Precisamos falar sobre a formação dos profissionais de eventos. Isso é importante porque grande parte dos profissionais da área de eventos, que atuam hoje nessa área, estão nela por alguns motivos como:
- Trabalharam como freelancer em algum evento;
- Trabalhavam na área de comunicação de agência e se envolveram com eventos;
- Eram secretárias e organizavam os eventos da empresa;
- ou tantas outras coisas mais.
Mas a verdade é que, nesse contexto, a profissão é que encontrou a pessoa. Eu mesma, por exemplo, sou Pedagoga, e atuei na área por mais de 10 anos.
Minha experiência de entrada no mercado de eventos
Durante umas férias, fui chamada para fazer a coordenação de digitadores, gostei da pegada de eventos, e cai nesse mundo. Cheio de novidades, imprevistos, corrido, alucinante e apaixonante! Costumo dizer que quando o “bichinho de eventos” cai no sangue…. já era. Você é fisgado!
Nessa época, não existia curso para esse tipo de formação. Mas eu tive boas oportunidades de trabalhar no dia a dia com pessoas da área que me instruíram generosamente.
Depois disso, consegui fazer um curso básico de eventos além de outros específicos da área. E há poucos anos, fiz um curso de Gestão de Pessoas e MBA em Gestão de Eventos.
Ainda hoje, todos os anos, participo de algum curso. Faço isso porque sei que vai me agregar, que vai ter troca de experiências e aprendizado.
Importância de buscar os cursos para a formação dos profissionais de eventos
Hoje, há diversos cursos disponíveis para a formação de profissionais de eventos. Isso é necessário. É importante. É exigido. Afinal, o mercado procura profissionais com formação técnica e conceitual além de experiência.
Em 2018, a ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos, divulgou após uma pesquisa que o setor de eventos cresce 14% ao ano.
Diante desse cenário, precisamos ter opções sérias para a formação, especialização e qualificação no mercado.
Outro dia, em conversa com uma pessoa que era assessora de um casamento, perguntei há quantos anos estava na área. E me surpreendi com a resposta: “Estou desempregada há 10 meses, e ajudei minha irmã no casamento dela, então resolvi trabalhar nessa área”.
Me preocupa essa situação, porque um evento é realizar o sonho de alguém – seja noiva, debutante ou empresarial. E a falta de experiência, habilidades técnicas e conhecimentos em ações como negociação com fornecedores, contratos emitidos, leis pertinentes e várias outras pode colocar tudo a perder no evento. E o sonho virar pesadelo.
Quais cursos procurar na área de eventos?
É preciso ter formação dos profissionais de eventos. E já existem várias instituições que disponibilizam cursos de graduação na área. Alguns deles, além das aulas técnicas, contam com aulas práticas na sua grade.
São cursos que garante aos participantes conhecimento e instrumentos para organizar e coordenar eventos, identificando tipo, características e etapas pertinentes ao planejamento, como na ESPM e na Belas Artes.
Na Anhembi Morumbi, há o curso de Eventos (tecnólogo), reconhecido pelo MEC, com duração de 4 semestres, formação e grade curricular alinhada às tendências do mercado.
Recomendo para aqueles que querem empreender na área: pesquisem os cursos oferecidos no mercado e invistam na sua formação.
O mercado precisa de pessoas sérias, comprometidas e entendidas no assunto.É a minha profissão hoje, e me orgulho dela.
Apesar de estar atuante na área há mais de 25 anos, procuro me atualizar com:
- Tendências do mercado;
- Aprender as novidades;
- Participar de workshops;
- Marcar presença em eventos de networking.
E depois de tanto tempo, continuo tendo muita coisa para aprender. Graças a Deus!!!
Eventos não é um mercado estagnado. Não pense que se você fez um, já sabe tudo. Não!!! Não é assim! A roda gira muito rápido.
As novidades, formas, tendências, ações diferentes, é todo dia que acontece. Minha fórmula pessoal é: preciso aprender e trocar experiências sempre e sempre!
E te garanto, que você sai ganhando, sempre!
Graduada em Pedagogia, com MBA em Gestão de Eventos e Professora Universitária do curso de pós-graduação da Universidade Anhembi / Morumbi
– SP. Atua na área há 25 anos, e em sua jornada realizou inúmeros trabalhos, entre eles estão, convenções, stands, congressos, lançamento de produtos, eventos temáticos, corporativos e sociais. Sua Agência – QG Produções, já completou 10 anos.