imagem de um palestrante segurando um megafone
Organização de eventos | 5 minutos de leitura

Palestrantes: aprenda a falar com os participantes do seu evento

Com dificuldades de falar em público? Confira nossas 12 dicas!


Sabia que saber falar em público nunca foi tão importante como agora? No momento em que a economia dá alguns passos de retomada, oportunidades surgem e é preciso estar bem preparado (a) para não deixar escapar a sua.

A oratória está no topo das principais habilidxades mais importantes dos profissionais na atualidade. E para estar de frente para uma plateia, com uma apresentação incrível, uma ideia sensacional, é preciso saber falar com esse público, de fato.

Ler mais sobre técnicas de oratória

É sério! Se você acha que sabe falar com o público ou é só chegar diante dele e “ligar o improvisômetro”, pense bem.

Para ser “boa ou bom de conversa”, é preciso desenvolver a sensibilidade à reação das pessoas.

Tom de voz, variações de ênfase nas palavras e outras técnicas simples já exercem um impacto enorme durante para falar bem em público e instigar que o público perceba seu conteúdo de forma diferente. E, com isso, você se eleva a outro patamar, muito superior a profissionais, digamos “medianos” no assunto.

Antes de encarar o público em um evento, palestra, concentre-se em como você está empolgado para compartilhar sua paixão. Comece fazendo contato visual, seguido por um sorriso sincero. Digamos que é a primeira conexão.

Então, separei para vocês algumas dicas mais táticas:

Encare do celular

Seja caloroso, seja realista, seja você, mesmo diante de distrações como o celular.

Vale falar de política?

Evite falar sobre política a qualquer custo. Política gera divisões e você quer sua plateia unida e atenta.

Seja vulnerável

Admitir que seus erros e inseguranças podem envolver seu público em um nível pessoal.

Humor

Se o humor não é seu ponto forte, talvez seja melhor se prender apenas àquilo que sabe fazer.

Deixe seu ego de lado

Use a auto-depreciação cuidadosamente para atrair sua audiência. Seu ego pode interferir em sua habilidade de se conectar com seus ouvintes.

Storytelling

Contar histórias é também uma ótima ferramenta para se conectar com sua audiência, mas tenha certeza que você está contando uma história autêntica – evite copiar o estilo ou a história de outras pessoas. Diferente das explicações desafiadoras e dos argumentos complexos, todo mundo se identifica com histórias. Elas possuem uma estrutura linear simples, tornando fácil para qualquer um acompanhá-la. Para contar uma boa história, crie um personagem que gere empatia em seu público.

Mas tome cuidado para não contar histórias pessoais que não representam nada para seu público. A história precisa se conectar à sua linha do tempo e precisa ser verdadeira. Uma parábola é outra boa dica para criar uma outra versão de história com lições valiosas.

Saber mais sobre Storytelling em Eventos

Persuasão

É a habilidade de mostrar a alguém um novo ponto de vista, uma nova ideia ou uma nova crença. Existem quatro maneiras de prender a atenção do público imediatamente: utilize uma declaração dramática, aguce a curiosidade do público, mostre uma imagem convincente ou ofereça a eles uma amostra da sua palestra sem entregar tudo. Essas coisas farão com que sua audiência espere por suas próximas palavras.

Efeitos visuais

Não são necessários e devem ser utilizados com cautela. Muitas grandes palestras foram dadas sem qualquer efeito visual. Durante essas palestras, a conexão entre o palestrante e o público é suficiente para passar a mensagem, e slides ruins algumas vezes podem atrapalhar essa conexão. Lembre-se: é melhor não ter slides do que ter slides ruins. Para criar uma apresentação de impacto, bons elementos visuais são ótimas ferramentas para sua palestra, quando bem feitos. Algumas vezes, mostram coisas que podem ser difíceis de explicar. Se existem muitos conceitos, você pode ligá-los usando um slide para cada ideia. Isso pode ser muito mais eficaz do que apenas um slide complexo que precisa de longas explicações.

Melhore a apresentação dos seus palestrantes

Vídeos

Mantenha os vídeos curtos – o ideal é que tenham menos de 30 segundos. Os clipes são bons para explicar coisas que não podem ser explicadas com imagens. Evite utilizar efeitos de transição entre os slides, a menos que sejam cortes instantâneos. Tenha certeza de que você carrega um backup de sua apresentação em um pen drive e um backup separado de seu vídeo. Utilize apenas imagens, vídeos e músicas com as licenças de direitos autorais checadas.

Cogite também realizar um webinar! Clique para saber o que é e como realizar eventos online.

Pratique antes

É importante definir sua maneira de palestrar, preparar-se com antecedência e praticar o máximo que puder, usando exatamente as mesmas ferramentas que usará no palco. Você quer prender e inspirar seu público, falar com significado, enfatizar as palavras importantes e as frases. Mantenha uma pose confiante e permita que suas mãos e braços deem ênfase às suas palavras quando for apropriado. Descubra o que funciona para você e pratique inúmeras vezes.

Revele algo

A revelação é uma ação que apresenta ao público uma nova ideia. Uma apresentação pode ser baseada na revelação de uma sucessão de imagens e momentos. Essas imagens devem surpreender o público. Como sempre, você deve usar sua linha do tempo com todas as suas imagens. É ela que une as figuras. Seja cuidadoso para não utilizar imagens ou linguagens muito difíceis para a compreensão do público.

Compartilhe um sonho

Compartilhar um sonho é um excelente exemplo de revelação. O discurso de Martin Luther King chamado ‘Eu tenho um sonho’, continua a inspirar muitos ouvintes até os dias de hoje. Usar sua paixão e sua linguagem para desenvolver uma visão do seu sonho, pode levar o público a tomar atitude e simpatizar com sua causa. Quando for compartilhar seu sonho, tenha certeza de pintar uma figura ousada do futuro alternativo que você deseja, fazendo de uma maneira que leve outras pessoas a desejarem esse futuro. Seja claro quanto ao motivo pelo qual seu sonho é valioso. Compartilhe pensamentos que foquem nos valores humanos e não apenas em tecnologias inovadoras.


* Rodrigo Moreira, fonoaudiólogo e especialista em oratória. Professor do curso online Speaker: fale bem em público, da aprendeai.com.


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!