gráfico de crescimento do setor de eventos
Organização de eventos, Tendências em eventos | 4 minutos de leitura

Como o setor de eventos está conseguindo crescer e se revolucionar?

O setor de eventos está em cosntante crescimento. Mas você sabe quais os fatores que ajudam a explicar esse movimento? Confira aqui quais são!


O setor de eventos possui um longo histórico de sucesso, não só Brasil mas ao redor de todo mundo. Mas assim como todas as áreas de negócios, o mercado está mudando rapidamente. E com isso, surgem inúmeros cases de sucesso de eventos que usam a tecnologia ao seu favor.

Mas parando para pensar, você sabe de forma clara como esse setor está fazendo para crescer? E como os eventos querem crescer daqui para frente?

É essa visão que Paulo Octavio Pereira de Almeida, vice-presidente da Reed Exhibitions Alcântara Machado, empresa responsável por grandes eventos como a Bienal do Livro e Salão Internacional do Automóvel, compartilhou na edição 48 da Revista Radar Magazine.

Os direcionamentos para o futuro são altamente relevantes para qualquer organizador de eventos, por isso acompanhe agora os 3 caminhos indicados por Paulo Octavio para continuar colhendo os frutos do sucesso com o setor de eventos.

O que era relevante para o setor de eventos no passado?

Para Paulo Octavio, o setor de eventos, principalmente focado nas feiras de negócios, se caracterizava por fatores que eram extremamente relevantes no passado. Os 3 principais eram:

  1. Intuição dos seus líderes em relação a quais setores da economia deveriam ou poderiam ter uma feira de negócios. Como em um papel em branco, era muito mais uma questão de definir um campo de atuação e um plano de ação para termos um novo evento;
  2. Capacidade de escolher os parceiros corretos para fazer o conceito de uma feira virar um pavilhão cheio de pessoas na prática;
  3. Implementação onde apenas com uma equipe de back office e equipes especializadas de front office já era possível preencher o calendário dos poucos locais existentes para realização deste tipo de evento.

Conhecendo esses fatores, fica claro que hoje eles já não são suficientes para conseguir ter sucesso com o seu evento. O planejamento precisa ser muito mais apurado, as ações para atrair o público participantes precisam ser bastante variadas e os times para eventos devem ser bem estruturados.

Mas é importante ficar claro que o setor está em completa transição para se tornar a principal plataforma de Live Marketing. Décadas atrás, esse termo não era reconhecido com esse direcionamento.

Fatores atuais que comprovam o avanço do mercado de eventos

Com essa visão de mudança, vamos conhecer agora quais são os caminhos utilizados atualmente para comprovar que o setor de eventos está em pleno avanço.

1. Uso de dados para tomar as decisões

“A intuição dos líderes foi substituída por uma análise multinível de big data. Setores e mercados ficaram mais difusos já que conceitos antes presentes em um só setor estão agora presentes em vários segmentos da economia.”

O pensamento Data Driven já faz parte de diversos setores de mercado. A ideia é justamente embasar todas as decisões em informações adquiridas ao longo do tempo.

É por isso que as áreas de marketing de eventos estão investindo cada vez mais em plataformas e soluções que ofereçam esse nível de análise e controle de dados.

2. Gama de possibilidades para divulgação

“A capacidade de arregimentação foi ampliada para uma capacidade de alavancar o conceito, que acontece com a grande utilização de ações digitais e das mídias sociais e permite uma disseminação muito mais ampla do que simplesmente possuir ou não o database de um respectivo setor.”

Trabalhando com o meio digital, a comunicação do evento ficou muito mais fácil, tanto quando falamos da atração de participantes como de patrocinadores e expositores. Já não é necessário ter essa base de dados anterior já que hoje conseguimos criar nossa própria base online.

Esse foi um diferencial para o setor de eventos, que consegue proporcionar no ambiente físico as experiências que o meio online não oferece. Mas um ambiente se apoia no outro para fortalecer o nível de resultados que cada evento precisa alcançar.

3. Equipes substituindo a figura centralizadora do organizador

“A implementação foi substituída por cuidadosos processos de execução com profissionais altamente engajados e com funções múltiplas, de modo a termos certeza que os corredores ou as mesas do evento estejam lotadas de público qualificado”

É praticamente impossível lidar com todas as demandas que aumentaram em nível exponencial para o setor de eventos. Por isso os profissionais de eventos cumprem com um papel essencial para que tudo esteja pronto no grande dia.

Com toda essa visão do Paulo Octavio, fica claro que a Reed Exhibitions se preocupa diretamente com a qualidade dos eventos que organiza, implementando tecnologias que ajudam a ampliar o nível de resultados alcançados.

Desde 2011, a mobLee e a Reed formam uma importante parceria para os seus principais eventos, comprovando a importância de usar soluções inovadoras em todas as etapas da organização desses eventos.

Na história da mobLee, já foram mais de 1000 eventos atendidos, com mais de 1 milhão de usuários usando nossa tecnologia. Essa é a nossa experiência, e é com a gente que você pode contar para realizar seu evento com sucesso!

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