imagem de um homem correndo de um relógio, do tempo
Cases de Sucesso de eventos | 4 minutos de leitura

Os primeiros seis meses de uma startup investida

Está curioso para saber como são os primeiros seis meses de investimento em uma startup? Nós contamos pra você!


Quando me pediram para escrever no blog eu estava fechando o mês, entregando relatórios e pensei comigo mesma sobre o que exatamente vou escrever? Quando vou ter tempo? E quando penso assim, logo vem a resposta: Tempo se cria, mas é difícil. E é sobre isso que eu gostaria de falar aqui.

Entrei na mobLee em 2012 para organizar a área financeira. Para quem é da área, sabe que em pequenas empresas a pessoa que cuida do financeiro é a mesma que fecha a folha de pagamento, paga as contas, faz a conciliação, cobrança, conversa com contador, gerente do banco, planeja, cuida, contrata e ainda faz compras.

Então, essa fui eu até início de 2016 quando me disseram: se prepara que vamos crescer. Ahhhh ok! Crescer para qualquer empresa é dar um passo de cada vez. Mas para uma startup é da noite para o dia, e você tem que estar preparado para isso, suas planilhas de excel ficaram pequenas e você tem que se adaptar.

Comecei uma busca incessante por softwares de ERP que atendessem ao crescimento da mobLee e aos meus relatórios. Gente, vocês não tem ideia da quantidade existente no mercado e como é difícil encontrar um melhor que as suas planilhas. Isso me levou muito tempo e por isso que hoje eu digo: se você trabalha em uma startup, invista num ERP desde início.

Passando pela Due Diligence

Quando se está sendo investido, um dos principais processos é a Due Diligence. Em português: uma bela auditoria em tudo aquilo que você já fez: contábil, trabalhista, societário, contratos e por aí vai… É nessa hora que você vê o valor de ter tudo organizado, a importância e o significado de implementar a boa prática na sua gestão.

O frio na barriga aparece quando você percebe que tem pouco tempo para preparar sua área. Já estávamos em dezembro 2016, vendas aumentando, 13º salário, novas contratações, budget 2017, enfim, você precisa urgente contratar uma pessoa, uma não, várias.

Contratando mobLindos

A partir do dia em que os sócios assinaram o contrato com a Bzplan, todos sabiam que para acelerar, precisaríamos de mais pessoas.

Uma das primeiras vagas a serem preenchidas foi a de Gestão de Talentos, ocupada pela nossa querida Aline Araújo. Precisávamos muito dela, afinal, entrar em 2017 com 16 pessoas e em 6 meses estar com um time de quase 50 pessoas não seria fácil.

Com novos mobLindos começando da noite para o dia, confesso que faltou planejamento. Isso mesmo, a burocracia que leva entre assinar contrato, alterar os dados cadastrais e liberarem os créditos no banco, atrasou meu processo e eu não contava com isso.

Existe muito trabalho por trás de cada mobLindo que entra na empresa quando se esta acelerando. Você não tem mesa, computador, cadeira, fones de ouvido, logins de acesso e senhas, sem contar a falta de espaço! Agora, imagina vários mobLindos surgindo todos os dias, cada vez mais rápido?

Foi um mês intenso, banco no lugar de cadeiras, mesas sendo divididas, mas todos com uma expectativa de como seria e para onde iríamos. Saímos de uma sala de 90m² para um andar inteiro 5 vezes maior, com mais conforto, cadeiras e notebooks novinhos chegando. Esse é o espirito da mobLee, não importa onde estamos, fazemos o jogo acontecer, pois todos jogam o jogo.

Saindo do Operacional

Me lembro do Rodrigo Ventura, um dos sócios da Bzplan falando em uma das reuniões que o negócio é: contrate devagar, demita rápido. Eu errei em minha primeira contratação, mas com o olhar da Aline (GT) e do André Rodrigues (CEO) conseguimos reverter e melhorar os atributos da futura novinha. Então, minha segunda dica aqui é: contrate alguém da área contábil. Como gestora, você precisa sair do operacional e seguir no estratégico.

Outra dica é fazer essa contratação antes do investimento, porque leva tempo para treinar e no meio da aceleração, às vezes é preciso se auto inventar o tempo todo. Afinal, quebrar conceitos, vivências e estar aberto ao novo leva tempo e o seu caixa não tem nada haver com isso. Ele e a contabilidade não podem atrasar.

No nosso dia a dia começam a aparecer novas métricas, reuniões e prazos. Ahhh as reuniões! Outra dica antes de ser investido é: crie o hábito de fazer reuniões semanais, se possível, mais de uma.

Nossos heróis estão na mesa ao lado e por isso, com muito orgulho, montei uma equipe da qual eu tenho o maior respeito, carinho e dedicação:

  • Bruna Schön: contas a pagar, contábil e administrativo com a querida e super profissional.
  • Eu, Daniela: contas a receber, contratos e planejamento estratégico.
  • Aline Araujo: nossa querida gestora de talentos.
  • Departamento pessoal: pode ser você!!
  • Assistente de talentos: pode ser você!!

Falando nisso, temos vagas abertas… E pode ser você! Que tal? Basta clicar no botão abaixo e se inscrever! :)

Quero fazer parte do time da mobLee

Acelerando com Paixão

Hoje, siglas como CAC, LTV, Churn, ROI começam a fazer parte do meus KPI’s e a importância deles para levar a mobLee ao resultado planejado fazem parte do meu processo interno. Sem a clareza nos meus processos, apoio e confiança do André (CEO) e do Glauco (CTO) eu não poderia iniciar essa nova trajetória com uma equipe tão especial. Falo em nome de toda a mobLee, dedicada e principalmente apaixonada pelo que faz!

imagem do pato donalds apaixonado pela margarida

O texto foi longo mas ainda há muito do que falar e aprender. Se gostou do post, compartilha nas redes sociais e comente aqui abaixo!


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!