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Gestão de eventos, Organização de eventos | 5 minutos de leitura

Como definir metas de planejamento e organização

Está pensando em organizar um evento? Confira as dicas sobre planejamento que preparamos para você se dar bem e definir metas assertivas


Independente de seu cargo e profissão — seja você um nômade digital, um trabalhador CLT, ou um autônomo —, um bom planejamento é fundamental para alcançar o sucesso.

Um dos grandes problemas do planejamento é aprender como definir metas. E ele começa porque a maioria das pessoas não sabe diferenciar uma meta de um objetivo.

As metas e os objetivos podem até ser sinônimo nos textos não técnicos, mas a verdade é que há grandes diferenças entre elas e um bom profissional precisa conhecê-las para obter grandes resultados.

Hoje você entenderá a diferença entre esses dois conceitos, conhecerá o significado de SMART goal e ganhará acesso a um guia simples para a definição de metas. Ficou curioso? Então comece já a leitura!

O que são objetivos?

Objetivos são frases afirmativas que resumem o que uma empresa pretende, sem estabelecer um período específico para sua execução ou indicar o caminho a ser trilhado para sua conclusão. Os objetivos são gerais e não necessariamente se traduzem em iniciativas acionáveis para a gestão, funcionando geralmente para reafirmar valores e o que importa para o negócio no longo prazo.

No geral, objetivos são utilizados no planejamento para que colaboradores tenham uma ideia do que seu trabalho trará para o negócio. Ao contrário das metas, que são quantificados, os objetivos são qualificadas.

Como as metas se diferenciam dos objetivos?

Nos negócios é muito diferente dizer que se tem “metas” e “objetivos”. Ainda que essas palavras sejam comumente utilizadas como sinônimos fora do ambiente de trabalho, metas e objetivos significam coisas distintas e usar a terminologia certa pode ajudá-lo a ser entendido com mais facilidade.

Os objetivos são declarações ou afirmações que uma pessoa faz sobre o futuro do negócio. Elas representam as aspirações que se têm dentro da organização e geralmente são amplas, ao contrário das metas.

As metas são declarações factíveis e representam os passos que devem ser seguidos para que uma empresa alcance determinados objetivos. Quando estabelecemos uma meta precisamos cumpri-la com precisão, caso contrário haverá o comprometimento das atividades subsequentes. Mas com os objetivos temos uma abordagem mais ampla que nos permite demonstrar os valores e expectativas da gestão.

Veja nos exemplos abaixo como você pode diferenciá-los:

  • Queremos ser responsáveis pelos aplicativos mais incríveis no mercado. [OBJETIVO]
  • Vamos lançar cinco aplicativos novos a cada seis meses para nos tornarmos relevantes nessa área. [META]
  • Nossa empresa pretende ser sinônimo de tecnologia de ponta. [OBJETIVO]
  • Investiremos em Inteligência Artificial para que nos próximos cinco anos sejamos referência em alta tecnologia. [META]

O que é um SMART goal?

Nem todas as metas são idênticas e dentro das empresas, muitas vezes, o acrônimo SMART é utilizado para que possamos nos referir a algumas metas específicas. Essas metas precisam atender aos seguintes critérios:

  • Devem ser específicas;
  • Precisam ser mensuráveis;
  • Têm de ser alcançáveis; e
  • Simultaneamente, necessitam ser relevantes e atreladas a um intervalo de tempo específico.

As metas SMART funcionam porque condicionam a formulação de metas a uma série de critérios que são relevantes para o negócio. Elas precisam ser específicas, por exemplo, porque dessa forma podem determinar o melhor curso de ação e ajudar gestores e colaboradores a chegarem aos resultados desejados.

Também devem ser mensuráveis porque assim podem ser acompanhadas e garantidas. Quando falamos em alcançabilidade para metas estamos querendo dizer que elas são aceitáveis para o negócio e fazem sentido no longo prazo. Ao nos certificar de que elas são relevantes e estão condicionadas a um intervalo determinado de tempo, nós garantimos que elas farão diferença para o negócio e não serão esquecidas, produzindo resultado o mais rápido possível.

Outro grande diferencial das metas SMART é que elas nunca são negativas, ou seja, não se criam metas dizendo que não se fará uma coisa. Essa característica garante que a empresa trabalhará não para evitar certos resultados, mas para construir um futuro melhor.

Como definir metas SMART?

Gostou de como as metas SMART são formuladas e acredita que essa metodologia pode funcionar no seu negócio? Então confira abaixo o passo a passo para defini-las com maestria e obter os melhores resultados!

Passo 1: Escreva suas metas

Para que uma meta funcione e seja SMART ela precisa ser documentada. Então, o primeiro passo de um bom planejamento é definir em palavras o “goal” a ser atingido e fazer isso com o máximo de clareza possível. Dessa forma será mais fácil dar andamento à meta definida e referenciá-la sempre que possível.

Ao anotar uma meta, o faça em alguma plataforma ou documento que possa estar sempre em mãos. Mesmo que você prefira fazer essas coisas no papel, utilize recursos como o Google Drive para torná-las disponíveis em múltiplos dispositivos e para mais de um usuário, a fim de vê-las sendo aplicadas e consultadas por quem delas precisa.

Passo 2: Defina as métricas

Uma meta SMART precisa ser medida e a forma como essa mensuração será feita deve ser definida logo no começo. Não adianta definir uma meta sem estabelecer as KPIs que serão utilizadas para avaliar o seu sucesso. Portanto, logo que fizer a anotação você deverá investir algum tempo pesquisando e documentando as métricas que serão aplicadas na avaliação da meta.

Passo 3: Certifique-se que a meta é alcançável

Muitas vezes planejaremos metas que não podem ser quantificadas ou avaliadas. Elas não são metas SMART. Anote apenas as que forem passíveis de análise e, mesmo que você utilize outros tipos de metodologias para criação de métricas, organize os seus SMART goals em torno das regras que já estabelecemos no tópico anterior.

Passo 4: Seja realista

Depois de estabelecer metas e métricas você precisará validá-las junto às equipes responsáveis por alcançá-las. É comum que o planejamento ou a gestão tenham goals que não são realistas para os times, portanto, conversar e discutir as metas é tão importante quanto estabelecê-las. Converse com os líderes das equipes e, se necessário, adeque suas expectativas.

A definição de metas é muito importante para os negócios pois garante que as pessoas trabalharão em busca de resultados em comum. Quando metas não são definidas é muito fácil se perder pelo caminho porque cada um tende a priorizar um aspecto em particular do próprio trabalho e nem sempre a soma do que é feito pelos departamentos traz um retorno positivo para a organização.

Metas SMART, em particular, funcionam porque estabelecem um modelo funcional para as metas de um negócio. Esse modelo, replicado e aplicado a cada departamento ou área da organização, garante o alinhamento entre as partes e aumenta as chances de bons resultados.

E aí, agora que você aprendeu como definir metas será que ainda sobrou alguma dúvida? Utilize os comentários dessa postagem para compartilhá-la conosco e quem sabe ela vira um post aqui no blog!

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Artigo produzido pela equipe da Comunidade Rock Content.


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