este, por sua vez, têm a função de apresentar o tema e orientar sobre os próximos passos do evento.

O que acontece em um workshop é essa entrega de informações relevantes que podem fazer toda a diferença para a rotina de trabalho do público presente durante o dia.

Qual a diferença de workshop para curso?

Vendo essa definição de workshop, sempre surge uma dúvida: qual a diferença de curso para workshop? Eles são a mesma coisa?

Mas a verdade é que não, cursos e workshops são formas diferentes para passar conhecimento. Uma diferença rápida de perceber está no tempo de duração de cada um.

Enquanto o workshop acontece na maioria dos casos em apenas 1 dia (vamos falar mais sobre a duração do workshop logo em seguida), um curso pode levar meses para ser concluído.

Lembrem-se que, nos workshops, os participantes têm a possibilidade de interagir de forma prática ou verbal, podendo dividir conhecimentos, esclarecer dúvidas e até mesmo trocar experiências com outras pessoas de forma rápida.

Na prática, esse evento também é diferente de uma palestra principalmente pelo foco que possui em passar um aprendizado mais direcionado e prático. Esse direcionamento faz toda a diferença para caracterizá-lo.

Como já foi dito anteriormente, são diversos os temas que podem ser apresentados em forma de workshop. Alguns tipos de workshop são:

  • Culinária;
  • Teatro;
  • Criatividade;
  • Escrita;
  • Marketing;
  • Fotografia;
  • Defesa pessoal;
  • e milhares de outras opções.

Aposto que, mesmo sem saber, você já participou de um desses!

Imagem de LM - post workshop-100

Por que devo participar de um workshop?

Ao escolher os eventos que podem te ajudar, seja para evoluir na carreira ou para adquirir um conhecimento inovador, sempre foque no workshop. Esse modelo de evento é ideal para alcançar grandes resultados.

Características como a facilidade para inscrição e até mesmo a agilidade em receber informações relevantes são um diferencial em relação a vários outros eventos.

Qual o tempo de duração de um workshop?

A resposta para essa pergunta é bem relativa já que depende muito do segmento e da proposta do workshop. Mas na média, o tempo de duração é de 6 até 8 horas, com pelo menos um período de intervalo para coffee break, oferecendo um momento de descontração e networking aos participantes.

Mas existem modelos que duram de 2 à 5 horas.

Com esse tempo médio de duração já é possível:

  • Passar todo o conteúdo proposto;
  • Manter a atenção do público;
  • Dar um intervalo para o público;
  • Promover a prática de atividades durante o tempo.

O que é um workshop empresarial?

Muitas pessoas também possuem a dúvida sobre o que é um workshop empresarial. Mas na prática, existe alguma diferença desse modelo para algum outro?

A verdade é que não existe diferenças. O único ponto que gera essa dúvida é o amplo uso dessa nomenclatura atualmente. Hoje em dia existe uma série de ações feitas para o meio empresarial, ajudando empreendedores e profissionais que querem conhecer novas estratégias de negócio.

Então já deve ter ficado claro as reais vantagens de garantir uma participação em workshops. Agora vamos entender quais as etapas que fazem parte da organização desse modelo de evento.

Como organizar um workshop passo a passo?

Cada evento tem sua finalidade e seu diferencial. Assim como alguns eventos são mais focados em aprendizados teóricos, outros optam por trazer o cenário do “fazer na prática”, que acaba aproximando os participantes em um cenário mais coletivo.

Exercícios pensados nesse aprendizado coletivo trazem ótimos resultados quando o propósito são workshops. Eles costumam ser realizados em apenas um dia. Essa característica os diferencia também dos congressos, por exemplo.

Seguindo o modelo organizacional dos workshops, há uma exposição inicial de conteúdo, seguida de uma discussão, de uma prática em grupos e uma etapa de conclusão prática.

Confira o texto sobre os principais tipos de eventos corporativos

Mas para quem quer organizar esse tipo de evento na prática, quais etapas precisam ser seguidas?

Aqui está o passo a passo completo para criar um workshop:

  1. Escolha do tema;
  2. Conhecer o público-alvo;
  3. Definir se o evento será pago ou gratuito;
  4. Escolher o local, data e horário;
  5. Pensar em uma boa estratégia de divulgação do evento workshop;
  6. Convidar e definir palestrantes e mediadores;
  7. Providenciar os materiais e equipamentos necessários;
  8. Receber bem o público no evento;
  9. Realizar um coffee break ou almoço;
  10. Enviar um email de pós-evento;
  11. Preparar e enviar os certificados aos participantes.

Antes da realização do evento confira se todos os itens acima receberam a devida atenção e estão prontos para que consiga fazer um evento perfeito.

Vantagens e desvantagens dos workshops

Entre as principais vantagens dos workshops, está a possibilidade de se aprofundar em um conteúdo de forma prática. A interação com outros participantes, devido a execução de tarefas em grupo, também chega a ser um ótimo diferencial.

Como trata-se de um evento interativo, o tempo parece passar mais rápido do que em uma palestra, por exemplo, onde uma única pessoas muitas vezes é responsável por compartilhar todo o conhecimento e os participantes permanecem, boa parte do tempo, apenas ouvindo.

Já quando falamos de desvantagens para os workshops, precisamos pensar logo que esse evento necessita de um lugar que comporte a execução das tarefas práticas solicitadas. Por isso, é importante pensar em locais que tragam a melhor estrutura para a realização do evento.

Por exemplo, se o seu workshop for relacionado a técnicas de plantio, certifique-se de que o local disponha de uma horta. Se o seu workshop for sobre fotografia, certifique-se se disponibilizar bons lugares para que os participantes fotografem.

Além disso, uma desvantagem para algumas pessoas é que muitas vezes os workshops tratam de conteúdos práticos. É por isso que abordar um público que já possui algum tipo de conhecimento sobre o assunto em questão pode não surtir o efeito esperado.

É claro que, assim como outros tipos de eventos, existem diversos níveis de aprendizado que podem ser transmitidos através dos workshops. Por isso é importante que o seu público-alvo esteja alinhado com o conteúdo que será disponibilizado no seu evento.

Quando você deve oferecer esse tipo de evento?

Ao optar por realizar um workshop, tenha em mente que esse tipo de evento trabalha com uma exposição de um assunto, possibilitando discussão entre os participantes.

A conclusão do evento tem como objetivo qualificar as pessoas para determinado processo (o que chega a ser um ponto positivo), enquanto outros eventos, como por exemplo congressos e simpósios, geralmente apresentam pesquisas e estudos científicos.

Os workshops podem também fazer parte de uma estrutura maior, onde é possível unir os benefícios de palestras, congressos e convenções para colocar tudo o que foi aprendido em prática.

Seja qual for a sua escolha, esteja preparado para ter uma boa estrutura de um workshop e entregar real valor aos participantes. Mas lembre-se sempre dos diferenciais que o workshop pode proporcionar.

Entendeu como funciona um workshop? Já sabe tudo sobre esse tipo de evento? Então que tal conhecer os detalhes que envolve cada um dos passos do evento? Clique no banner abaixo e acesse agora o nosso Manual do 1º Evento, um guia completo para realizar esse e qualquer tipo de evento com sucesso!

banner convidando para baixar o manual do primeiro evento


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!