imagem de organizadores de eventos pesquisando para fazer uma convencao de vendas
Gestão de eventos, Organização de eventos | 5 minutos de leitura

Veja o que é uma convenção de vendas e como fazer uma em 4 passos

Descubra agora todos os detalhes sobre o que é convenção de vendas e quais os principais passos que precisa seguir para fazer a sua.


Você já se perguntou como as grandes empresas de varejo, que possuem várias unidades ao redor do país, em várias cidades e estados diferentes, conseguem fazer o mesmo tipo de trabalho com as equipes de vendas? Como os vendedores conseguem trabalhar com o mesmo discurso? A resposta está na convenção de vendas.

E para quem já trabalha na área, fica fácil perceber que esse é o tipo de evento perfeito para conseguir reunir todos e fazer os alinhamentos necessários que ajudam a manter a estrutura ideal do trabalho de vendas.

Mas esse é só um dos pontos resumidos que mostram a importância desse evento. Quer saber mais sobre ele? Então confira agora o que realmente é uma convenção de vendas e como realizar esse tipo de evento seguindo 4 passos.

O que é convenção de vendas?

Convenção de vendas é um modelo de evento onde as empresas reúnem todos os representantes das várias unidades que possui para divulgar resultados e traçar novos objetivos.

Para isso, a empresa escolhe um espaço para eventos para receber todos os profissionais da área de vendas e banca toda a parte de viagem e acomodações. Ela vale muito a pena por ser difícil transmitir todas essas informações

A ideia é mesmo entender o que foi conquistado ao longo do período e o que pode ser aplicado para melhorar esses resultados. Não há momento melhor para trabalhar o comportamento de toda a equipe e os objetivos e metas mais importantes que todos devem focar.

Mas avisar sobre mudanças de estratégias é só um dos pontos que a organização do evento deve trabalhar durante o dia.

É importante usar o momento para valorizar os colaboradores de maior destaque e passar conteúdos que consigam apoiar as estratégias da empresa, gerando um alto nível de conhecimento com palestras motivacionais e bate-papos.

4 passos para fazer uma ótimas convenções de vendas

Agora você vai conhecer quais são os 4 passos mais importantes para conseguir fazer convenções de vendas de sucesso.

1. Crie o cronograma para a convenção de vendas

Antes de começar o evento, é importante formalizar a ideia da realização em um documento de cronograma, onde você pode ver todas as datas agendadas para realizar cada atividade importante para o evento.

Nesse cronograma, é importante seguir uma série de etapas básicas como:

  • Encontre o lugar com antecedência;
  • Planeje as ações que terá no evento;
  • Encontre os fornecedores que possam atender todas as estratégias pensadas;
  • Planeje suas atividades e conteúdos que serão repassados durante o evento;
  • Levante todos os gastos de acordo com o orçamento disponível.

Em relação ao período de tempo de realização do evento, ele geralmente acontece em 1 ou no máximo 2 dias. Acima disso, o custo passa a ser muito alto para a empresa, e o nível de concentração para assimilar todas as informações também diminui muito por parte dos participantes.

Já quando falamos no intervalo de realização, ele geralmente é de 1 ano ou 6 meses. Esse é o tempo ideal tanto para realizar uma análise precisa das estratégias adotadas e para pensar em novas ações que possa melhorar os números.

2. Defina as atividades para convenção de vendas

Com o cronograma e planejamento já adiantados, é o momento de começar a pensar nos detalhes de cada atividade realizada durante o evento.

É importante que todos fiquem centrados na atmosfera gerada durante o evento. Por isso trazer um nome de referência na área de vendas para uma palestra pode ajudar muito a criar esse ambiente positivo.

Lembre-se de criar uma programação voltada para atrair a atenção de todos, mas que agregue valor para as ações que são realizadas no dia a dia.

3. Use ferramentas que ajudem todos a engajarem com o evento

Não adianta de nada levar todos os colaboradores das várias unidades da empresa para o local do evento sem ter o engajamento deles com o evento.

Para algumas pessoas, esse evento pode parecer uma viagem de férias, e acabar com esse tipo de ideia é fundamental para o sucesso do evento.

Além do engajamento, a todo momento os participantes vão precisar conferir informações sobre o evento. Por isso é importante utilizar uma ferramenta que ajude a organização a repassar novas informações importantes de forma fácil e rápida.

Uma maneira de resolver esses dois pontos com uma única solução é focar no uso do aplicativo para eventos, que consegue cumprir com pontos como:

  • Centralizar informação: para deixar os papéis de lado, o aplicativo pode concentrar todas as informações relevantes que os participantes precisam conhecer sobre o evento;
  • Promover o engajamento: fica muito mais fácil interagir com o evento usando o aplicativo, já que o smartphone é um item essencial para qualquer pessoa durante um evento. Com ele, os participantes podem ficar direcionados para as ações relacionadas que estão acontecendo no momento;
  • Realizar enquetes: com essa ferramenta, você pode medir o nível de interatividade dos participantes através de enquetes, que podem envolver algo relacionado ao conteúdo do evento ou a alguma informação da empresa em si;
  • Agenda: com o aplicativo, fica muito mais fácil ter todas as informações de agenda, com a programação das atividades que vão acontecer logo em seguida;
  • Avaliação do evento e dos palestrantes: no próprio aplicativo, o público consegue acessar cada atividade realizada no evento, como as palestras, e deixar sua avaliação. Essa ação ajuda e muito na organização das próximas convenções de vendas.

Ei, você é um organizador, certo?

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4. Foque no encerramento

Para que todos os participantes saiam de uma convenção de vendas com os novos objetivos e ensinamentos em mente, é essencial desenvolver estratégias diferenciadas para o encerramento do evento.

Pensando nos investimentos que foram feitos para conseguir realizar o evento, é importante que essa etapa seja muito bem executada. Sem esse trabalho cuidadoso em gerar um ótimo fechamento para o evento, os resultados seguintes podem não chegar no nível esperado durante o planejamento do evento.

Gostou de saber tudo sobre as convenções de vendas? Esses eventos estão ganhando cada vez mais importância no mercado pelo nível de resultados que conseguem gerar. E para que você tenha sucesso na realização da sua próxima edição, que tal conhecer mais sobre o aplicativo próprio do evento?

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