Entre os dias 08 e 10 de maio aconteceu a conferência Google I/O 2018, evento realizado anualmente pela Google desde 2008 voltado principalmente para programadores e desenvolvedores, que podem conhecer as novidades disponíveis para a criação de novos sistemas e aplicativos.
Mas o evento também traz algumas revelações tecnológicas de produtos ou serviços da empresa que chegam ao grande público. São sobre essas principais novidades que vão impactar no nosso dia a dia e também no mercado de eventos que vamos te mostrar agora.
1. Google Assistant com maior naturalidade + Google Duplex
O foco do evento Google I/O 2018 foi a inteligência artificial, e por isso uma das novas tecnologias apresentadas que mais impactaram o público ao redor do mundo foi o Google Duplex.
Na apresentação durante o evento, vimos que com essa funcionalidade o Google Assistant vai muito além das tarefas convencionais que já realiza. Agora é possível que ele mesmo realize ligações telefônicas automáticas, como a marcação de um horário em um salão de beleza. Veja o vídeo de exemplo exibido durante o Google I/O:
Foram reveladas ainda outras melhorias no Google Assistant. Agora é permitido que você faça mais de uma solicitação em uma única frase que mesmo assim a inteligência artificial vai entender.
Outra novidade é que o Google Assistente possui 6 novas vozes, inicialmente apenas em inglês, ganhando suas primeiras versões masculinas. Essa mudança permite também que sejam usadas vozes diferenciadas para responder mensagens de pessoas diferentes.
2. Google Maps com realidade aumentada
A realidade aumentada estará cada vez mais presente no nosso dia a dia. Depois do sucesso que o game Pokémon Go teve em 2016, se tornando uma febre mundial, agora o recurso aparecerá de forma muito mais avançada no Google Maps.
A atualização apresentada no Google I/O mostra que será possível ativar sua câmera juntamente do Google Maps para ver a localização que está no momento, setas indicativas do caminho que quer seguir e até mesmo informações de estabelecimentos próximos com suas respectivas avaliações, tudo isso usando indicações virtuais projetadas nas imagens.
Essa nova forma de ampliar as ações entre o mundo real com o virtual vai certamente impactar no mercado de eventos, que em breve poderá contar com funcionalidades parecidas.
3. Google News chega para oferecer conteúdo personalizado
Durante o Google I/O também foi apresentado o Google News, novo aplicativo de notícias que promete combater as fake news e também possibilita a personalização dos conteúdos que aparecem para cada usuário.
Ele inicia com uma timeline mostrando uma seleção especial feita pelo histórico de navegação e informações sobre interesses pessoais. Um detalhe interessante são os cards interativos, que podem ter resumos, imagens e até vídeos de cada notícia.
Mas você sabia que já pode ter uma timeline própria através do seu aplicativo para eventos? Graças ao Engage, ferramenta desenvolvida pela mobLee, você gera engajamento do público e consegue ter em tempo real todas as novidades que estão surgindo ao longo do evento, compartilhadas pelos próprios participantes.
Confira tudo sobre tecnologia para eventos
Gostou de saber sobre todas essas inovações apresentadas no Google I/O? Aproveita então para ler nosso artigo sobre as novidades tecnológicas que já são tendência na organização de um evento.
Um profissional das palavras amante de Tecnologia, Internet, Marketing de Conteúdo e tudo que envolve o mercado de eventos. Produzindo conteúdos para educar o mercado com base na experiência dos eventos que participo ao longo dos anos, como feiras, congressos e eventos corporativos.