imagem de um organizador de evento fechando negocio com um expositor para sua feira
Organização de eventos | 6 minutos de leitura

Expositores para eventos e feiras de negócios: veja como atrair os melhores

Está organizando um evento? Procurando por expositores na sua feira de negócios? Dá uma olhada nas três dicas que preparamos para te ajudar nessa tarefa!


Em meio à competitividade entre marcas e à exigência de clientes por serviços cada vez melhores, as feiras de negócio são um aprendizado direto. E para que esse modelo de evento seja um sucesso, é importante ter os expositores certos para encantar o público participante.

Mas é nesse ponto que surge o primeiro problema para os organizadores de eventos: como conseguir atrair os melhores expositores para o evento?

Pensando em acabar de vez com essa dúvida, preparamos um post completo com 3 dicas valiosas que vão te ajudar a atrair os melhores expositores para o seu evento. Saiba como mostrar aos empreendedores que feiras podem fazer a diferença para seu sucesso, atraindo ainda mais expositores para os seus eventos.

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O que faz a diferença na hora de captar os melhores expositores para o meu evento?

Quem possui um negócio próprio, ou empreende em uma rede de franquias, sente na pele a concorrência do mercado, cada vez mais acirrada. Muitos são os motivos para que essa concorrência aumente. Hoje, uma startup organizada e inovadora pode tirar espaço de uma empresa já bem estabelecida no mercado.

A competição acaba ficando entre empresas que apostam na tecnologia, modernizando não apenas seus processos de produção, mas também sua comunicação e posicionamento no mercado. Ganha quem agrada mais o consumidor.

Entender seus desejos é encontrar diferenciais que, em uma experiência de compra, oferecem vantagens que vão além do produto propriamente dito. Uma marca que proporciona um bom atendimento, por exemplo, está à frente de outra que produz algo semelhante, mas que peca no contato com o cliente.

Qual a melhor maneira que um empreendedor tem para ficar por dentro das tendências do mercado e para conhecer seu público-alvo? Certamente, pesquisando a respeito de seus concorrentes, interagindo com negócios de sucesso e se aproximando de seus consumidores.

Oportunidades por trás das feiras de negócios

As chamadas feiras de negócio são oportunidades que possibilitam, aos expositores, tudo isso. São eventos que têm o potencial de abrir a mente de empreendedores, pois estão entrando em contato com o novo.

Entretanto, para alguns, feiras podem parecer uma estratégia antiquada de divulgação. Para outros, elas não são relevantes o suficiente nem para serem consideradas. Então preparamos este post pensando na organização desse importante modelo de eventos.

O que fazer para chamar a atenção de empreendedores e garantir expositores para feiras de negócio? Como proporcionar um espaço vantajoso para marcas de todos os segmentos de mercado? Confira as nossas dicas:

1. Priorizar a possibilidade de networking e interação

Uma das mais aparentes vantagens que um empreendedor tem ao ser expositor de uma feira de negócios é o contato direto com outros expositores. Sejam eles concorrentes, ou sejam de outros segmentos de mercado, poder observar e conversar com profissionais que empreendem é sempre um aprendizado muito grande. Isso também significa ampliar a lista de contatos profissionais interessantes.

O chamado networking sempre existiu e sempre existirá, mas em meio à competitividade, fortalecer relações com outros empreendedores é um plus para quem quer ficar por dentro das maiores tendências do mercado.

Conseguir novos contatos através de networking também é extremamente útil para a solução de eventuais problemas da empresa e para a melhora de alguns serviços, como a homologação de fornecedores em franquias.

Porém, para que o networking aconteça da melhor forma para os expositores, é responsabilidade da organização do evento fazer com que ele seja fluido. E isso começa desde a escolha do local da feira. De nada adianta realizá-la em um pavilhão onde os expositores não terão acesso fácil a empreendedores possivelmente interessantes ao seu negócio.

A escolha do local para eventos é fundamental para os resultados!

Locais que exijam a instalação de stands apertados e com pouca acessibilidade entre stands mais distantes uns dos outros podem ser limitados para o expositor que quer aproveitar a feira para conhecer possíveis parceiros.

Por isso, a boa escolha do local do evento é fundamental, bem como a determinação bem planejada dos locais de instalação de cada expositor. Apostar em um checklist para checagem de itens e em ferramentas de localização para os participantes, como mapas no aplicativo do evento, também é sempre útil. A organização deve incentivar a interação dos empreendedores de todas as formas possíveis.

2. Dando espaço a empresas para se conectarem com grandes públicos

O contato com consumidores como expositores das feiras também é um diferencial desses eventos e deve ser utilizado como chamativo para todo tipo de empresa. Isso porque nas feiras, clientes e potenciais consumidores terão a chance de esclarecer dúvidas e deixar sugestões diretamente para profissionais importantes da marca que expõe.

Por outro lado, a empresa também tem a chance de fazer pesquisas diretas e de conhecer ainda mais seu público-alvo e suas necessidades.

Para que a ideia seja ainda mais atraente para possíveis expositores, a organização da feira pode preparar um local de apresentações de expositores para públicos maiores. Nesses espaços, produtos novos podem aparecer em primeira mão para possíveis clientes, os quais têm a chance de deixarem seu feedback.

Apresentações em feiras de negócio são como um tira gosto para empreendedores que ainda estão em dúvida sobre futuros lançamentos de sua marca.

Antes do evento começar, é interessante que a organização proporcione aos expositores o direito de uso do espaço, bem como a programação completa para que fiquem antenados nos novos lançamentos da concorrência.

3. Proporcionando aprendizado com showcases e palestras

Por último, algo que exige infraestrutura e tempo, mas que é com certeza um chamativo interessante para qualquer empresa participar de uma feira de negócios.

Muitas das grandes feiras também funcionam como uma espécie de convenção, ao terem um local destinado a palestras e showcases de profissionais bem-sucedidos do mercado. Esse tipo de atividade é muito rico em aprendizado para todo empreendedor, pois acaba sendo um referencial de gestão de sucesso.

Portanto, chamar palestrantes qualificados e conhecidos para uma feira de negócio sempre é um fator de interesse a mais para aqueles empreendedores que estão em dúvida se participam ou não. Mesmo se participarem como visitantes, terão o contato com o evento, entendendo seu potencial de exposição para seu negócio e de networking.

Caso você esteja pensando em organizar sua primeira feira de negócios, ou já faz parte de uma equipe de organização que está buscando por novidades, parta destas três dicas e use sua criatividade!

A partir disso, crie o próprio ambiente para um evento que com certeza será escolhido pelas melhores empresas – e que será muito bem frequentado por todos os tipos de público.

Para te ajudar além da fase de captação de expositores, preparamos um material completo que ensina a trabalhar com sucesso todas as etapas que envolvem a produção de um evento. Esse é o papal do Manual do 1º Evento! Então vai perder essa chance? Baixe agora mesmo e comece a organizar seu próximo evento seguindo os passos certos!

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*Este post foi escrito pela Central do Franqueado.


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