imagem de cinco organizadores de eventos tendo ideias para o seu planejamento
Organização de eventos | 3 minutos de leitura

Eventos organizados são sinônimo de sucesso?

Será que eventos organizados ajudam no caminho para alcançar seus objetivos? Confira a resposta agora!


Os eventos são uma estratégia de sucesso para qualquer tipo de negócio. Eles podem ajudar a difundir melhor suas soluções, produtos ou auxiliam a expandir o número de pessoas que possuem conhecimento sobre a marca. Mas será que é preciso ter eventos organizados para conseguir resultados positivos?

Nesse projeto de criar um evento, a fase de pré-evento é sem dúvida a mais importante para indicar se no um organizador de eventos terá sucesso ou não em suas ações planejadas.

Só isso já mostra a importância de trabalhar bem na parte de organização, pensando estrategicamente sobre todas as etapas existentes para um evento ser realizado.

Então a resposta é SIM: eventos organizados são sinônimo de sucesso! Mas confira agora os pontos que vão deixar bem claro como é importante pensar bem no planejamento dos seus eventos.

Por que devo organizar tudo antes do evento?

A organização de um evento com um bom tempo de antecedência para ele acontecer é indispensável. Isso porque é preciso ter toda uma programação e a sequência de passos para seguir se a sua ideia é realmente gerar bons frutos com o evento.

E se está pensando em ter resultados sólidos, ter toda essa programação previamente agendada é importante para que nada fuja do controle no seu evento.

Afinal de contas, são muitas as ações que precisa organizar para de fato fazer um evento sair do papel. Confira os principais:

  • Definir o público-alvo;
  • Escolher o tema central do evento;
  • Produzir o logotipo e parte visual;
  • Escolher a data de realização;
  • Conseguir o local para o evento;
  • Projetar a infraestrutura;
  • Procurar os melhores fornecedores;
  • Buscar patrocinadores e apoiadores;
  • Criar a programação;
  • entre outros.

Essa é só uma pequena lista que mostra como o trabalho de produção de eventos é realmente extenso. Mas além de tudo isso, existem uma série de outras etapas para finalizar a fase de planejamento. Sem a organização adequada, dificilmente você conseguirá implementar tudo que é necessário.

Dentro de cada uma dessas tarefas, existem uma série de outras ações que precisam ser feitas para realmente ter tudo pronto.

Qual o diferencial dos eventos organizados?

O público de um evento sempre chega com uma perspectiva definida sobre o que pode encontrar no grande dia. A parte de divulgação é a principal responsável por gerar essa perspectiva, principalmente despertando o interesse para ações que vão acontecer no evento.

Fazer um evento sem foco na parte de organização vai ser um passo para trás no que se refere à percepção do público, já que haverá uma série de críticas negativas em torno do seu evento, o que vai afetar completamente as suas chance de ter os resultados esperados.

É por isso que eventos organizados conseguem se diferenciar no mercado daqueles que não possuem um trabalho aprimorado na parte de organização. Mas quer saber em quais pontos? Veja agora os principais:

Melhor canal de comunicação

Se aproximar do seu público de maneira natural e estreitar o relacionamento entre as partes. Esse é um dos principais motivos para que a maioria das empresas que realizam eventos continuem investindo nesse tipo de ação. E isso não vale apenas para quem organiza o evento mas também para todos os envolvidos, como os patrocinadores.

Credibilidade no mercado

Uma das grandes vantagens de realizar eventos está no ganho de credibilidade. Um evento de sucesso passa não só a confiança para o público de que pode realizar grandes eventos mas também mostra que sua marca deve ter a credibilidade do mercado para desenvolver suas atividades. É a melhor chance de conseguir novas parcerias e clientes.

Gostou de saber mais sobre a importância de ter eventos organizados para realmente conseguir resultados positivos?

Para que consiga colocar em prática tudo que é necessário para realmente realizar um evento de sucesso, confira o nosso Manual do 1º Evento, um guia completo com tudo que você precisa para iniciar no mercado de eventos.

Quero receber o Manual do 1º Evento!


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!