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Divulgação de eventos, Organização de eventos | 9 minutos de leitura

Novas tendências de marketing digital: 6 vantagens de fazer eventos

Entenda como os eventos se tornaram uma das novas tendências de marketing digital e as vantagens de investir nessa estratégia de divulgação


Você está usando eventos como parte de seu plano de marketing?

Você sabia que os eventos, online ou presenciais, são uma maneira eficaz de gerar um fluxo de caixa para o seu negócio?

Se você ainda não usa esse tipo de estratégia, está na hora de repensar porque você a está deixando de lado. Será que é tão caro mesmo? Precisa de muitas pessoas especializadas? É difícil de organizar?

Os eventos como uma das novas tendências de marketing digital permitem que você sistematize sua geração de leads e estruture seus ciclos de vendas.

Por que o marketing de eventos?

Em essência, marketing é comunicação. É a capacidade de transmitir claramente uma mensagem no momento oportuno.

Eventos ao vivo – presenciais ou online – oferecem a oportunidade de se conectar diretamente com as partes interessadas e comunicar claramente sua mensagem.

Não é de admirar que o marketing de eventos continue a crescer como uma das novas tendências de marketing digital mais importantes para as empresas de hoje.De acordo com a Forrester Research, os eventos representam 24% do orçamento de marketing B2B. Até 2020, 3,2 milhões de eventos profissionais globais serão realizados anualmente. As empresas estão acreditando no poder dos eventos e essa tendência só continuará crescendo nos próximos anos.

imagem do Event-marketing-budget-chart-minFonte: Reprodução.

Novas tendências de marketing digital: principais benefícios do marketing de eventos

Quais são os benefícios do marketing de eventos? Bem, isso é o mesmo que perguntar o que você quer para a sobremesa! Varia de pessoa para pessoa.

Você pode gostar de bolo de chocolate super doce, enquanto seu melhor amigo prefere uma torta de limão cítrica. O que você quer da sua sobremesa e do seu evento pode variar.

Mas qualquer que seja o objetivo, o resultado deve ser gratificante.

Dos muitos benefícios potenciais oferecidos pelos eventos, algumas das principais razões pelas quais os profissionais de marketing (e os executivos que ditam seus orçamentos) favorecem essa estratégia são:

  1. Vendas
  2. Leads crescentes e banco de dados
  3. Aumentar o conhecimento da marca
  4. Construir afinidade de marca
  5. Estabelecer e crescer relacionamentos
  6. Liderança e credibilidade de pensamento

Depois de aprender os fundamentos do marketing de eventos, vamos começar com o primeiro benefício: vendas. Muitos consideram isso o mais importante, já que aumentar o retorno de investimento (ROI) é o objetivo final de qualquer estratégia de marketing!

1. Vendas e Marketing de Eventos

Dado que o objetivo do marketing é vender um produto ou serviço, faz sentido que os eventos ajudem a fazer exatamente isso. Se sua empresa é B2B ou B2C, estar lá pessoalmente lhe dá a oportunidade de estabelecer relações humanas.

Isso definitivamente afeta as taxas de conversão (o número de vendas), especialmente porque os clientes podem fazer suas perguntas imediatamente. Ao formar a sua equipe de eventos com funcionários experientes, você pode ter a melhor chance de fechar mais negócios.

Medir as vendas em seu evento é uma maneira fácil de acompanhar diretamente o ROI dos seus esforços com eventos.

2. Crescendo seu banco de dados e leads

Mesmo que um cliente potencial não converta imediatamente em um evento, há a oportunidade de adicioná-lo ao seu banco de dados. Eles se tornarão leads e você poderá cuidar do processo de nutrição de leads. Isso é especialmente verdadeiro para os profissionais de marketing B2B.

Um estudo feito pela Exhibit and Event Marketers Association e o CMO Council descobriu que feiras e eventos são usados ​​exatamente para esse fim: 64% dos entrevistados utilizaram eventos para novos clientes potenciais e oportunidades de negócios, e 63% os utilizaram para geração de leads.

Existem várias maneiras de obter o endereço de e-mail de alguém. Você pode patrocinar um evento e quando alguém visitar seu estande você pode usar a tecnologia de coletar dados por Código de Barras. Ou se a pessoa participar de uma competição que você está promovendo, e para tal, ela deve se cadastrar. Se você estiver realizando o evento, receberá os endereços de e-mail das pessoas quando elas se inscreverem.

Você pode usar esses endereços de e-mail para construir relacionamentos que levarão a vendas futuras, seja sua empresa B2B ou B2C. Apenas certifique-se de seguir as regulamentações ao coletar dados das pessoas. Os regulamentos podem exigir o consentimento do participante antes de adicioná-lo à sua lista de e-mail.

O rastreamento do número de leads e novos contatos em seu banco de dados é outro número que é fácil de medir em relação ao marketing de eventos. Entre no seu evento com um objetivo específico de quantos leads ou novos contatos você espera atrair.

3. Aumentar a conscientização de marca por meio de eventos

Eventos são uma ótima maneira de clientes e prospects descobrirem você. Ao promover uma atividade (seja educacional ou simplesmente divertida), você está dando às pessoas a oportunidade de interagir com sua marca.

Uma empresa B2C que vende refrigerantes, por exemplo, pode patrocinar um festival de verão e distribuir amostras grátis. Os consumidores descobrem sua marca e o quanto eles amam seu produto!

Uma empresa B2B também pode aumentar o reconhecimento da marca organizando uma conferência com palestrantes influentes. Esses “influenciadores” contam aos seus seguidores nas mídias sociais sobre a palestra e, como resultado, sua marca. Além disso, esses indivíduos muitas vezes trazem cobertura da mídia. Quem não ama publicidade gratuita?

Os eventos também podem aumentar a conscientização por meio dos perfis de mídia social dos participantes. Digamos que uma convidada chamada Sarah publique uma foto do seu evento em seu perfil no Twitter. Em seu post, ela menciona sua empresa e marca você. Sua marca agora foi exposta a um público totalmente novo: a rede de Sarah.

Agora imagine se 20, 50 ou mais participantes postarem sobre o seu evento. É fácil ver como a exposição cresce!

Medir a cobertura da imprensa em torno do seu evento é uma ótima maneira de quantificar o sucesso.

Não se esqueça de ver também a interação nas mídias sociais – quantas vezes seu evento ou marca foram mencionados?

Você tem uma hashtag do evento? Com que frequência ela foi usada? Procure qualquer coisa relevante que você possa encontrar para medir, e então faça isso.

4. Criando afinidade com a marca

(também chamado de: sentimentos felizes relacionados à sua empresa!)

Se você hospedar um evento que exceda as expectativas dos participantes, as pessoas se lembrarão disso. Criar uma experiência marcante também fará com que as pessoas se lembrem da sua marca.

A afinidade com a marca também pode aumentar quando a empresa patrocina eventos para instituições de caridade. As pessoas podem associar a marca a uma causa pela qual se importam.

Talvez você se preocupe com a pobreza em sua comunidade local, as 663 milhões de pessoas que precisam de água potável em todo o mundo, a saúde mental, a doença de Alzheimer ou qualquer outra causa digna.

Quando uma empresa se preocupa com a mesma coisa que você, é muito mais fácil criar empatia com uma empresa. Especialmente se você estiver em uma indústria onde seus concorrentes tenham produtos e preços similares e tenham presença no mercado.

Os eventos podem fornecer um elemento humano que os consumidores (você sabe, os verdadeiros seres humanos aos quais comercializamos) se identificam.

A afinidade de marca está relacionada à lealdade – é muito mais provável que permaneçamos clientes de marcas das quais gostamos e confiamos.

Embora a afinidade com a marca possa ser difícil de medir em relação a seus eventos específicos, muitos estudos mostram seus benefícios.

O Customer Thermometer entrevistou 1.000 americanos sobre as emoções de lealdade à marca e descobriu que as principais emoções que as pessoas sentem quando estão conectadas a uma marca são o interesse na marca, confiança e otimismo.

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Fonte: Customer Thermometer.

É muito mais fácil vender o seu produto (seja no seu evento ou depois dele) quando os prospects estão interessados e confiam em você.

5. Estabelecimento e crescimento de relacionamentos

Dado o fato de que o marketing eficaz de eventos depende muito da comunicação face a face, faz sentido que nesse ponto os relacionamentos sejam construídos.

Seth Godin, autor, comerciante e empresário, disse melhor: “As pessoas não compram bens e serviços. Eles compram relações, histórias e magia ”.

Os eventos são o lugar para construir essas relações, contar suas histórias e criar essa mágica.

A criação de relacionamentos é especialmente útil para profissionais de marketing B2B que dão suporte a uma equipe de vendas. Uma conexão interpessoal pode ser o primeiro passo para renovações e novos clientes.

Afinal, é mais provável que você receba uma ligação de alguém que você já se encontrou pessoalmente ou gostou de conversar.

Alguns eventos são exclusivos para os tomadores de decisões de uma grande empresa potencial. Alternativamente, os convidados podem ser clientes atuais para os quais você deseja demonstrar sua gratidão ou renovar seus contratos.
Realizar um evento para seus principais clientes mostra que você reconhece e valoriza seus negócios. E clientes felizes significam clientes recorrentes, o que aumentará as taxas de retenção.

6. Liderança de pensamento e credibilidade através de eventos

Ao hospedar um evento educacional, você estabelece que não apenas sabe o que está fazendo, mas sabe muito o que pode ensinar aos outros.

Toda vez que você oferece uma aula ou outro desenvolvimento de carreira, está mostrando que tem algo para ensinar aos outros. Parabéns – você estabeleceu seu lugar como um líder!

Muitos eventos terão um palestrante contratado, em vez de um executivo da própria empresa. Nesse caso, você ainda está exibindo sua liderança de pensamento.

A pessoa que fala é um influenciador; eles estão liderando as notícias e tendências do setor. Alinhar-se a eles mostra que você também é um líder – você sabe o que está acontecendo em seu setor e deseja compartilhar esse valor com os clientes e possíveis clientes.
Trabalhar com um influenciador é uma reflexão positiva sobre você e sua marca. Afinal, o seu negócio foi inteligente o suficiente para obter esse palestrante.

Conclusão

Entre as novas tendências de marketing digital, os benefícios do marketing de eventos são de grande alcance. Eles oferecem a você a oportunidade de aumentar a conscientização, as vendas e o posicionamento de sua empresa por meio de valiosos relacionamentos face-a-face.

Além disso, você pode aumentar sua presença digitalmente através da mídia social e da cobertura da imprensa. Compreender os benefícios do marketing de eventos é essencial para escolher o seu objetivo e que tipo de evento você gostaria de hospedar ou patrocinar.

Sempre promova seu evento, ou a sua participação em eventos de terceiros, de uma maneira que se alinhe aos valores e princípios de sua marca.


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