imagem de várias pessoas prestando atenção em uma palestra e um celular com aplicativos embaixo delas
Networking em eventos, Tendências em eventos | 5 minutos de leitura

10 estratégias para estimular o networking em eventos

Sabia que o networking em eventos é um dos pontos que comprova seu sucesso? Então confere aqui 10 estratégias para usar agora mesmo!


Se você acha que o número de participantes de um evento é o único indicador de sucesso, senta aqui e vamos conversar um pouco sobre o assunto. Isso pode significar que você ainda não conhece a importância do networking em eventos.

A qualidade do conteúdo, engajamento do público e, principalmente, as conexões criadas durante o evento também são critérios para garantir que ele seja finalizado com a famosa “chave de ouro”. E quando falamos em conexões, esqueça aquela imagem de networking mais banalizada, com troca de cartões e conversas superficiais.

No momento em que se produz um evento, é preciso pensar em estratégias e interações que incentivem o público a gerar conexões realmente significativas.

Confira algumas estratégias que você precisa conhecer para garantir ainda mais sucesso no seu evento estimulando o networking em eventos!

O networking em eventos começa ainda antes do evento

1. Crie canais de comunicação para que o pessoal possa se conhecer antes mesmo do dia do evento. Pode ser das seguintes formas:

  • Um evento no Facebook – quando você marca que tem interesse ou confirma presença em um evento do Facebook, a cada postagem lá você recebe uma notificação;
  • Um app como o pessoal da mobLee – faz ele concentra toda a programação do evento. O participante pode definir sua agenda dentro do evento e receber alertas, assim como conversar com outros participantes e enviar perguntas a serem respondidas pelos palestrantes.

2. Meetups, BootCamps, Fóruns, Happy Hours, Prévia… o nome não é o que mais importa. A intenção é aproximar o pessoal do tema e também que estejam afiados para quando a atividade principal acontecer. Paralelamente ao upgrade de conhecimento, as pessoas estabelecem laços entre si.

Durante o evento

O grande dia chegou e você provavelmente já deve ter se preparado para ele. Antes disso acontecer, pense em como se organizar para estimular o networking em eventos com os participantes.

3. Quando se faz o credenciamento, normalmente ficam todos esperando em um hall ou mesmo na sala onde o evento vai acontecer. Aquele silêncio constrangedor não pode ficar na memória do pessoal. Ligue um som agradável e alinhado com o seu público, num volume em que as pessoas possam conversar bem – música é tudo de bom.

4. Puxar papo não é para todo mundo, então você pode dar um empurrãozinho utilizando os elementos que compõem seu evento. Que tal um estímulo perguntando no crachá sobre o signo das pessoas, ou qual o propósito de cada um ali. A criatividade aqui pode ficar bem livre. Essa dica quem nos deu foi a Bruna Pires, coordenadora de marketing do Social Good Brasil – ONG organizadora de um Festival que é referência no Brasil.

5. Além da dica anterior, a Bruna também comentou sobre as trilhas de aprendizagem. É bem interessante você pode dividir a programação conforme os interesses das pessoas. Elas vão se encontrar nos painéis e palestras do tema e depois de algumas ‘coincidências’, a conversa fica mais fácil de acontecer.

6. Deixe claro para todos qual a hashtag do evento – que não seja super longa a ponto das pessoas ficarem em dúvida quanto à sua grafia. O relacionamento pode ser estimulado entre os participantes e com as pessoas que fazem parte da rede de contatos deles. Fortalece o nome do evento e pode gerar curiosidade para próximas edições que porventura você esteja disposto a encarar.

7. Dinâmicas podem ser super bem aproveitadas e, caso seu evento tenha uma linha mais ativa, vale iniciar de cara com um icebreaker, que são técnicas especialmente criadas para que as pessoas se conectem mesmo. Os icebreakers servem para energizar e motivar os participantes. Neste artigo aqui tem algumas informações muito legais. Com certeza elas deixarão o seu evento muito mais interativo.

8. Importante, diria fundamental, que haja a previsão de um coffee break ou happy hour bem gostosos. Saco vazio não para em pé, não é mesmo? Este momento acaba aproximando as pessoas naturalmente. Dica de amiga: pense nas pessoas que têm restrições alimentares – até para evitar que o tópico da conversa seja o não atendimento de uma necessidade especial.Imagem de LM - bate papo gratuito-100

Após o evento

Enfim, tudo aconteceu. Foi bonito, foi. Foi intenso, foi. Mas agora chega a hora da pós produção.

Ainda neste momento, o networking em eventos pode ser vivido pelos participantes:

9. Se você criou um app para engajar e conectar os participantes, não o desative no dia seguinte! Manter ele funcionando por um tempo é ótimo para que o público possa continuar se comunicando no pós evento – e para que você colete uns feedbacks maravilhosos.

10. Quem já participou de eventos como o Startup Weekend, por exemplo, sabe bem o quão agitadas as comunidades online formadas em grupos de Whatsapp/Facebook podem ficar no pós evento. Ter esses espaços para que os participantes possam interagir, compartilhar conteúdos e manter o contato são fundamentais para que as conexões se perpetuem.

Dica bônus!

Na hora de escolher o local do seu evento, fique atento se ele terá esses espaços físicos mais descontraídos e aconchegantes para que o público possa se sentir confortável em iniciar conversas e bate papos. Ter espaços de descompressão com sofás, almofadas e puffes para o pessoal relaxar e interagir entre os intervalos dos conteúdos é sempre válido, viu?

Gostou de ler um pouco sobre essas 10 estratégias para estimular o networking em eventos? Espero que elas sejam muito úteis para você na hora de pensar no seu! Se estiver com vontade de tirar seu evento do papel, é só chamar aqui que podemos desenvolver melhor a ideia.


Esse conteúdo foi escrito por Ana Hoffmann e Bruna Klökner, integrantes da Impact Hub Floripa.


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