Você sabe o que workshop, curso, simpósio e palestra têm em comum? Eles podem ser eventos decisivos para fortalecer sua marca, se tornar referência pelo know-how e, ainda, atrair participantes interessados em conhecer mais sobre sua empresa.
Eventos científicos são oportunidades de reunir, em um mesmo espaço e ao mesmo tempo, valores profissionais das mais diversas áreas. São eventos que têm como foco a partilha de conhecimento e até mesmo demonstrações de avanços tecnológicos. Não à toa são tão bem-vistos por empresas e participantes.Uma das características mais positivas desses eventos é o fato de que as experiências compartilhadas ali podem continuar após o evento em forma de artigos científicos, cursos voltados para assuntos que foram discutidos durante os dias de evento, fortalecimento da marca e, até mesmo, por meio do networking feito ao longo dos dias de evento.
Quer saber por que é tão importante investir nessa área? Então, continue a leitura e conheça os principais tipos de eventos científicos e entenda a diferença entre eles!
1. Workshop
No sentido literal da palavra, workshop significa oficina. Ou seja, o principal objetivo é oferecer um espaço para que os participantes de determinado evento tenham a oportunidade de colocar a mão na massa e aprender de um jeito prático a aplicar os conhecimentos aprendidos.
Workshops oferecem a possibilidade de reunir grupos de pessoas para discutir sobre determinado tema e, a partir daí, seguir para a parte prática. Com a participação de um palestrante ou instrutor especializado na temática abordada, os participantes podem aprender além da teoria, o que não acontece em muitos outros eventos.
Workshops são ótimas oportunidades para trocar experiências e aprender com quem já tem conhecimento a respeito do assunto. É mais fácil absorver conhecimento por meio de conversas e interações.
Um dos aspectos que diferencia o workshop de outros tipos de eventos é sua duração. Ele geralmente dura algumas horas e é restrito a apenas um dia, o que permite máxima imersão sem precisar dedicar muito tempo ao evento.
É interessante pensar na organização do workshop dentro do espaço da empresa. Dessa maneira, é possível alcançar o maior número de funcionários sem exigir o deslocamento para outro local. Um ambiente familiar também incentiva as pessoas a se envolverem com o evento e a se sentirem dispostas a participar da parte prática.
2. Curso
Cursos são alguns dos recursos mais utilizados por diversas empresas que têm como objetivo profissionalizar seus funcionários ou, até mesmo, fortalecer sua marca por meio da propagação de conhecimento especializado. Os cursos podem ser tanto presenciais quanto a distância, por meio de plataformas online.
O curso é uma estratégia muito utilizada por empresas para poder aperfeiçoar o trabalho de seus funcionários em determinado segmento, o que é ótimo tanto para a empresa quanto para seus profissionais, que se sentirão mais capazes e valorizarão ainda mais o ambiente de trabalho.
Além dos cursos básicos, voltados para capacitar pessoas com pouca experiência em determinado assunto, existem os cursos de especialização, extremamente bem-vistos pelos funcionários e muito eficazes no fortalecimento da marca e de seu know-how.
O curso a distância também é um recurso muito eficiente e pode ser muito benéfico tanto para quem oferece o conteúdo, quanto para quem tem acesso a ele. Isso porque ele reduz custos de logística e deslocamento, oferece disponibilidade e autonomia, e tem maior alcance.
3. Simpósio
O simpósio é um evento que necessita de uma grande infraestrutura e tem duração maior que palestras e workshops, por exemplo. Ele é caracterizado por englobar outros eventos e um grande número de pessoas. Em um simpósio é possível oferecer workshops e oficinas práticas, além de contar com palestras dos seus expositores.
Um simpósio conta com diversos expositores que tem como objetivo mostrar as novidades de determinada área para o público geral e para outros expositores do ramo, além de buscar a interação entre profissionais do mesmo meio.
Esse evento, geralmente, tem foco em temáticas de cunho científico, como tecnologia e medicina, por exemplo. É um incentivo ao debate de profissionais especializados e tem como objetivo fomentar discussões.
O simpósio oferece a oportunidade da troca de experiências e conhecimento por parte dos expositores. É um momento de compartilhar ideias, teorias e avanços tecnológicos em determinada área. Por isso, é um evento voltado para um público mais especializado.
Entretanto, também é um evento interessante para o público geral que pode ter acesso a esses expositores e ter a chance, inclusive, de um contato maior, ampliando seu networking e ficando por dentro das novidades de determinado segmento.
O simpósio exige uma estrutura melhor, consequentemente, um espaço com mais capacidade para acolher um maior número de expositores convidados, a quantidade de pessoas que têm interesse em participar do evento e a estrutura exigida para o acontecimento das atividades e debates planejados.
4. Palestra
Dentro dos conceitos mencionados neste post, a palestra é, possivelmente, o mais comum de todos. Diversas instituições optam por oferecer palestras para seus funcionários ou contribuintes porque elas permitem que o público tenha contato com pessoas de renome na área em que atuam.
É uma maneira de incentivar o público, dando exemplos de pessoas que se destacaram no ramo e oferecer o contato com profissionais qualificados que têm muito a compartilhar, mesmo que seja durante um curto intervalo de tempo.
As palestras também podem ter o foco no desenvolvimento pessoal. Uma empresa de tecnologia pode contratar um palestrante para falar sobre mindfulness, por exemplo. É uma forma de oferecer conteúdo de qualidade e, ao mesmo tempo, contribuir de forma positiva para o crescimento pessoal dos participantes, o que pode aumentar a produtividade do funcionário, dando retorno para a empresa.
Ela também se caracteriza pela objetividade ao tratar de determinado tema. Por ter certa restrição de tempo, o palestrante não se aprofunda demais para não perder a atenção do público e para não tornar o assunto maçante. Clareza e precisão devem ser o foco do palestrante para que o conteúdo possa ser compreendido de maneira rápida e eficiente. Dê uma olhada em nosso artigo com 4 dicas para melhorar apresentação dos palestrantes nos seus eventos.
A palestra não tem muita restrição de espaço, não precisa de uma estrutura muito equipada para poder ser realizada, o que é uma vantagem, principalmente para empresas de pequeno porte e eventos que não podem contar com uma logística muito elaborada. Ela pode ser feita tanto em auditórios e teatros, quanto em salas de aula e escritórios, caso o público seja mais restrito.
É necessário, apenas, oferecer um ambiente propício para o diálogo, que ofereça conforto para os participantes e ferramentas para que o palestrante seja ouvido com clareza e possa ilustrar o que está sendo dito, seja por meio de apresentações em PowerPoint ou apostilas com informações.
Viu como eventos científicos podem ser muito positivos para a sua empresa? Isso pode ser percebido no fortalecimento da marca, no desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários e, inclusive, no número de participantes envolvidos com a sua empresa.
Agora que você já sabe as diferenças entre workshop, curso, simpósio e palestra, entenda melhor o que é um workshop e suas particularidades!
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