Organizadores pensando nas estratégias de live marketing
Organização de eventos, Tecnologia em eventos | 5 minutos de leitura

Live Marketing: veja o que é essa estratégia + 3 dicas para fazer ações inesquecíveis no seu evento

Conheça o que é Live Marketing, qual o principal benefício de investir nessa estratégia e 3 dicas práticas para fazer o seu próprio evento.


Um mercado que já movimenta R$ 45 bilhões anualmente no Brasil. Esse é o resultado do Live Marketing, segundo o último levantamento da Associação de Marketing Promocional (AMPRO). Mas você já sabe o que significa essa estratégia?

Utilizar os sentidos em ações ao vivo pode dar um pequeno resumo do que são as estratégias de Live Marketing, e por isso os eventos estão diretamente relacionados a ela.

Para saber de todos os detalhes sobre o que é o Live Marketing e como você pode usar seus próprios eventos para conquistar grandes resultados, preparamos esse conteúdo completo sobre o tema.

O que é Live Marketing?

É importante ter visão das estratégias que mais trazem resultados para as empresas. E hoje em dia, o Live Marketing é uma das principais delas. Na prática, esse termo representa as ações que geram interação entre marcas e seu público, os consumidores.

Mas isso acontece de uma forma bem específica: através das experiências. São elas que seduzem as pessoas e fazem a marca ficar presente por muito tempo na mente de cada um.

Esse foco na experiência está presente na fala do próprio presidente da AMPRO, em reportagem sobre o tema, para a edição nº 48 da revista Radar Magazine:

A melhor forma de seduzir as pessoas e transmitir seus valores é por meio de experiências.

Wilson Ferreira Jr.

Presidente da AMPRO

Como os eventos funcionam para o trabalho com Live Marketing?

Criar um evento significa que você vai conseguir reunir pessoas juntas, em um mesmo local, tendo a mesma visibilidade da sua marca.

É por isso que esse é o momento perfeito para conseguir criar experiências inesquecíveis por meio de ações que envolvem os 5 sentidos dos participantes.

Claro que outros caminhos como o marketing digital e o marketing de incentivo contribuem para ter mais resultados com o Live Marketing, mas os eventos agregam um nível de valor diferenciado, que é impossível de replicar em outras plataforma.

A ideia é criar ações jamais vistas antes em ambientes presenciais, gerando emoção para o público. Afinal de contas, nós só lembramos verdadeiramente de algo quando isso nos empolga e nos emociona. E é assim que os eventos devem funcionar para o Live Marketing.

3 dicas para de ações para fazer no seu evento de Live Marketing

1. Prêmios e Brindes

O que fazemos quando chegamos em casa logo depois de um evento? Conferimos nossos brindes! Mas também é aquele momento em que separamos o que realmente vale a pena e será útil para nós do que vai para o lixo.

É por isso que você deve dar uma atenção muito especial para a escolha dos prêmios e dos brindes para eventos. Eles são um complemento importante para todas as ações realizadas durante o evento presencial.

A nossa dica é sempre entregar algo de valor, que seja realmente útil para o dia a dia dos participantes. No nosso conteúdo sobre o tema, você pode conferir várias dicas de brindes diferentes para oferecer no dia do seu evento.

Leia aqui: Brindes para eventos: 7 opções para chamar a atenção dos participantes

2. Experiência em realidade virtual

A tecnologia já está presente na organização dos eventos, mas ela também precisa aparecer nas ações que realiza dentro do próprio evento.

Um dos destaques usados atualmente para gerar uma experiência inesquecível é levar para o evento as atividades com realidade virtual.

Daqui a algum tempo, essa ferramenta pode ser bastante difundida, mas hoje você possui a chance de fazer o público sentir pela primeira vez essa experiência, que vai ficar marcada na memória e relacionada com a organização do evento.

Ei, você é um organizador, certo?

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3. Facilidade

Ficou confuso com esse tema? Nós explicamos. Se você parar para pensar nas estratégias adotadas pela maioria dos eventos, fica claro que eles não focam em levar facilidades para o público presente.

Os participantes sofrem em diversos aspectos, gerando uma experiência negativa nos eventos.

Mas para ter sucesso nos eventos como estratégia de Live Marketing, você pode oferecer essa facilidade, que pode ser implementada de diversas formas. Alguns exemplos são:

  • Agilizando o processo de credenciamento: fazendo um credenciamento rápido, a percepção do público será muito positiva, já que as experiências comuns nos eventos são de momentos difíceis nessa hora, com muitas filas e atrasos;
  • Ajudando a conferir a programação de forma rápida: se conseguir fazer isso na palma da mão, usando o próprio smartphone, será um grande diferencial para os participantes. Geralmente, é usado o papel com a programação impressa, mas o aplicativo do evento surge para resolver o problema;
  • Auxilie os participantes a saberem onde estão durante o evento: não tem nada pior do que ficar perdido dentro de um evento, contando com a sorte de encontrar alguém da organização para indicar um local. Por isso, facilite a vida deles com um mapa interativo, que também pode estar presente no app.

Fidelidade: principal benefício ao utilizar o Live Marketing em eventos

Depois de conhecer os principais caminhos que pode seguir para o seu evento de Live Marketing, você ainda pode se perguntar qual a vantagem principal de investir nessa estratégia.

É por isso que precisamos deixar claro qual o principal benefício que qualquer empresa pode conquistar ao focar na realização dos eventos como principal ação de Live Marketing: a fidelização dos clientes.

Todos sabemos que atualmente é muito mais vantajoso manter os clientes que já estão na sua base do que conseguir atrair e conquistar novos consumidores.

Por isso os eventos são tão impactantes em relação a isso, já que a emoção gerada para o público é o combustível essencial da fidelidade com a marca.

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