Profissional de eventos estudando como começar a organizar um evento
Colunistas mobLee, Organização de eventos | 3 minutos de leitura

Por que fazer um projeto completo antes de começar a organizar um evento?

Não sabe por onde começar a organizar um evento? Então veja a série de 5 passos apresentados por Licca Fernandes, colunista do blog Eventos de Resultados!


Criar o projeto completo com todas as etapas que precisam ser cumpridas é uma atividade fundamental antes de começar a organizar um evento. Resumidamente, é porque você garante os menores imprevistos e consegue minuciar todos os detalhes do evento.

Então vamos lá: vou descrever as ferramentas e metodologias que utilizo nos meus projetos. O meu objetivo é formatar o projeto mais completo possível!

5 etapas do projeto que precisa existir antes de começar a organizar um evento

1. Informações básicas

Quando você tem todas as informações do evento, você tem as principais peças para planejar o seu projeto de forma completa e ainda consegue ver as oportunidades para inserir novidades. Para ter essas informações, é preciso responder essas perguntas:

  • Onde?
  • Quando? 
  • Quem?
  • O que?
  • Por quê?
  • Com?
  • Quanto? 

Nessa reunião, que faço com os meus clientes para captar as informações, procuro escutar muito, absorvendo detalhes, foco e propósito do evento. Quanto mais informações tenho das questões acima, melhor construo o meu projeto.

2. Planejamento

Claro que cada um tem sua forma de trabalhar, com a finalidade de controlar melhor as ações. Não existe regra. Você precisa testar várias formas e ver qual melhor atende a você e sua equipe.

Eu, particularmente, costumo antes da produção, analisar a planta e verificar as necessidades básicas no planejamento, como

  • A comunicação visual;
  • Palco;
  • Equipamentos audiovisuais;
  • Buffet;
  • Segurança;
  • Equipe de montagem.

Com todo esse levantamento, começo as cotações, selecionando os fornecedores que têm habilidades e características prévias para atendimento ao projeto.

Depois de levantar todas os custos, parto para a parte detalhista, para o cliente ter a visão geral do planejamento.

Agrupo as cotações e propostas, além de amostras de materiais e projetos. Traduzo estas informações em planilhas – adoro planilhas!!!! E tenho várias para o meu controle.

Crio uma Planilha de Custos estimados, com todas as opções levantadas e após definição dos serviços e fornecedores, crio uma planilha de pagamento com dados, valores, forma de pagamento e data de vencimento, do evento, para melhor controle do responsável financeiro.

Importante também ter um Cronograma com a data limite de todas as ações, junto com os responsáveis e status.

3. Logística

Reuniões prévias de alinhamento com todos os fornecedores, faz com que você consiga avaliar o seu projeto e identificar os pontos de atenção no quesito de logística.

Ensaios antes do evento, também é super importante. Para mim, indispensável. Você consegue verificar se o seu planejamento vai funcionar na prática.

4. Produção

Um dos pontos mais importantes antes de começar a organizar um evento é a planilha de Tempo e Movimento – este é o coração do projeto, onde você controla tudo junto com sua equipe.

Não há como negar que todo esse planejamento, resulta num projeto completo e garante o sucesso do seu evento e um desempenho de qualidade da sua equipe.

5. Pós-evento

Vou revelar a vocês, que após a realização do evento, eu faço uma análise com a minha equipe.

Levantamos o que planejamos e apontamos o que devemos e precisamos incluir, modificar ou eliminar, para melhorar o nosso trabalho graças a essa análise pós-evento.

E a cada evento o nosso projeto é mais completo, mais detalhado e mais fácil de executá-lo, além de garantir menos intervenções e maior satisfação do cliente. Esses são benefícios que só conseguimos alcançar graças ao projeto criado antes de começar a organizar um evento.

banner convidando para baixar o manual do primeiro evento

Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!