Exemplo de pessoa que está estudando para fazer a formação dos profissionais de eventos
Colunistas mobLee, Tendências em eventos | 3 minutos de leitura

Importância da formação dos Profissionais de Eventos para o mercado

Conheça a trajetória de Licca Fernandes, que atua na área há mais de 25 anos, e porque a formação dos profissionais de eventos é fundamental hoje em dia!


Precisamos falar sobre a formação dos profissionais de eventos. Isso é importante porque grande parte dos profissionais da área de eventos, que atuam hoje nessa área, estão nela por alguns motivos como:

  • Trabalharam como freelancer em algum evento;
  • Trabalhavam na área de comunicação de agência e se envolveram com eventos;
  • Eram secretárias e organizavam os eventos da empresa;
  • ou tantas outras coisas mais.

Mas a verdade é que, nesse contexto, a profissão é que encontrou a pessoa. Eu mesma, por exemplo, sou Pedagoga, e atuei na área por mais de 10 anos.

Minha experiência de entrada no mercado de eventos

Durante umas férias, fui chamada para fazer a coordenação de digitadores, gostei da pegada de eventos, e cai nesse mundo. Cheio de novidades, imprevistos, corrido, alucinante e apaixonante! Costumo dizer que quando o “bichinho de eventos” cai no sangue…. já era. Você é fisgado!

Nessa época, não existia curso para esse tipo de formação. Mas eu tive boas oportunidades de trabalhar no dia a dia com pessoas da área que me instruíram generosamente.

Depois disso, consegui fazer um curso básico de eventos além de outros específicos da área. E há poucos anos, fiz um curso de Gestão de Pessoas e MBA em Gestão de Eventos.

Ainda hoje, todos os anos, participo de algum curso. Faço isso porque sei que vai me agregar, que vai ter troca de experiências e aprendizado.

Importância de buscar os cursos para a formação dos profissionais de eventos

Hoje, há diversos cursos disponíveis para a formação de profissionais de eventos. Isso é necessário. É importante. É exigido. Afinal, o mercado procura profissionais com formação técnica e conceitual além de experiência.

Em 2018, a ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos, divulgou após uma pesquisa que o setor de eventos cresce 14% ao ano.

Diante desse cenário, precisamos ter opções sérias para a formação, especialização e qualificação no mercado.

Outro dia, em conversa com uma pessoa que era assessora de um casamento, perguntei há quantos anos estava na área. E me surpreendi com a resposta: “Estou desempregada há 10 meses, e ajudei minha irmã no casamento dela, então resolvi trabalhar nessa área”.

Me preocupa essa situação, porque um evento é realizar o sonho de alguém – seja noiva, debutante ou empresarial. E a falta de experiência, habilidades técnicas e conhecimentos em ações como negociação com fornecedores, contratos emitidos, leis pertinentes e várias outras pode colocar tudo a perder no evento. E o sonho virar pesadelo.

Quais cursos procurar na área de eventos?

É preciso ter formação dos profissionais de eventos. E já existem várias instituições que disponibilizam cursos de graduação na área. Alguns deles, além das aulas técnicas, contam com aulas práticas na sua grade.

São cursos que garante aos participantes conhecimento e instrumentos para organizar e coordenar eventos, identificando tipo, características e etapas pertinentes ao planejamento, como na ESPM e na Belas Artes.

Na Anhembi Morumbi, há o curso de Eventos (tecnólogo), reconhecido pelo MEC, com duração de 4 semestres, formação e grade curricular alinhada às tendências do mercado.

Recomendo para aqueles que querem empreender na área: pesquisem os cursos oferecidos no mercado e invistam na sua formação.

O mercado precisa de pessoas sérias, comprometidas e entendidas no assunto.É a minha profissão hoje, e me orgulho dela.

Apesar de estar atuante na área há mais de 25 anos, procuro me atualizar com:

  • Tendências do mercado;
  • Aprender as novidades;
  • Participar de workshops;
  • Marcar presença em eventos de networking.

E depois de tanto tempo, continuo tendo muita coisa para aprender. Graças a Deus!!!

Eventos não é um mercado estagnado. Não pense que se você fez um, já sabe tudo. Não!!! Não é assim! A roda gira muito rápido.

As novidades, formas, tendências, ações diferentes, é todo dia que acontece. Minha fórmula pessoal é: preciso aprender e trocar experiências sempre e sempre!

E te garanto, que você sai ganhando, sempre!
banner convidando para baixar o manual do primeiro evento


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!