Símbolos de várias estratégias para uma convenção de vendas
Gestão de eventos, Organização de eventos | 5 minutos de leitura

7 estratégias de organização para uma convenção de vendas

Você precisa organizar uma convenção de vendas mas não sabe por onde começar? Então confira aqui quais estratégias você precisa seguir!


Para as empresas que possuem uma série de unidades e precisam fazer um alinhamento dos resultados alcançados e do que se espera para o ano seguinte, é comum planejar uma convenção de vendas.

Esses eventos podem contar com retiros, passeios em locais turísticos, reuniões de vendas ou conferências com grandes profissionais.

Na prática, as estratégias traçadas antes do evento são essenciais para que ele seja um sucesso. Mas você sabe quais são elas para organizar uma ótima convenção de vendas?

A verdade é que, embora organizar um evento seja um empreendimento exigente, você não é o primeiro a enfrentar esse desafio. E não há necessidade de reinventar a roda para alcançar as metas traçadas. Ter uma boa organização passa por seguir algumas etapas específicas.

7 ações que você deve fazer para organizar uma convenção de vendas

Para que consiga ter sucesso no processo de organização desse evento, preparamos essa lista com as estratégias e ações que precisa seguir para tirar tudo do papel e transformar suas ideias em realidade. Confira agora!

1. Defina o objetivo principal do evento

O que você espera realizar e o que precisa alcançar como resultado do seu evento? Primeiramente, é isso que precisa definir para sua convenção de vendas.

Estabeleça por que você está planejando uma convenção e exatamente o que deseja obter com ela. É importante trabalhar para traduzir isso bem e apresentar um tema e uma agenda que realmente atendam seus objetivos do começo ao fim.

Sempre é um objetivo que todos na equipe se sintam mais à vontade para conversar e interagir durante o grande dia. Mas, se o objetivo é simplesmente divertir o público, contrate equipes que façam um bom espetáculo e ajudem a criar um ótimo evento. O entretenimento é um dos pontos importantes durante uma reunião como essa.

Mas você pode planejar ações que vão além do que acontece no eventos sociais, criando outros tipos de interações.

2. Prepare um orçamento e um plano de atividades

Independentemente de sua convenção ser um evento que acontece há muitas edições ou que está começando agora, você terá que montar um orçamento. E com ele, você precisa saber onde seu dinheiro está sendo ganho e investido.

Ter um orçamento também ajudar a definir o preço para conseguir cada item fundamental do evento. Aqui estão os itens mais comuns que sempre precisa orçar:

  • Local ou espaço de realização;
  • Transporte;
  • Refeições;
  • Honorários dos profissionais que vão trabalhar para o evento acontecer;
  • Atividades;
  • Marketing.

Preparar um orçamento com estimativas realistas também será útil ao procurar locais e negociar contratos.

Pensando no local, ele pode fazer toda a diferença no momento de criar um ambiente benéfico para a convenção de vendas. Um ótimo exemplo é a convenção da PTC, que todos os anos surpreende os participantes por acontecer em uma cidade diferente ao redor do mundo. Em 2019, aconteceu no Havaí!

Case de Sucesso: Convenção PTC 2019

3. Ajude seus colaboradores a desenvolverem habilidades durante o evento

Uma das ações mais utilizadas durante as convenções de vendas é a realização de treinamentos. É importante dar pelo menos uma visão geral do que está por vir se este for o primeiro de muitos treinamentos que pretende realizar.

Concentre-se em oferecer para os participantes apenas uma ou duas habilidades que realmente podem ser aprimoradas no tempo limitado do evento, mas que farão toda a diferença no dia a dia de trabalho.

E uma dica importante: se você precisa revisar os resultados da organização inteira em um único evento, não deixe para fazer o treinamento como a última atividade do último dia de evento. Esse período deve ser utilizado para comemorações e já engajar sua equipe para o novo ano de trabalho.

Nesse caso, crie uma programação diversificada, que consiga assumir a demanda de realização dos treinamentos em horários intermediários.

Um ótimo exemplo do mercado quando falamos em aprendizados durante uma convenção de vendas é a realizada pela Domino’s Pizza, que durante os 2 dias de evento contou com palestrantes como Rafael Henzel e Rick Prospera. Eles contaram suas experiências de vida para os participantes e deixaram mensagens importantes para ter sucesso na carreira.

Case de Sucesso: Convenção Domino’s Pizza

4. Utilize o evento para premiar os participantes

O momento da convenção de vendas também é importante para fazer premiações para os profissionais que se destacaram no último ano. Recompense seu pessoal, construa uma cultura de equipe e mostre que a empresa está investindo nos talentos e nos resultados alcançados.

Tenha competições ou desafios dirigidos ao longo dos meses que antecedem o evento, e também que se encaixam com a proposta de metas.

O engajamento de todos durante o evento vai ser ainda maior se guardar o resultado final para ser divulgado só durante o evento!

5. Alinhe as metas e objetivos

Aproveite também o momento do evento para reunir as equipes em torno de uma nova estratégia de metas e também de objetivos para o ano seguinte.

Alinhe com a equipe de liderança como dar esse passo durante o evento, para colocar a estratégia e o caminho que precisa ser trilhado, sempre com o foco no cliente.

Esse é um dos momentos mais importantes para os representantes de vendas, e por isso você precisa de uma estratégia focada no que pode ser alcançado, mas que ao mesmo tempo desafie cada colaborador.

6. Investigue bem quem deve falar no evento

Faça alguma pesquisa semelhante a um investigador para descobrir um pouco mais sobre os participantes e quais pessoas poderiam falar durante o evento, pensando sempre no seu objetivo principal.

O mais importante é ter o engajamento dos colaboradores. Por isso, consiga o máximo de informações possíveis para acertar em cheio na escolha dos palestrantes.

Você também pode considerar levar uma banda ou algo um pouco diferente para quando o lado sério do evento acabar.

7. Pegue o feedback do evento com todos os participantes

É bom receber feedback depois do evento. As conclusões vindas a partir desse questionário ajudarão a organizar um evento ainda melhor na próxima vez.

No final da conferência do resultado do feedback, você terá uma boa ideia de qual foi o resultado concreto do evento e se realmente conseguiu alcançar os objetivos estabelecidos.

Um dos caminhos mais rápidos para colocar isso em prática é utilizando o aplicativo do evento. Nele você já consegue disponibilizar o formulário de feedback e diversas outras funcionalidades que vão facilitar a vida dos seus participantes.

Agora que já sabe o passo a passo que precisa fazer para organizar uma convenção de vendas perfeita, não perca mais tempo e fale com um de nosso consultores para entender como a tecnologia da mobLee pode ajudar você em cada uma dessas etapas!
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