Como chamar a atenção em uma feira de negócios?-1
Divulgação de eventos, Organização de eventos | 4 minutos de leitura

Como chamar a atenção em uma feira de negócios?

Saiba como aproveitar melhor as feiras de negócios com o máximo de visibilidade


Muitas são as formas de divulgação de um negócio para o público consumidor. Entretanto, existem meios que possibilitam a exposição simultânea ao público, a potenciais fornecedores e também a possíveis parceiros. A feira de negócios traz oportunidades múltiplas para gestores.

Mas como aproveitar esse tipo de evento com o máximo de visibilidade? Como chamar a atenção em uma feira de negócios?

Aprenda agora quais são as ações fundamentais dentro de uma feira e que você precisa colocar em prática para conseguir o máximo de resultados possíveis.

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Novas estratégias estão surgindo para as feiras de negócios

A evolução dos meios de comunicação abriu portas para empresas pequenas, que antes não tinham espaço nos grandes veículos midiáticos para a divulgação de seus produtos e serviços. Graças à Internet, anunciar um negócio é hoje algo muito mais acessível para qualquer empreendedor.

Estratégias bem utilizadas de marketing digital podem fazer a diferença na divulgação de uma empresa. Entretanto, algumas coisas nunca mudam. O impacto de vivenciar e conhecer algo com os próprios olhos sempre será maior a quem nunca teve contato com o desconhecido.

Não é à toa que ações de marketing de experiência, por exemplo, sempre trazem tantos retornos para uma companhia.

Qual o diferencial de participar de uma feira de negócios?

A proximidade do real, do visível e do palpável é talvez a principal característica das feiras de negócios. Muito presente Brasil afora, os eventos são oportunidades para que empresas possam apresentar uma parte do que oferecem ao público visitante.

O que é mais interessante nas feiras de negócios, é que o público-alvo de tal forma de divulgação não é apenas o consumidor final. Afinal, o ambiente é tomado pelos mais variados tipos de empreendedores e interessados no mercado.

Participar de uma feira de negócios é estar exposto também a fornecedores de matéria-prima, profissionais referentes em know-how de produção e políticas administrativas e, também, potenciais parceiros de networking.

Preparamos este post para que caso você, como empreendedor que costuma ou pretende expor seu negócio em uma feira, aproveite o tempo ao máximo para atrair a atenção de todo público relevante para o seu interesse.

A partir destes pontos básicos, use a sua criatividade e valorize o diferencial de seus produtos e serviços, para garantir um bom posicionamento.

1. Foque no layout dos estandes: visuais agradáveis e marcantes

O primeiro contato que o público terá com qualquer expositor é em relação a apresentação de seu estande. Esse é o julgamento inicial e pode determinar se haverá interesse ou não por parte dos visitantes mais abertos a conhecer qualquer negócio mais de perto.

É claro: estandes são espaços limitados, muitas vezes padronizados pela organização do evento. Entretanto, a “fachada” utilizada, a organização dos móveis e dos itens demonstrativos, tudo isso deve ser pensado de maneira que a apresentação da marca seja agradável, mas marcante.

É fundamental que a identidade visual da empresa seja colocada em evidência.

2. Use a tecnologia: criando meios para valorizar a apresentação do negócio

Aqui, caberá ao empreendedor decidir se investirá um pouco mais ou não. A tecnologia utilizada no estande, para a demonstração do negócio, pode fazer toda a diferença tanto na performance da apresentação dos produtos e serviços, quanto para impressionar o público visitante simplesmente em termos de estrutura.

Tecnologias não são muito baratas, mas quando se diz respeito a grandes feiras de negócios, vale a pena abrir um pouco o bolso para mostrar que a empresa está por dentro do que está rolando de melhor.

Tecnologias para o meu evento

3. Invista em inovação: atraia para mostrar o novo

Esta é a parte do produto propriamente dito. A raiz de um negócio interessante é, afinal, o que ele pode oferecer. Nada melhor de apresentar em uma feira de negócios do que produtos que ofereçam diferenciais para o cliente e que se destaquem por sua inovação no mercado.

Ressaltar os produtos e serviços mais característicos da empresa é o melhor a se fazer para atrair potenciais investidores no negócio. Até porque esse tipo de contato é uma oportunidade ímpar concedida por este tipo de evento.

4. Faça um bom atendimento: tenha profissionais disponíveis para conversa

Por último, mas tão importante (ou até mais) do que os itens anteriores: o atendimento feito nos estandes. É óbvio que a presença de profissionais é necessária para a participação de uma empresa em uma feira de negócios.

Entretanto, é sua capacidade de conversa, de interação e de recebimento que fará o visitante se sentir melhor e mais interessado pelo negócio. A própria imagem do negócio é representada através do comportamento de seus profissionais.

Por isso, é fundamental que nos eventos as políticas de atendimento de uma empresa se mantenham. É o primeiro gosto do negócio que muitos terão.

Fica a recomendação! Cogite sempre participar de feiras de negócios, até das mais pequenas. Claro, certifique-se de que a organização do evento será justa, conveniente e respeitosa com os expositores.

Apostar em feiras mais tradicionais é sempre mais seguro e garantido de que haverá público, mas feiras menores demandam menos investimento. Boa sorte e boa divulgação!


*Este post foi escrito pela Central do Franqueado.


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