imagem de um organizador de eventos respondendo a pesquisa do blog post
Gestão de eventos | 5 minutos de leitura

4 motivos para trabalhar com eventos

Está pensando em trabalhar com eventos? Ainda está em dúvida? Dá só uma olhada nos 4 motivos que listamos para você!


Escolher uma profissão é uma tarefa bem complicada quando ainda somos jovens.

Muitas vezes, nos deparamos com cenários que jamais imaginamos e trabalhando com aquilo que nunca pensamos em fazer.

Trabalhar com eventos, para muitas pessoas, é questão de escolha. Mas para outras, essa profissão os escolheu quase que por um acaso.

Até mesmo eu, formada em propaganda e marketing e com alguns anos de experiência com o marketing digital em diversos outros setores, jamais imaginei que estaria trabalhando aqui na mobLee com uma plataforma completa de tecnologia para eventos.

Diante disso, passei a conviver com algumas pessoas que entendem muito sobre eventos e a aprender como esse mercado realmente funciona. Não foi surpresa quando me deparei com a vontade de entender um pouco melhor sobre a rotina dos organizadores de eventos, quais suas alegrias, dores e principalmente, sobre a jornada que percorreram até o momento atual.

Estar ligada a esses profissionais e entender sobre o seu dia a dia e seu trabalho, reflete em como eu poderia ajudá-los a melhorar processos ligados ao marketing dos eventos.

Por isso, reuni alguns profissionais do mercado de eventos e coletei as informações necessárias para que você possa tirar todas as suas dúvidas sobre trabalhar com eventos. Confi

1. A rotina não vai te cansar

Um dos grandes benefícios de trabalhar com eventos é, muitas vezes, o maior problema dos organizadores.

Não ter uma rotina bem definida abre margens para o dinamismo de atividades e dá liberdade para mudanças, além de incentivar a criatividade dos organizadores. Leia aqui sobre como conciliar produtividade e criatividade no trabalho com uma vida saudável e mais divertida.

Mas, por outro lado, como em muitas outras profissões, essa mesma falta de rotina pode ocasionar problemas como a demanda de requisições de ultima hora, horários de trabalho indefinidos e um pouco de frio na barriga.

É por isso que, para trabalhar com eventos, você deve ser uma pessoa orientada à desafios.

Segundo Carolyne Rensi, que atua há 4 anos no mercado de eventos:

Fazer eventos é uma aventura. Algo sempre pode acontecer fora do planejamento e você terá que se virar nos 30 para resolver. O lado bom é que cada evento acaba sendo uma experiência nova e isso contribui para os organizadores sejam criativos.

2. Oportunidade para trabalhar com projetos inovadores

Embora trabalhar com eventos ainda envolva formatos tradicionais como feiras, seminários, simpósios etc… o objetivo é sempre o mesmo: trazer conhecimento e soluções inovadoras aos participantes.

Bem, você não iria a uma palestra e pagaria por isso para assistir algo que já tem pleno conhecimento. Nem mesmo iria a uma feira de produtos buscando aquilo que já conhece.

Os eventos despertam a curiosidade justamente por trazerem soluções que possam agregar valor aos participantes.

Destacam-se também aqueles eventos que conseguem trazer uma experiência inovadora ao participantes. Mais uma vez, um trabalho que conta com a criatividade e empenho dos organizadores.

Carolyne também cita que:

As mudanças do dia a dia e inovar para atrair os olhares, muitas vezes tornam-se uma dificuldade. Um evento só está entregue 100% quando ele termina, pois antes disso sempre temos que estar atentos e prontos para resolver algo.

Saiba como criar experiências incríveis em eventos corporativos

3. Você poderá desenvolver diversas tarefas

O organizador de eventos, como citado anteriormente, é um profissional focado ao dinamismo.

Ao contrário dos trabalhos orientados à rotinas e à profissões onde uma pessoa é responsável por cada tarefa, o organizador de eventos deve estar preparado para saber um pouco sobre tudo.

Ariane Gonçalves, que atua há 7 anos no mercado de eventos, cita como suas principais tarefas:

Planejamento, gestão e produção – elaboração de briefings, estratégia de comunicação, divulgação e de vendas. Controle de budget e de venda de ingressos, acompanhamento na elaboração das peças de comunicação, cotações e contratações, elaboração dos roteiros operacionais e de palco, distribuição de tarefas e coordenação do evento.

Claro que nem todas as empresas e profissionais atuam da mesma forma. Empresas maiores, ou que realizam um maior número de eventos, costumam ter uma equipe de profissionais para diferentes tarefas. Já outras, optam por contratar um serviço terceirizado que possa suprir suas necessidades.

4. O mercado de eventos irá crescer

Alguns profissionais que já trabalham com eventos acreditam no crescimento do mercado e no surgimento de novas oportunidades, principalmente com o apoio da tecnologia.

Veja aqui as maiores novidades tecnológicas para eventos

Segundo a Associação Brasileira de Empresas e Eventos (Abeoc), o crescimento médio do mercado de eventos é de 14% ao ano, com um giro financeiro de R$ 209,2 bilhões

Embora a produção de eventos, muitas vezes, não seja vista com grande importância pelas empresas, trazer uma boa experiência ao usuário têm sido o foco do momento em áreas de marketing e vendas. Por isso, trabalhar com eventos pode ser a melhor forma de fazer isso,  já que o sucesso dos eventos está relacionado diretamente a uma experiência única e afetiva dos participantes.

Disse Ariane:

Acredito que só tende a crescer. Cada vez mais utiliza-se da tecnologia para proporcionar aos organizadores e participantes de eventos uma experiência única e cada vez mais incrível. Independente de crise os eventos nunca irão acabar e em consequência aqueles profissionais que se mantiverem atualizados terão sempre espaço no mercado de trabalho.

Alexandra Goto, que atua no mercado de eventos há 14 anos também citou:

O mercado de eventos se desenvolveu pouco. Acredito que a indústria perdeu muitas oportunidades de renovação, principalmente na questão tecnológica.

Conclusão

Trabalhar com eventos pode ser um desafio para muitas pessoas. Ao conversar com alguns organizadores, pude notar que, acima de tudo, é preciso muito empenho e determinação para provar o real valor de um bom evento e de cada detalhe a ser trabalho.

Alguns momentos de frio na barriga irão, sem dúvidas, estar presentes no seu dia a dia, mas a recompensa de um bom trabalho, principalmente quando ele envolve um público satisfeito, é gratificante.

Pense como seria bom, mesmo com tantos imprevistos e correria, ver que os participantes estão satisfeitos com um evento que você imaginou, planejou e fez acontecer.


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!