Tecnologia em eventos, Tendências em eventos | 7 minutos de leitura

O que é necessário para ter sucesso com o app de eventos?

Você já utilizou o app de eventos nas edições que organizou? Mas será que aproveitou bem essa solução? Tire essa dúvida agora!


Para você que já utilizou em alguma edição o aplicativo próprio do seu evento, pense bem na resposta para essa pergunta: você dá a devida importância para o app de eventos?

Nesse mercado, algumas equipes de organização já enxergam o aplicativo como um item obrigatório para que o evento aconteça. Só que existe um problema: elas sabem que ter o app é bom para o evento, mas será que só saber disso é o suficiente?

O simples fato de ter o aplicativo, só por ter mesmo, não agrega muito para o evento. Algumas pessoas acreditam que o fato de ter o app de eventos por si só já cumpre com algumas expectativas como:

  • Levar tecnologia para o evento;
  • Inovar em relação às edições anteriores;
  • Se diferenciar dos outros eventos.

E sim, a solução cumpre com esses itens esperados. Mas na prática, os benefícios gerados a partir do investimento no aplicativo do evento devem ir muito além disso.

Essa é uma solução capaz de gerar um alto nível de resultados, que outras ferramentas não são capazes.

Entre elas estão:

A partir de agora, vamos mostrar a importância não só de utilizar o aplicativo próprio do seu evento mas também apresentar qual a melhor forma de avaliar os resultados obtidos através dele.

Banner para acessar o case de sucesso do evento SingularityU

Transforme o app do evento no seu melhor investimento!

É importante pensarmos no que significa de fato a palavra investimento:

  • Investimento: aplicação de recursos, tempo e esforço, a fim de se obter algum benefício futuro.

Se não conseguir mensurar nenhum tipo de retorno, na verdade você está tendo um gasto ao invés de fazer um investimento.

Por isso, temos uma novidade para te contar: você pode transformar o app do evento no seu melhor investimento!

Grandes eventos, como é o caso da Feira Hospitalar, entendem a importância de contar com essa solução para facilitar o processo de comunicação, só para citar um exemplo. Em 2019, estima-se que o evento contará com 1200 expositores e 90.000 visitas profissionais durante os 4 dias em que acontece.

divulgação do aplicativo da Feira Hospitalar

Divulgação do aplicativo da Feira Hospitalar

Como utilizar o app para alcançar seus resultados?

Use o app como uma extensão do evento

Tratar o app como algo a parte é um dos principais erros que os organizadores cometem. É importante lembrar que ele deve funcionar como uma extensão do seu evento, fazendo parte dele mas entregando funcionalidades que vão além do que o espaço físico poderia entregar.

Veja como o evento AgroBrasília 2019 está fazendo a divulgação das funcionalidades do seu app de eventos:

Divulgação do aplicativo AgroBrasília

Divulgação do aplicativo do evento AgroBrasília 2019

Perguntas comuns dos participantes podem ser respondidas por meio de uma única solução, como por exemplo:

  • Como saber o que está acontecendo em tempo real no evento?
  • Se acontecer mudanças na programação, como vou saber disso?
  • Como posso encontrar pessoas que possuem o perfil que estou procurando no evento?

Ou seja, o app de eventos não só substitui a parte de material impresso e a programação do evento, mas também fornece uma gama de possibilidades para o evento ir muito além do que todos esperam.

Melhor forma de ir além das estratégias físicas

Hoje existem várias possibilidades quando pensamos no uso de tecnologias e ferramentas inovadoras para eventos, que vão desde o uso de robôs até projeção holográfica.

Mas você percebe que, dependendo do tamanho e do público do seu evento, nem todos terão a oportunidade de passar por essa experiência? Será que isso fará mais diferença do que criar um canal de comunicação do seu evento, como um meio de colocar todas as informações do evento na palma da mão do seu participante?

Pensando em custo x benefício, fica claro que o uso completo das possibilidades que um app de eventos permite que você tenha um retorno que vai muito além do que várias outras opções (muitas vezes mais caras) podem trazer durante o evento.

Use o app como uma nova oportunidade de gerar receita

Pois é, muitos organizadores ainda não se atentaram para essa possibilidade. Mas em um momento que se busca novas formas de gerar receita nos eventos, o app pode ser uma das principais plataformas para isso.

Na prática, você tem em mãos uma comunidade inteira, que é formada pelos participantes do seu evento, à disposição de empresas que podem ver naquele perfil de público a oportunidade perfeita para se comunicar.

Novos tipos de propostas de patrocínio

Cota nível Bronze, Prata, Ouro e Diamante, uma com valor de investimento maior do que a outra, e o que muda é basicamente o tamanho do estande que tem direito no evento. É isso que se encontra na maioria dos eventos.

E já pensou em fechar com o dobro de patrocinadores, aumentando o volume de parceiros, mesmo com cotas menores que se tornam mais simples de comercializar?

Com o app, você pode comercializar espaços menores dentro dele, que não vão gerar nenhum custo a mais para a equipe de organização. Isso funciona como uma ação de muito valor para as empresas que podem ter a mensagem da sua marca transmitida para todos os participantes do seu evento.

É uma nova forma de expor as marcas, e só essa novidade já é capaz de atrair a atenção para novas empresas capazes de investir um valor reduzido, mas que agrega benefícios para ambas as partes.

Quem já colocou isso em prática foi a Domino’s Pizza durante sua própria convenção anual de vendas:

patrocinadores dominos

O aplicativo da Domino’s Pizza contou com patrocinadores

A boa experiência é o segredo para o sucesso

Nos eventos atuais, é importante ter em mente que o sucesso está relacionado diretamente com a experiência dos participantes. Sem uma experiência única e memorável, certamente o público não vai fazer uma boa avaliação do seu evento. E hoje essa experiência gera desdobramentos tanto no ambiente físico como no ambiente digital.

Tudo isso vem sendo resumido no termo Phygital, palavra que surge da contração entre os termos physical (físico em inglês) e digital. Na prática, oferecer uma experiência Phygital é aplicar tecnologias digitais para aprimorar todas as ações realizadas no ambiente físico dos eventos.

Veja de que forma o Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica conseguiu colocar isso em prática, apresentando para os participantes todas as funcionalidades disponíveis no seu aplicativo:

Claro que é importante contar com pessoas trabalhando ativamente para colocar tudo isso em prática. Mas a principal dica é: quanto mais tempo de antecedência você começar, terá um trabalho mais focado, com muito mais chances de conseguir melhores resultados.

Se deixar tudo para fazer em cima da hora, certamente vai precisar de mais pessoas e as chances de algo sair errado são bem maiores.

E como avaliar o resultado com o app de eventos?

Entendeu a importância de medir o retorno e a avaliação do seu público com o app de eventos? Mas agora, é fundamental saber como avaliar na prática os resultados que o seu evento conquistou através do aplicativo.

As principais métricas que você precisa acompanhar são:

  • Downloads: volume de pessoas que baixaram de fato o aplicativo nos seus smartphones;
  • Logins: das pessoas que baixaram, esse é o volume de quem realmente colocou seus dados e fez o acesso;
  • Visualizações no app: volume de espaços no app de eventos que é visto pelos participantes;
  • Engajamento: número de interações, como postagens, comentários e curtidas dentro do próprio aplicativo, que comprova o engajamento dos participantes.

Um ótimo exemplo de evento que fez um grande trabalho e por isso colheu os frutos foi o QCon São Paulo. No caso deles, houve um aumento de mais de 39% no número de downloads de 2017 para 2018, enquanto que o número de visitantes logados cresceu 5 vezes.

Com os dados gerados pelo uso do aplicativo no evento, você pode responder também várias outras perguntas importantes, como por exemplo:

  • Quantos participantes clicaram nas suas notificações personalizadas?
  • Quais os estandes da feira de negócios conseguiram fazer mais contatos?
  • Qual participante conseguiu se conectar com mais pessoas no evento?

É fácil perceber que todas essas informações são essenciais para colher resultados melhores no pós-evento e já preparar as ações para a próxima edição do evento.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a entender que, mesmo que já tenha utilizado um aplicativo no seu evento, é importante ir além e criar uma experiência única para todos.

A mensagem que deve ficar é que sim, investir no app de eventos é necessário, e em pouco tempo veremos que será impossível não contar com essa solução em todos os eventos. Mas a equipe de organização precisa utilizá-lo da melhor maneira possível para aproveitar todos os benefícios que ele pode proporcionar.

lm aplicativo

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