O que é freelancer de eventos
Divulgação de eventos, Gestão de eventos | 8 minutos de leitura

O que é freelancer de eventos: benefícios de uma boa relação

Veja tudo que precisa saber para melhorar o relacionamento com profissionais autônomos, e o que você ganha com isso!


Dentro do universo de organização de eventos a figura do freelancer é muito importante. São esses profissionais que dão volume ao staff de um evento e apoiam em diversas funções. Mas, afinal, o que é freelancer de eventos?

O trabalho freelancer é um trabalho de caráter não permanente. Ou seja, o produtor ou organizador de um evento não tem uma relação fixa de trabalho com o profissional, que é chamado ao trabalho, em dias específicos de eventos.

O trabalho do freelancer em eventos é remunerado por dia de trabalho, pago no final do trabalho.

Neste artigo vamos entender melhor o que é freelancer de eventos e como o relacionamento deles com o restante da equipe é fundamental para o sucesso de um acontecimento.

Poucos recursos têm tanto valor para um produtor de eventos quanto um bom networking.

Contar com uma rede de contatos qualificada e variada pode salvar sua pele em vários momentos e significar a diferença entre realizar eventos comuns e experiências inesquecíveis.

Essa rede deve ser construída aos poucos, com muita dedicação e, acima de tudo, de forma que gere valor para os seus contatos em vez de apenas a sensação de favor.

Enquanto muitos buscam se aproximar de empreendedores renomados ou pessoas influentes na mídia, há um grupo de profissionais que pode ser estratégico para o seu sucesso: freelancers.

Não caia no erro de recorrer a esses profissionais apenas quando tiver uma demanda urgente. Veja tudo que precisa saber para melhorar o relacionamento com profissionais autônomos e o que você ganha com isso!

O que é freelancer de eventos e por que eles são importantes para o seu evento

É fácil deixar de notar como os freelancers são importantes para os eventos, especialmente, se eles não representam o seu público-alvo principal. Mas, seja como participantes ou colaboradores nos eventos que você promove, eles têm muito a contribuir.

Veja alguns motivos pelos quais vale a pena tê-los por perto e se esforçar para cultivar um relacionamento mais achegado com os freelas que você conhece:

Parcerias de trabalho

Há quem pense que se relacionar com freelancers só pode ser benéfico para eles, mas será que isso é verdade? De forma alguma. Um profissional ativo e competente está sempre atento ao mercado que o cerca e, por vezes, até a outros segmentos de atuação.

Logo, é possível que os seus contatos descubram oportunidades de trabalho perfeitas para você, mas que de outra forma não entrariam no seu “radar”.

Pode até ser que a pessoa em questão tenha dicas do que você deve fazer para aproveitar a oportunidade antes de algum concorrente, ou superar a competição existente.

Rede de contatos valiosa

Quem se esforça para cultivar relacionamentos baseados na geração de valor real e constante, não constrói sua rede com um contato por vez. Isso porque a cada nova relação formada, ganha acesso também ao círculo de contatos do novo conhecido. Como assim?

Pode ter certeza de que o seu novo colega não vai medir esforços para te apresentar ou recomendar a um conhecido, desde que perceba que a sua intenção é boa e sincera.

Freelancers experientes podem ter uma rede de contatos valiosa, tanto em número quanto em qualidade. A qualquer momento, uma dessas pessoas pode se tornar seu novo cliente ou parceiro de negócios.

Troca de ideias

Esqueça, por um momento, os benefícios “externos” que um bom relacionamento com freelas pode te proporcionar. Sobra alguma vantagem? Com certeza!

O que é freelancer de eventos? Um profissional inteligente, criativo e com uma visão diferente da sua para conversar e trocar ideias. Isso é de grande valor.

Sabe aquela história de que quem está de fora tem uma visão melhor sobre certos assuntos? Ela se aplica aqui.

A troca de ideias pode:

  • Ajudar a resolver problemas comuns de formas diferentes
  • Evitar erros que passavam por alto até o momento
  • Aproveitar oportunidades escondidas.

Estímulo à inovação

Seu relacionamento com freelancers não precisa se resumir a falar de assuntos estritamente ligados aos projetos atuais. Fale sobre temas bem diferentes do que você normalmente conversa. É assim que surgem grandes ideias e nascem as iniciativas mais inovadoras.

Ao ficar preso só a experiências parecidas com as suas ou se limitar a estudar cases do seu próprio ramo, pode ser difícil se diferenciar.

Novas ideias, experiências e pontos de vista, por outro lado, são como uma faísca que acende a criatividade e fomenta a inovação de forma contínua.

Quer aprender muita coisa nova que pode ser aplicada nos seus eventos? Então, é essencial que busque informações variadas, que ninguém mais na sua área consome. Um freelancer pode ser vital nisso.

6 maneiras de melhorar o relacionamento com freelancers

Reconhecer o que é freelancer de eventos e entender o seu valor para a sua rede de contatos e desenvolvimento profissional já é um progresso. Mas, ainda resta a dúvida: como melhorar o relacionamento com eles?

Seguir a mesma fórmula usada com influenciadores e empreendedores pode parecer uma boa ideia, a princípio. Mas, veja 6 dicas simples que vão te ajudar a iniciar e manter conversas de forma que atraia a pessoa e seja positiva para os dois lados:

1. Fale sobre assuntos que interessam a freelancers

Você já deve estar cansado de saber que personalização é a chave do sucesso, seja na produção de um grande evento ou na conversa com outra pessoa. Um dos piores erros do networking em eventos é abordar alguém e falar só de si mesmo.

Imagine a seguinte situação: você está em uma festa, conversando com alguns amigos. De repente, surge um desconhecido e puxa assunto. Até aí, tudo bem. Mas, ele só fala de como é inteligente, educado, bom no que faz e de como todos o amam.

Por educação, você talvez aguente firme por alguns minutos, mas vai fugir de futuras conversas, certo? O mesmo acontece se abordar um freela e só falar do seu trabalho ou realizações pessoais. Toque em assuntos que sejam de interesse dele e aprenda com o que ele tem a dizer.

Temas como nomadismo digital, independência financeira, coaching e produtividade podem ser interessantes, já que tocam direta ou indiretamente no dia a dia de boa parte dos freelancers.

2. Seja um facilitador

Lembra-se que falamos dos benefícios que você pode receber por ter contato achegado com freelancers? Pois é, acontece que para alcançar todos eles você terá de fazer o caminho inverso e se perguntar: “que benefícios eu posso OFERECER a ele?”.

Seja um facilitador, por recomendá-lo para serviços, oferecer dicas que podem ajudá-lo a conquistar e fidelizar clientes no segmento que você atua, apresentá-lo a outros contatos seus que podem ser úteis até para contratá-los.

3. Peça uma opinião profissional

Todo mundo gosta de se sentir valorizado. Quer ver uma forma simples de fazer isso? Peça a opinião profissional dos freelancers que conhece, sempre que as habilidades deles for de ajuda para a sua tarefa ou projeto atual.

Por exemplo, suponha que você criou uma landing page para promover seu último evento e conhece um freela que é especialista em copywriting e marketing de conteúdo.

Envie sua página para ele e pergunte se o texto está bom o suficiente para levar às conversões. Além de dar dicas práticas, ele vai se sentir reconhecido e a sua conexão vai se tornar mais forte, por conta de uma atitude tão simples.

4. Produza ou compartilhe conteúdo útil

Você produz conteúdo que poderia ajudar diretamente aos freelancers que conhece? Então, não deixe de compartilhar com eles. É importante que demonstre disposição real de ajudar e não o use como plataforma de divulgação para conseguir tráfego.

Mas, e se você não cria conteúdo ligado ao que ele faz? Ainda pode ser de ajuda, por investir na curadoria. Tirar algum tempo para encontrar materiais úteis e relevantes em fontes confiáveis não envolve tanto esforço, mas compartilhá-los vai funcionar muito bem para fortalecer a relação.

Mais do que o conteúdo em si, os freelancers verão seu interesse sincero e disposição de ajudar. A tendência, quando isso acontece, é que retornem o favor da mesma forma.

5. Proponha projetos criativos e desafiadores

Nada melhor que um projeto desafiador para unir profissionais criativos e competentes no mesmo propósito e gerar grandes resultados. Está disposto a levar suas produções a outro nível? Chame seus conhecidos freelancers para participar nessa missão.

Quem trabalha por conta própria e tem de lidar com vários clientes, prazos apertados e exigências diferentes a cada dia precisa ser criativo e se reinventar sempre para continuar relevante.

O convite para um projeto grande e inovador mostra confiança na qualidade do trabalho da pessoa e dá a ela motivos suficientes para embarcar na jornada e causar impacto.

O lado bom disso é que dá para envolver diferentes freelancers no mesmo projeto, bem como usar toda a habilidade deles para alavancar o seu negócio.

6. Peça introduções e recomendações

Por fim, depois de se esforçar de várias formas para melhorar o relacionamento com os freelancers que conhece, falta apenas uma tarefa básica: pedir introduções e recomendações.

Essa recomendação foi deixada por último por um motivo. Pedir que o novo contato te apresente a alguém sem conhecê-lo bem antes não é uma boa ideia, pois dá a ideia de que só quer tirar vantagem.

Mas, depois de já ter uma relação estabelecida, isso é só mais um sinal de confiança e intimidade entre vocês e, em vez de prejudicar, vai ajudar.

De maneira geral, o segredo para aplicar essas dicas é não se esquecer que você quer se conectar a pessoas. Basta saber como elas pensam e prestar ajuda prática. O retorno quase sempre será positivo.

Assim, entender o que é freelancer de eventos e melhorar o relacionamento com os eles é uma oportunidade de ouro. Aproveite essa forma pouco explorada para:

  • Ampliar sua rede de contatos
  • Estimular a inovação
  • Abrir portas para oportunidades futuras.

E aí, já aplica alguma dessas dicas com a sua rede de contatos? Tem alguma ideia além das que mostramos aqui? Deixe seu comentário!

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Artigo produzido pela equipe da Comunidade Rock Content.


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