O cuidado com a relação entre a sociedade e o meio ambiente é uma preocupação mundial. E por isso, é responsabilidade de todo organizador e promotor adotar diversas ações sustentáveis em eventos.
Para isso, já existe uma normativa, a NBR ISO 20121, editada em 2012. Ela foi elaborada para auxiliar as organizações e os indivíduos a melhorar a sustentabilidade de suas atividades relacionadas a eventos. Lá estão especificados os requisitos de um sistema de gestão, a fim de melhorar as ações sustentáveis em eventos.
Essa norma é aplicável a todos os tipos e tamanhos de organizações envolvidas no projeto e execução de eventos. Ela acomoda diferentes condições geográficas, culturais e sociais. Ao mesmo tempo, também requer que as organizações reconheçam a sua relação, o impacto sobre a sociedade e as expectativas com os eventos.
Há inúmeras ações que podemos adotar. Você pode começar devagar, começar apenas com uma, mas o importante é que comece! E aqui você vai conhecer as ações necessárias para colocar em prática.
3 pilares para as ações sustentáveis em eventos
Desde que fiz meu MBA em Gestão de Eventos, procuro em todos os meus projetos inserir alguma ação sustentável.
E nesses anos tenho descoberto cada vez mais ações sustentáveis que podemos contribuir e participar.
É necessário ampliar o olhar sobre as oportunidades sustentáveis em eventos, identificando quais ações podem ser adotadas e, como implantá-las.
As ações sustentáveis são representadas por três pilares: social, ambiental e econômico.
- Pilar SOCIAL: sustenta a abordagem para campanhas de reciclagem, de exposição de artesanato local, contratação de mão de obra temporária local, e inclusão de profissionais ao evento para benefício da cidade e sociedade;
- Pilar AMBIENTAL: é o mais complexo, pois trata-se de utilizar recursos e materiais de forma consciente, sem afetar o meio ambiente e sem desperdício. Os organizadores, stakeholders, participantes e fornecedores precisam estar engajados e envolvidos em adotar atitudes que diminuam ou eliminem os impactos negativos;
- Pilar ECONÔMICO: visa incentivar a economia local, gerar renda e emprego aos fornecedores, comunidades e profissionais.
11 exemplos de ações sustentáveis em eventos aplicadas na prática
Vou compartilhar agora algumas ações adotadas por mim em eventos que participei, como organizadora ou participante, para que cada vez mais pessoas possam introduzir ações sustentáveis em eventos.
1. Decoração
É sustentável fazer a decoração floral dos ambientes com flores em vasos. Porém, muitas vezes são utilizados arranjos florais, que após o evento são descartadas.
Fundado em 2010, o Instituto Flor Gentil recebe as flores que seriam descartadas e utiliza esse material para montar novos arranjos que são entregues em casas de repouso, instituições assistenciais e para pessoas de baixa renda.
Um projeto único que alia responsabilidade social e sustentabilidade. Todo o trabalho é feito através de mão de obra voluntária:
- Desde o recolhimento das flores em galpões de decoradores parceiros;
- Passando pela triagem do material recebido;
- Confecção dos novos arranjos;
- Entrega nas casas de repouso cadastradas no projeto.
O Fundo Gentil é a vertente do projeto responsável por doar arranjos para instituições assistenciais ou pessoas de baixa renda que farão algum evento e não tem como arcar com os custos de uma decoração.
2. Alimentação
Com a quantidade de buffets existentes para atendimento em eventos, houve a necessidade de criar diferenças no cardápio para encantar o cliente. Aqueles que adotaram atitude sustentável em seus serviços, contemplam em seus menus, produtos da época ou de boa demanda e utilização de PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais.
Os buffets contratados para alimentação nos eventos estão montando os seus cardápios, valorizando a gastronomia da região. Inclui em seu menu produtos e receitas para valorizar a produção local.
3. Sem descartáveis
No serviço de alimentos e bebidas, sempre é adotado pelos buffets contratados, produtos de utilização individual, que facilita a reposição e o controle, como: Produtos em sachê – adoçante, açúcar, sal, condimentos entre outros; e Descartáveis: copos, guardanapos, etc.
A decomposição desses materiais pela natureza, tem a demora de até 200 anos. No aspecto ambiental, utilizar saleiros, açucareiros, louças de vidro ou porcelana, jarras ou bebedouros de água e enxoval de tecido, contribui com a natureza.
Esta atitude está sendo adotada timidamente pelos promotores de eventos, conscientizando os clientes. Em levantamento com 05 buffets, que atendem eventos médicos com regularidade, contaram que após a explicação ambiental aos clientes, muitos aceitam a sugestão. As resistências relatadas, refere-se ao conforto, limpeza e mão de obra.
- Conforto, relacionado à facilidade na utilização de sache individual sem necessidade de aguardar a disponibilidade para utilização do produto.
- Limpeza, por ser necessário maior atenção na reposição e limpeza do local.
- E a mão de obra, por haver necessidade de colocar alguém para checar se os potes estão abastecidos, se o local de utilização está limpo, se há necessidade de reposição de materiais e/ou produtos.
Existe diferença de preço entre essas opções?
Para a realização de um evento, foi possível, solicitar orçamento para o buffet fornecer alimentos e bebidas, durante 04 dias num evento, com Coffee breaks e almoços programados. Comparando dois orçamentos distintos, sendo o primeiro com produtos descartáveis e o segundo com materiais de louça.
A diferença em valor do primeiro para o segundo orçamento foi apenas de 2,08%. Concluímos que para excluir copos descartáveis, guardanapos, sachês de açúcar, adoçantes e temperos, o valor total não onera o evento.
- Acesse também: Calculadora de coffee breaks e happy hours
4. Copo reutilizável
A empresa catarinense Meu Copo Eco disponibiliza copos reutilizáveis em eventos.
Por meio de um sistema de caução, o visitante paga no seu Eco copo e utiliza o mesmo durante todo o evento. Caso ele não queira levar o copo como brinde, devolve e recebe seu dinheiro de volta.
Estudos comprovam que um copo descartável leva em média 200 anos para se decompor. No Brasil essa iniciativa de copos retornáveis, chegou com o Meu Copo Eco, desde 2012.
5. Brindes
Todo evento desenvolve brindes para entregar aos participantes. Existem vários tipos, níveis e utilização do efeito brinde, seja para dar boas-vindas, ou fazer propaganda da sua empresa ou promoção do seu produto.
Alguns fornecedores, focados na sustentabilidade, desenvolveram produtos que valorizam a utilização, o material ou a degustação. Apresentam um cardápio de opções com foco na sustentabilidade, para consumo.
Há uma gama de opções de brindes artesanais e/ou produzidos por ONGs. Amigos do Bem, é uma delas. Vale a pena a pesquisa.
6. Profissionais
Esses eventos, geram uma quantidade grande de contratações de profissionais e mão de obra temporária. Até alguns anos atrás, era confortável aos promotores, do evento, levar sua equipe usual para o local do evento.
Atualmente, o promotor do evento, elege o Gestor da Equipe, fazer uma seleção prévia com empresas locais e especializadas em RH temporário.
Essa consciência e atitude, é possível e viável, além de contribuir com o desenvolvimento social e econômico da cidade que sedia o evento, gerando trabalho aos profissionais.
Uma novidade que ganhou o mercado, foi a inclusão de profissionais com alguma deficiência. Há cadeirantes, portadores com Síndrome de Down ou Autismo, entre outros, que estão sendo contratados, com mais frequência. Possuem habilidades para trabalhar no credenciamento, Central de Atendimento e muito mais.
Também há grande aderência de contratação de profissionais na terceira idade: são proativos, engajados e solícitos sempre que estão nos eventos.
Além de profissionais na posição de aprendiz. Mas esses, sem experiência, trabalham em parceria com os mais experientes para iniciar no mercado de eventos.
7. Comunicação visual
As lonas impressas, confeccionadas para a cenografia das salas, informativos do evento, backdrop, entre outras, podem ser doadas para ONGs que reutilizam esses materiais. Elas fazem a reutilização confeccionando ecobags, bolsas, pastas para eventos, cestos de lixo para carro, jogo americano, entre outros itens.
8. Pegada de carbono
Já é de conhecimento de todos que um evento produz uma quantidade grande de pegada de carbono.
E para neutralizar isso, a Moetá, que tem como objetivo multiplicar a reconexão socioambiental de indivíduos e comunidades, promove soluções sustentáveis. O foco é solucionar dois problemas urbanos: a falta de conexão socioambiental e a falta de verde nas cidades.
A Moetá, divide sua atuação em dois momentos:
- Educacional, através de uma palestra que descreve todos os detalhes da ação;
- Momento Prático, onde as pessoas interagem em atividades que envolvem conhecimentos e técnicas ideais de plantio e manejo do solo, observação e conexão com elementos da natureza, estímulos sensoriais diversos, o que faz com que a intuição e conexão individual e coletiva aconteça.
As dinâmicas realizadas geram o senso de coletivo, colaboração mútua, construção de um legado ambiental , compreensão das necessidades futuras e do protagonismo individual e coletivo em ações cotidianas e futuras.
9. Uniforme
Tenho um parceiro para confecção de uniformes – Lyna Uniformes, que entrega todo o retalho da confecção de sua oficina ao Grupo Socorrista Zaira Pitt – senhoras que confeccionam enxoval para recém-nascidos de baixa renda.
Os uniformes, quando descartado podem ser doados ao Grupo Primavera, que utilizam os tecidos para confecção de artesanato, que é fonte de renda dessa Organização da Sociedade Civil, localizada em Campinas.
10. Nespresso
Este ano tive a oportunidade de contar com a parceria da Nespresso. Colocamos um coletor de cápsulas no evento e durante os 05 dias, enchemos o coletor, com todas as cápsulas utilizadas no evento pelos expositores. Foram 3.000 cápsulas no total.
A Nespresso encaminha este material que contribui com dois pilares: Social e Ambiental. A borra é utilizada por pequenos agricultores em suas plantações e o alumínio por artesãos.
11. Papel Semente
A Papel Semente, sediada no Rio de Janeiro tem uma gama de produtos para incluir no seu evento. Ela oferece papel, credenciais, tag, entre outros confeccionados em papel que pode ser plantado depois.
Isso mesmo! Plantando o papel semente, você consegue ter flores e outras plantas nascendo, com algo que certamente iria para o lixo. E você proporciona uma experiência única aos participantes após a utilização do produto.
Mas ainda dá pra fazer muito mais do que essas 11 ações:
- Espalhar coletor de descarte de papel para reciclagem;
- Diminuir a quantidade de impressos, adotando aplicativos para divulgação da programação do evento;
- Contratação de transporte coletivo para mobilidade dos participantes;
- Contratação de coletor de insumos secos e úmidos.
Qual o cenário atual das ações sustentáveis em eventos?
Motivada especialmente pela oportunidade de negócios, prestígio e credibilidade, o setor de eventos sustentáveis vem apontando como um “novo e importante mercado”.
Porém, a sustentabilidade tem compromisso com a ética, solidariedade e simplicidade. Práticas que além de diminuir impactos negativos, contribuem para gerar impactos positivos são um diferencial.
Mais importante ainda é que as ações sustentáveis em eventos agregam valor para a marca, aumenta a experiência dos participantes e principalmente o legado ambiental, social e econômico. As ações podem ser implantadas aos poucos e aprimoradas ano a ano.
Com essa matéria, quero compartilhar com outros profissionais da área, dividir experiências, contribuir para que possam adotar ações sustentáveis e enriquecer os eventos cada vez mais.
Evento Verdes precisam ser explorados, adotados e compartilhados. Então faça um esforço: adote ações sustentáveis no seu evento! É motivador, acredite!
Graduada em Pedagogia, com MBA em Gestão de Eventos e Professora Universitária do curso de pós-graduação da Universidade Anhembi / Morumbi
– SP. Atua na área há 25 anos, e em sua jornada realizou inúmeros trabalhos, entre eles estão, convenções, stands, congressos, lançamento de produtos, eventos temáticos, corporativos e sociais. Sua Agência – QG Produções, já completou 10 anos.