Organização de eventos | 3 minutos de leitura

Conferência, Palestra ou Jornada: você sabe qual a diferença entre elas?

Descubra as principais diferenças e tudo sobre os eventos: conferência, palestra e jornada!


O termo evento por si só pode abranger diversos modelos diferentes de acontecimentos. Mas para que você possa mostrar um alto nível de relevância para o seu público-alvo, é muito importante que saiba o tipo de evento que vai oferecer aos participantes. E nesse sentido, é fundamental entender as diferenças entre conferência, palestra e jornada.

Quais as características específicas de cada um? Qual a melhor opção para alcançar determinado resultado? Vamos te ajudar a encontrar essas respostas e conhecer quais se relacionam melhor com os eventos corporativos ou científicos. Confira:

1. Conferência

Para entender como funciona um evento com característica de conferência, precisamos prestar bastante atenção na figura do conferencista. Isso porque ele ou ela será sempre uma autoridade no tema determinado para aquela conferência.

Podemos resumir então a conferência como uma grande reunião, geralmente de caráter técnico ou científico, com a presença de uma ou mais pessoas que tenham amplo conhecimento no assunto.

Elas podem ser realizadas de forma individual, atraindo a atenção de muitos profissionais da área que observam a conferência como um dos principais eventos a serem realizados na sua área. Mas ela também pode acontecer durante a abertura de um evento maior como um simpósio.

2. Palestra

A palestra se assemelha bastante com uma conferência. Sua principal diferença é que ela geralmente acontece dentro de outro evento maior, onde podem existir várias palestras realizadas ao mesmo tempo em salas ou espaços diferentes. Por essa característica, ela é apresentada para um público menor.

Mas a ideia é que tenha um palestrante que faça uma abordagem e apresentação sobre determinado assunto, que é baseado no tema geral para aquela edição. Elas podem ser feitas dentro de empresas também, assim como podem acontecer também no estilo de palestras motivacionais. Existe a abertura para perguntas do público no final da palestra.

Um exemplo claro para entender o funcionamento das palestras: no último dia 26 de Abril aconteceu em Florianópolis o Fórum de Marketing Digital 2018 promovido pelo Digitalks. Seu tema principal era falar das principais novidades e tendências do mercado digital, e com esse foco aconteceram algumas palestras diferentes. Veja algumas das principais:

  • A Era da experiência: os próximos passos do marketing na transformação digital dos negócios – Renato Sapiro
  • Como construir uma marca forte e amada – Denise Thomazotii
  • Neurociência no Marketing Digital: como ativar o cérebro do consumidor – Welington Sousa

Você pode saber mais sobre cada palestra acessando o nosso conteúdo especial feito pela Júlia Munhoz que conta tudo que aprendeu no Fórum de Marketing Digital, evento do Digitalks.

3. Jornada

Já a jornada se caracteriza pelo encontro de profissionais da mesma área para discutir assuntos de interesse geral. Ela costuma durar alguns dias e acontece de forma periódica ao longo de cada ano.

Os debates acontecem sempre em âmbito regional e os insights gerados durante os dias da jornada podem servir como planejamento e definição de tema para outros eventos de maior escala logo em sequência, como a conferência TEDx por exemplo.

Gostou de saber mais sobre a conferência, palestra e jornada? Entendeu melhor a diferença sobre cada um desses tipos de eventos? Mas é claro que existem vários estilos diferentes, e você pode saber mais sobre alguns outros modelos como workshop e simpósio. Até a próxima!


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!