imagem representando os organizadores de eventos e um se destacando entre eles
Organização de eventos | 5 minutos de leitura

Pensando em trabalhar com eventos? Confira 9 dicas!

Nove dicas que você precisa conhecer para se tornar um mestre na produção de eventos


Se você está lendo este post, é porque, em algum momento, pensou em trabalhar com eventos, certo? Mas como será que essa profissão funciona na prática? E quais são os requisitos para ser um bom profissional desse segmento?

O primeiro passo é entender que, para ser um bom produtor de eventos, é preciso muito trabalho duro e dedicação. Por trás de toda ação de sucesso, existe uma equipe, geralmente comandada por esse profissional, que se empenha para que tudo saia conforme o planejado.

Quer saber mais sobre o assunto? Listamos nove dicas que você precisa conhecer para se tornar um competente produtor de eventos. Confira abaixo e descubra como se destacar nesse badalado mercado!

1. Mantenha-se atualizado

Para atuar de forma eficiente em suas produções, um bom organizador de eventos deve estar sempre atualizado sobre as principais tendências e novidades do setor. Além de expandir o seu conhecimento, essa dica ajudará você a se manter mais criativo em suas ações.

Invista em cursos, vá a conferências e palestras, converse com outros profissionais da área e informe-se sempre sobre as principais tendências do seu segmento de atuação. E lembre-se: quanto mais qualificado for um profissional, maiores as chances de fechar bons projetos.

2. Tenha espírito de liderança

O produtor é um líder nato. Por isso, se você deseja trabalhar com eventos, essa deve ser uma das suas principais características. Saber como agir em momentos de crise, delegar tarefas e supervisionar atividades estão entre as funções a serem desempenhadas, e, nesse momento, a capacidade de liderança vai definir o sucesso ou fracasso das suas ações.

Para que um evento dê certo, diferentes equipes e fornecedores devem trabalhar em conjunto buscando atingir um objetivo em comum. E cabe ao produtor ou organizador alinhar as expectativas, estimular a excelência e trabalhar como o capitão desse grande time.

Dicas de como escolher e comprar serviços

3. Seja organizado

A organização é parte fundamental do trabalho de um promotor de eventos. Por isso, seja organizado em tudo o que fizer! Ao planejar uma ação, será necessário lidar com diferentes fornecedores, contratos e orçamentos. Monte a sua checklist e siga cada item minuciosamente.

Em cada evento produzido, estão envolvidos diversas pessoas e afazeres de extrema importância. Contar apenas com a memória é um erro que não deve ser cometido nem por profissionais inexperientes. Transforme tudo em anotações organizadas e arquive todas as informações importantes, como o contato de fornecedores parceiros.

4. Cumpra os seus prazos

Independentemente da profissão que você desempenhe, o gerenciamento adequado do tempo é sempre uma necessidade. E quando o assunto é a organização de eventos, esse item se torna ainda mais importante e até mesmo essencial para o sucesso de um determinado projeto.

5 dicas para lidar com prazos curtos na produção de eventos

Esteja sempre atento aos seus prazos, datas de entrega e pagamento, procurando cumpri-los de maneira exemplar. Caso contrário, você poderá comprometer toda a realização do evento. Afinal, um dia de atraso é o suficiente para levar grandes prejuízos aos organizadores.

5. Saiba negociar

A arte da negociação é um dos principais atributos de um bom profissional de eventos. Durante o processo de planejamento e organização, será necessário contratar diferentes serviços, e cabe ao produtor negociar cada um desses itens de forma a não ultrapassar o orçamento estabelecido.

Para realizar boas negociações, é muito importante trabalhar a comunicação e os argumentos a serem utilizados. Com um bom poder de convencimento, é possível propor parcerias, fechar patrocínios e demais acordos que podem beneficiar a marca e garantir o sucesso do evento em questão.

6. Construa uma imagem positiva

Se você quer se destacar no mercado de eventos e conquistar a confiança de contratantes, patrocinadores, fornecedores e até mesmo equipes de trabalho, deve investir constantemente na construção e aperfeiçoamento da sua imagem pessoal.

Em diversos momentos, você será o rosto que representará o evento. Por isso, a sua facilidade de comunicação, boa aparência, simpatia, postura, conhecimento e autoconfiança são características essenciais que devem ser sempre trabalhadas e podem influenciar diretamente na decisão de terceiros.

7. Faça networking

É impossível realizar um evento sozinho. Por isso, os bons contatos são fundamentais em todas as etapas da sua organização. Dos fornecedores de bebidas aos artistas, você precisará de uma boa rede de colaboradores que indicaram os melhores caminhos a serem seguidos.

Faça o seu melhor networking em eventos

Trabalhe o seu networking diariamente, conheça pessoas, peça indicações, troque experiências e — o mais importante — ouça o que os outros profissionais têm a dizer. Tenha sempre em mente que cada novo contato pode abrir portas, por isso, seja sempre agradável e sociável.

8. Tenha muita disposição

A produção de eventos não é uma profissão fácil. É necessário ter muita disposição, animação e força de vontade para aguentar longas e exaustivas jornadas de trabalho. O expediente acontece, na maioria das vezes, fora do horário comercial, e você precisa estar preparado para todos os imprevistos que podem surgir.

Você deverá acompanhar o andamento de cada uma de suas produções e será solicitado a qualquer tempo para solucionar novos problemas. Por isso, para alcançar bons resultados e ter sucesso em suas ações, será necessário muita disposição!

9. Seja flexível

Por melhor que seja o seu planejamento, a organização de eventos é uma atividade muito versátil e incerta. Imprevistos podem surgir a qualquer momento, e você tem que estar preparado para se adaptar e encontrar as melhores soluções de forma rápida e eficiente.

Um bom profissional precisa ter jogo de cintura em todas as etapas da organização. De nada adianta se prender a atividades que não dão resultados. Se o problema aparecer, é preciso estar disponível para mudar o que for preciso e buscar recursos para que o evento aconteça sem maiores prejuízos.

Legal, não é? Como você pode perceber, trabalhar com eventos pode ser um pouco mais complexo do que parece, mas, com as dicas certas, o suporte de outros profissionais da área e o uso de plataformas de gestão, é possível realizar projetos de excelência, alcançando resultados surpreendentes.

Agora que você já sabe as principais dicas para trabalhar com eventos, entenda a importância de investir em ações inovadoras e tenha ainda mais sucesso e eficiência na profissão!

banner convidando para baixar o manual do primeiro evento


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!