Os pilares que sustentam esse modelo de evento é a capacidade de compartilhar ideias e inspirar pessoas — foi esse ideal que levou as TEDTalks, originadas na Califórnia, a se tornarem um modelo de conferência tão difundido ao redor do mundo.
Hoje, as conferências podem ser organizadas a nível regional para reunir profissionais, empresários, entusiastas e idealizadores. Em apenas 18 minutos, o palestrante compartilha suas ideias e expõe algo completamente novo para engajar seu público.
Provavelmente, você já teve contato com algum vídeo do TED, não é mesmo? Então, vamos entender melhor o que é, as diferenças em relação ao TEDx, como surgiu e como podemos realizar uma conferência nesse modelo. Boa leitura!
O que é TED, afinal?
Apesar de abranger alguns assuntos, como política, políticas públicas, educação, comunicação, saúde, entre outros, TED significa Tecnologia, Entretenimento e Design. Esses foram os assuntos centrais da primeira conferência, que aconteceu nos Estados Unidos em 1984, e que carrega o nome até hoje.
TED é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de compartilhar ideias por meio das talks, ou, em português, conversas. As talks são um modelo de palestras mais curtas e eficazes para chamar a atenção para um único tópico.
O arquiteto Richard Saul Wurman, fundador do TED, desenvolveu esse modo de palestras, organizadas em conferências, como uma forma de trazer a essência de cada ideia objetivamente e com o intuito de ser aplicável no dia a dia. Essa técnica confere um ambiente mais informal e propício ao networking, como também protagoniza tanto o palestrante quanto o telespectador.
Desde 2002, a Fundação Sapling está no comando da organização. Com isso, os temas se tornaram mais abrangentes e as TEDTalks passaram a ser difundidas também pela web — por meio do canal no YouTube.
Nesse contexto, surge uma maior segmentação das conferências no modelo TED, como TEDWoman, TEDED (Education), TEDYouth, entre outras.
Qual a diferença de TED e TEDx?
Então, como já pudemos ver, TED é a organização. E o que seria a TEDx?
TEDx se refere ao programa que auxilia voluntários a organizarem o seu próprio evento local e independente, que tenha o intuito de compartilhar ideias e inspirar pessoas de forma regional no modelo de conferência TED.
O programa foi formado com o objetivo de tornar as conferências TED mais acessíveis, já que as oficiais geralmente acontecem no Canadá ou nos EUA.
Fundado em 2009, até hoje, o TEDx é responsável por compartilhar mais de 20 mil ideias ao redor do mundo em cerca de 3.600 eventos. Mas atenção! Para realizar uma TEDx, é necessário seguir todos os pré-requisitos estabelecidos pela organização e receber sua licença previamente.
Quais as dicas para organizar o seu TEDx?
Familiarize-se com o formato do evento
Nossa primeira dica é: conheça muito bem as regras do TEDx antes de organizar o seu evento. É necessário ser voluntário e preencher os pré-requisitos da organização, que podem ser acessados pelo site.
O primeiro item destacado pelo TED é que, para organizar uma TEDx, o objetivo deve ser trazer informações multidisciplinares que busquem alguma mudança ou atitude nos participantes da comunidade local. Até mesmo um guia para escolher o nome do evento deve ser seguido.
Leia todas as informações e fique por dentro para saber se está apto a organizar uma conferência TEDx!
Tenha uma equipe preparada
Para obter a licença, é necessário ser voluntário. Não há problema em ser patrocinador ou ter patrocinadores, entretanto, essa equipe não deve buscar retorno financeiro. O intuito das conferências TEDx não é gerar lucro!
Portanto, não é permitido realizar propagandas, como exibições de vídeos de patrocinadores ou utilização do evento como forma de promoção de alguma marca. Assim, busque pessoas engajadas que queiram conhecimento e inspiração como retorno.
Escolha um tema interessante para sua comunidade
O tema escolhido deve ser de interesse da comunidade e buscar novas atitudes nos participantes escolhidos por vocês.
Geralmente, o evento é organizado buscando nichos específicos, como assuntos para mulheres, de tecnologia ou educacionais. No entanto, você pode criar um evento voltado para a sua localidade e abranger vários temas com palestrantes que agreguem aos seus participantes em diferentes áreas do conhecimento.
Determine a duração do evento
Apesar de o evento oficial contar com 5 dias de conferência e cerca de 30 palestrantes por dia, o seu evento local pelo TEDx deve ser um formato bem reduzido.
O máximo permitido pelo TED é uma conferência de um dia. Portanto, selecione sua programação e veja quantos palestrantes (com, no máximo, 18 minutos para cada!) podem ser agregados ao seu evento.
Escolha os palestrantes e os vídeos a serem exibidos
Em sua programação, existe um vídeo produzido pelo TED que deve ser exibido obrigatoriamente no início do evento. O intuito de mostrá-lo é difundir os objetivos da conferência de forma assertiva para quem participa.
Além disso, você deve intercalar os palestrantes de assuntos diversos com vídeos disponíveis no ted.com. Geralmente, 25% do evento é reservado aos vídeos da organização.
Ademais, é de responsabilidade dos organizadores o convite aos palestrantes. Não existe nenhum tipo de pagamento — além do reconhecimento! — para eles. As palestras também devem ser gravadas e fornecidas à organização TED após a conferência.
Garanta o número certo de participantes
O evento não deve exceder o número de 100 participantes pagando até 100 dólares por ingresso. Como geralmente existe um maior número de interessados, é de responsabilidade do organizador eleger o público que melhor o atende.
A licença para organizar um evento maior que isso só é concedida a pessoas que participaram de alguma conferência oficial do TED.
Conheça todas as restrições antes de se aplicar
Por fim, o site explica cada detalhe que precisa de atenção em um evento TEDx: as regras, a licença, a programação, os palestrantes, os patrocinadores, a divulgação em redes sociais, a assessoria de imprensa e os serviços de foto e vídeo.
Antes de pedir a sua licença com tema e nome já estabelecidos, leia atentamente todas as regras no site TEDx.
O modelo de conferência TED já contou com os maiores palestrantes da história, empresários e artistas renomados, como Bill Gates (Microsoft), Steve Jobs (Apple), Sara Sandberg (Facebook), Bono Vox (vocalista do U2), entre outros.
Agora, é o seu momento de utilizar o TEDx como uma ferramenta para fomentar ideias inovadoras na sua localidade e trazer palestrantes que inspirem os seus participantes.
No nosso outro artigo, você pode conferir quais as tendências para eventos corporativos. Modelos inovadores e atrativos são essenciais para garantir o sucesso da sua estratégia!
Oi! Sou Jubs, adoro eventos, marketing, tecnologia e design. Estou aqui para compartilhar minha experiência para ajudar organizadores de eventos e profissionais de marketing com dicas para organizar eventos, aproveitar ao máximo a tecnologia e criar experiências incríveis no mundo real.