imagem de um participante de eventos segurando um celular com seu aplicativo e funcionalidades na conferencia
Organização de eventos, Tecnologia em eventos | 6 minutos de leitura

Conferência: tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de evento

Descubra o que a tecnologia tem a ver com Conferências e esse tipo de evento


Assim como um workshop ou simpósio, uma conferência exige um alto nível de organização por parte dos responsáveis pela preparação do evento. E nesse sentido, é fundamental encontrar meios que ajudem nesse trabalho e que tragam resultados positivos ao final do evento.

É importante entender que a tecnologia pode ser implementada durante as conferências como uma forma de inovação e para trazer diversos benefícios aos participantes, como:

  • Possibilidade de networking;
  • Maiores chances de engajamento;
  • Acompanhamento de notícias do evento e programação em tempo real;
  • Possíveis dúvidas e dificuldades;
  • Curiosidades sobre o evento e demais participantes;
  • Informações sobre expositores e palestrantes.

Por isso, preparamos esse artigo para te ajudar a entender melhor como a tecnologia pode ser implementada durante uma conferência e quais os impactos ela pode gerar durante o evento. Confira:

Banner para acessar o case de sucesso do evento SingularityU

O que é uma conferência?

Por definição, uma conferência é uma reunião de pessoas para falar sobre ideias, problemas e inovações sobre determinado tema central. Ela se diferencia dos simpósios no mundo dos eventos, já que vai muito além dos temas relacionados a assuntos científicos ou acadêmicos.

O público presente na conferência geralmente já possui um entendimento ou atua profissionalmente no mercado relacionado ao tema proposto, e faz presença justamente para ter um aprofundamento sobre o assunto.

Durante uma conferência, você ouvirá de grandes nomes relacionados ao seu campo de atuação que passaram por muitos desafios no seu trabalho diário. Eles mostram como superaram com sucesso alguns dos obstáculos que você pode enfrentar e compartilham como fizeram na prática.

Por que devo participar de uma conferência?

Conferências despertam novos insights e renovam o entusiasmo sobre o trabalho que você faz. Muitas vezes, elas ajudam a resolver problemas que você não conseguiria sem ajuda.

Na conferência também é o momento de ampliar seu relacionamento com outros profissionais. Você pode conversar com outras pessoas diferentes e com visões diferentes sobre a mesma área.

Mas além de conhecer pessoas novas, você também pode fortalecer relações anteriores. marcar um encontro para fazer alguma refeição durante o evento é uma ótima forma de consolidar uma parceria.

Quais as principais conferências ao redor do mundo?

Para entender melhor o que são as conferências, vamos falar de alguns exemplos que são destaque no mundo:

TEDx

O modelo de conferência mais conhecido atualmente ao redor do mundo certamente é o TED (Tecnologia, Entretenimento e Design). Sua primeira edição foi idealizada pelo arquiteto Richard Saul Wurman e aconteceu nos EUA em 1984.

Desde então, a conferência que é caracterizada pelas palestras curtas com temas centrais tomou grandes proporções, até que em 2009 surgiu o formato TEDx. Diferentemente do TED, que é a grande conferência realizada todos os anos, os TEDx podem ser realizados em qualquer lugar.

Elas acontecem em um formato menor, organizada de modo independente, seguindo os pré-requisitos estabelecidos pelo evento. Essa popularização já permitiu que surgissem mais de 20 mil palestras ao redor do mundo.

2. Google I/O

O Google I/O é a conferência anual realizada pela Google voltada para o mercado de desenvolvimento, principalmente relacionado ao seu sistema operacional, o Android. Ela acontece desde 2008 na cidade de São Francisco, Califórnia.

Mas além de trazer novidades para que os desenvolvedores possam criar novos sistemas e apps, o Google I/O também faz a divulgação de inovações que vão chegar em breve ao grande público. Até por isso, essa é uma das conferências que possui uma grande audiência online.

Você pode conferir as novidades e tecnologias divulgadas na conferência de 2018 lendo o nosso conteúdo especial sobre o evento.

3. Data Driven Business (DDB)

O Data Driven Business, mais conhecido como DDB, é uma conferência que acontece no Brasil, na capital catarinense de Florianópolis, para os profissionais da área de Big Data. Ele busca mostrar aos participantes a importância de investir nesse mercado simplificar os negócios e conseguir mais resultados.

Confira no vídeo abaixo o que de melhor aconteceu na conferência de 2018 que contou com a participação de representes das grandes empresas desse mercado, como Microsoft, Linkedin e até mesmo o grande tenista brasileiro Gustavo Kuerten.

Qual a importância de utilizar tecnologia dentro das conferências?

Estamos vivendo em uma época onde a conexão com o meio digital precisa acontecer quase que 24 horas por dia, e isso não seria diferente durante uma conferência. As pessoas já utilizam seus smartphones como uma extensão de si mesmo, e por isso eles são a principal fonte de atenção do público durante um evento.

Pensando nessa realidade, se torna cada vez mais difícil manter toda a audiência focada na conferência em si. Mas para encontrar uma solução, é essencial utilizar tecnologias que serão importantes para permitir que toda essa conexão seja relacionada com o evento.

Na prática você pode aplicar essa ideia usando o aplicativo do evento, que trará toda essa interligação entre organizadores, participantes e até mesmo os palestrantes. Veja algumas das funcionalidades disponíveis com essa tecnologia:

Se quiser conhecer os resultados de um evento ao utilizar o aplicativo, acesso o nosso case de sucesso Conferência na Prática: tudo sobre o evento da Fundação Estudar.
Imagem de LM - aplicativo-100

Quais as principais tecnologias que podem ser usadas na conferência?

Confira algumas das mais importantes tecnologias que você precisa utilizar na conferência:

1. Venda de ingressos online

Para que uma conferência tenha sucesso de participação do público, é importante criar formas que facilitem a confirmação da presença no evento. E a melhor delas é utilizar uma plataforma que trabalha com a venda de ingressos online.

Além da comodidade de realizar a aquisição do ingresso para qualquer lugar, você pode acompanhar a evolução e o engajamento do público com o evento.

Venda ingressos online agora mesmo

2. Compartilhar conteúdo

Temos uma série de redes sociais que nos permitem fazer o compartilhamento de vários tipos de conteúdos diferentes pela internet. Mas durante uma conferência, é fundamental que os conteúdos produzidos durante o evento estejam disponíveis para que todos possam visualizar.

Por isso existe a necessidade de criar uma rede social própria para a conferência, com uma timeline única. Isso só é possível ao utilizar a tecnologia dos aplicativos, e ter um aplicativo para o evento é um dos pontos chave que precisa incluir na sua lista de investimentos para a conferência.

3. Networking

Hoje a oportunidade de realizar networking deve existir em qualquer tipo de evento, mas como faz parte da estratégia central de qualquer conferência, se torna fundamental que existam tecnologias que facilitem o contato e a troca de experiências entre os participantes.

Uma das principais que vem chamando a atenção no mercado de eventos é o Matchmaking, que permite realizar contatos durante as conferências com as pessoas que possuem afinidade de interesses entre si. A ferramenta funciona junto do aplicativo disponível para o evento.

Ler mais sobre o Tinder para Eventos

Viu como é importante implementar a tecnologia nas conferências para gerar resultados diferenciados para o seu público? Um dos modelos que mais chamam a atenção certamente é o do TEDx. Então veja agora o conteúdo especial que preparamos sobre o modelo TEDx.


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!