participantes da convenção domino's pizza
Cases de Sucesso de eventos, Tecnologia em eventos | 8 minutos de leitura

Convenção Domino’s Pizza: Reinventando o evento com o uso de tecnologia

Eventos corporativos precisam de tecnologia! Veja o nível de sucesso que a Convenção Domino's Pizza conseguiu usando o app próprio do evento.


No início de setembro de 2018, a gestora Vinci Partners assumiu o controle da Domino’s Pizza no Brasil com um grande objetivo: fazer a empresa sair de 218 unidades para 500 unidades em um período de 5 anos.

E em meio a essa mudança e aceleração, a empresa realizou entre os dias 05 e 06 de dezembro de 2018 a Convenção Domino’s Pizza, onde reuniu todos os seus franqueados e gerentes das unidades para 2 dias de evento com palestras e atividades, todas focadas em trazer conhecimento nas áreas de vendas e estratégia de mercado.

Para que o evento fosse um sucesso e alcançasse os objetivos traçados, a organização contou com o uso do Aplicativo Próprio do evento, fornecido pela mobLee. Confira agora quais foram todos os resultados e qual o impacto que o uso da tecnologia gerou no evento.

entrada da convenção domino's 2018

Entrada da Convenção Domino’s Pizza 2018

Características da Convenção Domino’s

A Convenção Domino’s Pizza possui as características principais de uma convenção de vendas. É uma rotina anual dos franqueados já irem para o evento.

No momento que a empresa divulga a data de realização, todos já aderem e engajam no evento por ter noção de como é realizado e por saber quais os benefícios de tudo que é transmitido por lá.

Formato do evento

O evento acontece em 2 dias, sempre no segundo semestre de cada ano. A intenção é criar uma série de atividades que vai desde ações para fazer pizzas durante o evento até uma série de palestras com comunicadores que são destaque no mercado.

Em 2018, participaram alguns palestrantes como Rafael Henzel, Rick Prospera e o novo CEO da Domino’s, Kadu Martins.

aplicativo do evento

Divulgação do trecho da palestra do Rick Prospera no aplicativo do evento

Participantes

Para o evento, são convidados todos os franqueados da rede Domino’s no Brasil.

Na edição de 2018, os gerentes principais de cada unidade também marcaram presença no evento para que houvesse essa troca entre todos que atuam diretamente para gerar resultados em cada unidade.

Foram aproximadamente 380 participantes no evento.

Quais os objetivos da Convenção Domino’s Pizza ao usar o aplicativo do evento?

Com essas características de uma convenção de vendas, a equipe de organização tinha uma série de desafios para serem superados.

E foi através do aplicativo que definiram vários objetivos e metas que precisavam ser alcançados. Entre eles estavam:

  • Fugir do “mais do mesmo” no evento;
  • Ter uma forma de se reinventar;
  • Acabar com o uso de material impresso no evento;
  • Ter o máximo de engajamento entre os participantes;
  • Ter eficiência na comunicação durante o evento;
  • Conseguir o máximo de adoção do aplicativo.
app dominos

Design do aplicativo da Convenção Domino’s Pizza

Como o aplicativo foi utilizado durante o evento?

Com esses objetivos bem definidos, qual foi a forma que a equipe de organização utilizou o aplicativo para alcançá-los?

Eles aproveitaram ao máximo as funcionalidades que o aplicativo poderia disponibilizar para o evento, tais como:

  • Canal de comunicação;
  • Divulgação de informações;
  • Área de programação;
  • Lista de palestrantes;
  • Lista de participantes;
  • Timeline interativa;
  • Mapa do local do evento.
Faça a Jornada do Aplicativo do evento e conheça todas as suas funcionalidades

Divulgação do aplicativo antes e durante o evento

Para conseguir ter o máximo de pessoas engajadas com o aplicativo, foram criadas uma série de estratégias de divulgação. É o que nos conta Mateus Nascentes, Coordenador de Branding da Domino’s Pizza :

A gente fez uma maratona de divulgação com vídeo do app na recepção do evento, disparamos email marketing mais de uma vez para todo mundo baixar e fizemos um comunicado no início do evento. Tentamos ter a melhor adesão possível, até porque toda a agenda do evento estava só no aplicativo.

Mateus Nascentes

Qual o resultado disso? Mais de 80% do público presente fez o download do app e realizaram seu login para usufruir de todas as funcionalidades:

números do público do evento

Números de download e de pessoas logadas no aplicativo do evento

Resultados com o uso do aplicativo próprio do evento

Confira agora todos os resultados que a organização do evento alcançou graças a utilização do aplicativo próprio do evento:

1. Reinvenção do evento

Um dos principais objetivos do evento foi alcançado através do aplicativo. Com a intenção de levar mais tecnologia para os participantes, já que pouco tempo antes a empresa fez a aquisição de outra tecnologia que promete revolucionar a forma de trabalho nos pontos de venda, o resultado foi o melhor possível.

Foi tecnológico, algo que a gente nunca teve. Então o aplicativo foi sim um ponto de muito destaque no evento. Virou uma novidade muito bem vista.

Mateus Nascentes

2. Economia com o material impresso

Outro destaque alcançado foi a economia com a impressão de materiais para o evento.

Não utilizamos nenhum material gráfico ou impresso, então para todo mundo saber dos horários precisava baixar o aplicativo.

Mateus Nascentes

Esse é um caminho natural que muitos eventos estão adotando, já que o foco na sustentabilidade também faz parte dos desafios do time de organização.

Mas além disso, a redução de custos é um fator de alta relevância para escolher pelo app ao invés de gastar tanto com programações impressas.

3. Receptividade do app para os participantes

É difícil se desconectar dos nossos smartphones no dia a dia, e o mesmo acontece durante qualquer evento. É por isso que a Convenção Domino’s Pizza 2018 ofereceu soluções e diferenciais com o seu app, impactando diretamente os participantes.

Na pesquisa de pós-evento, o público listou o aplicativo entre os pontos positivos, falando que o app foi muito legal, intuitivo, que valeu muito a pena.

Mateus Nascentes

4. Eficiência na comunicação do evento

Já imaginou ter algum problema durante o evento, seja em alguma atividade atrasada ou com a mudança de horários por conta de algum imprevisto? Isso pode ser solucionado pelo uso do aplicativo como grande meio de comunicação em tempo real com os participantes.

Também usamos o aplicativo como principal meio de informação. Houve um atraso em alguns pontos, mas com o uso das notificações conseguimos comunicar as novidades para todos ao mesmo tempo.

Mateus Nascentes

Os números comprovaram esse alto nível de resultados. O evento conseguiu ter uma média de 18 sessões no aplicativo por usuário, ou seja, cada pessoa acessou o aplicativo durante o evento em média 18 vezes.

Além disso, a média de 5 visualizações por cada sessão resulta em 96 visualizações de itens dentro do aplicativo durante os 2 dias de evento, comprovando o grande volume de engajamento do público.

  • Média de sessões por usuário no evento = 18 sessões
  • Média de visualizações por usuário no evento = 96 visualizações

número de visualizações e sessões no aplicativo do evento

Número de visualizações e sessões no aplicativo do evento

5. Facilidade para o time de organização

Um outro destaque ficou por conta da facilidade de colocar o aplicativo em funcionamento:

Todas as funcionalidades são super didáticas, foi muito simples subir as informações para o aplicativo. Quase em nenhum momento precisamos de ajuda, e quando precisamos tivemos um suporte rápido da mobLee.

Mateus Nascentes

Para que nenhum problema surgisse durante o evento, foram realizados alguns testes antes, focando em ter todas as funcionalidades operando em 100% durante os 2 dias.

O aplicativo é bem intuitivo, então foi simples fazer alguns testes mesmo com pouco tempo antes do evento.

Gabriela Oliveira

Branding na Domino's Pizza

6. Engajamento dos participantes com o evento

Falando da expectativa que a gente tinha sobre o aplicativo, a taxa de adesão foi bem maior do que imaginávamos.

Gabriela Oliveira

Um ponto que realmente surpreendeu a equipe de organização do evento foi o engajamento dos participantes através das funcionalidades do aplicativo da Convenção Domino’s Pizza 2018.

Palestras, timeline, informações para todo mundo ficar por dentro do evento. Tudo foi super positivo. Tivemos muita gente postando, brincando e elogiando o aplicativo.

Mateus Nascentes

Qual a diferença que o aplicativo fez no evento?

Nas edições anteriores, era comum que os participantes levassem cada um o seu pen drive para salvar todos os slides que foram apresentados pelos palestrantes, algo que foi solucionado de forma fácil através do aplicativo.

Mas porque estamos contando isso? Para que você entenda a diferença gerada por essa solução dentro de um evento corporativo, como foi o caso da Convenção Domino’s Pizza.

Adoramos o aplicativo, ele teve uma repercussão muito boa, mesmo tendo um prazo curto de divulgação. A adesão foi bem alta e tudo que a gente precisava funcionou 100%. A plataforma super valeu a pena e atendeu bem os objetivos.

Mateus Nascentes

patrocinadores dominos

A Convenção Domino’s Pizza contou ainda com patrocinadores exclusivos

Qual o impacto que a solução da mobLee gerou para a convenção Domino’s?

Para responder essa pergunta, nada melhor do que um depoimento do próprio Mateus, responsável por toda a organização do evento:

Tivemos o briefing do evento em setembro de 2018 já visando levar um conceito mais tecnológico para os franqueados, até porque já tínhamos adquirido uma tecnologia para o ponto de venda das lojas. A intenção era abordar o tema de tecnologia no evento e criar essa experiência tecnológica.

O aplicativo foi um dos pontos mais importantes e ajudou a ser mais sustentável, sem precisar imprimir toda a agenda, também reduzindo custos. Tivemos um impacto super positivo, não só nessa parte de agenda mas também no compartilhamento de conteúdo.

O aplicativo também trouxe uma experiência e engajamento entre a marca e os participantes muito grande. Esse contato entre os gerentes e franqueados, até com o presidente, foi um impacto que aproximou muito todos que estavam presente. E foi uma experiência criada pela própria Domino’s.

Mateus Nascentes

Coordenador de Branding da Domino's Pizza


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