imagem de um computador com livros, conversas e chapeu de formatura
Gestão de eventos, Tendências em eventos | 7 minutos de leitura

Curso de eventos: os 10 melhores no Brasil

O curso de eventos é essencial para os profissionais que querem entrar nesse mercado em ascensão. Confira a lista dos 10 melhores no Brasil!


Diversos mercados estão em ascensão no Brasil. Mas é difícil encontrar algum que consiga chegar no nível do mercado de eventos. A última grande pesquisa nacional, que foi o 2º Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil, de 2013, revelou que a indústria de eventos no Brasil gerou R$ 209,2 bilhões naquele ano. Isso impacta no aumento pela busca de curso de eventos.

Desde então, os investimentos no mercado foram bem maiores. É por isso que o profissional que embarca nessa carreira passa a ser tão valorizado. Ele vai aprender a organizar eventos de diferentes tipos e portes, indo desde palestras e workshops até grandes eventos como feiras e congressos.

Mas em meio a tantas opções, sabe qual é o curso de eventos ideal para você? Então confere aqui a lista que preparamos com os 10 melhores do Brasil.

O que preciso saber ao escolher o curso de eventos?

Antes de conferir nossa lista completa com os principais cursos existentes hoje no mercado voltados para o mercado de eventos, é importante saber o que espera os alunos nesses cursos.

Na prática, as características como o vigor e a paixão por ver todo o planejamento se realizando na prática são diferenciais, assim como:

  • Gostar de ter contato com pessoas;
  • Ser muito organizado;
  • Estar preparado para trabalhar em finais de semana;
  • Ter vontade de ousar e inovar.

Agora vamos conferir a seleção dos melhores cursos relacionados a eventos.
Imagem de LM - eventos internos e corporativos-100

1. Técnico em Eventos – ETEC Santa Ifigênia

Para começar nossa lista, temos o curso de Técnico em Eventos, promovido pelo ETEC Santa Ifigênia, unidade localizada na cidade de São Paulo.

O curso existe desde 2013, e dentro dos componentes principais de ensino estão as ações de planejar, controlar a gestão operacional e a logística dos eventos. Existe também o foco em desenvolver atividades que mostrem a importância de trabalhar a sustentabilidade nas organizações de eventos.

Ele é dividido em 3 séries com 6 meses de duração cada um, totalizando 1 ano e meio de curso. Cada um deles traz uma série de conhecimentos diferentes para levar um desenvolvimento completo dos profissionais.

Página oficial: Técnico em Eventos ETEC

2. Curso Superior de Tecnologia em Eventos – FAM

O Curso Superior de Tecnologia em Eventos, promovido pela FAM é um dos melhores do país quando se trata de formar profissionais prontos para planejar e executar eventos para o poder público, empresas privadas e também do terceiro setor.

Esse curso de eventos visa preparar os alunos para desempenhar as principais atividades relacionadas a eventos, desde a concepção das ideias, administração, organização até as atividades que vão viabilizar de fato a realização de um evento. Essa é uma graduação tecnológica com duração de 4 semestres

Página oficial: Curso FAM

3. Planejamento e Organização de Eventos – FAEL

Com o objetivo de preparar os profissionais que vão atuar no mercado de eventos, a FAEL disponibiliza o curso de Planejamento e Organização de Eventos. Essa é uma das melhores opções para ter uma sólida formação, tanto teórica como prática.

As principais competências trabalhadas no curso, que possui duração de 2 anos, são as de planejar, organizar, promover e gerenciar eventos.

Mas o aluno também é preparado para a veia empreendedora, possibilitando que sejam abertos novos caminhos, como a criação das próprias agências e produtoras de eventos.

Página oficial: Planejamento de Eventos FAEL

4. Curso Superior de Tecnologia em Eventos – EAD Laureate

Quer fazer uma graduação à distância que possa trazer uma formação completa para trabalhar no mercado de eventos? Então o Curso Superior de Tecnologia em Eventos do EAD Laureate pode ser a melhor opção para você.

O foco do curso é capacitar o profissional para atuar em diversas frentes de execução e gerenciamento de eventos, dos mais diferentes portes, podendo atuar em empresas, projetos socioculturais e órgãos do governo.

Entre as principais disciplinas do curso está a de Tecnologia e Comunicação em Eventos, que passa um dos conhecimentos necessários para quem trabalha com eventos hoje em dia, que é justamente a urgência de inovar.

Página oficial: Curso EAD Laureate

5. Tecnólogo em eventos – IES

A capital catarinense Florianópolis também possui uma ótima opção para todos que estão em busca de curso de eventos, que além de passar o básico, ensina os alunos a ir além.

Essa é a proposta do Curso Tecnólogo em Eventos da IES, o Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis. Boa parte das disciplinas que compõem a grade curricular ajudam o aluno a entender os melhores caminhos para definir o orçamento e fazer contato com possíveis patrocinadores para obter recursos para a sua realização.

São no total 2 anos de curso para formar profissionais que passarão a cuidar de todos os detalhes dos eventos além de articular toda a comunicação entre todos os envolvidos nos eventos.

Página oficial: Curso IES

6. Graduação Tecnológica em Eventos – ESAMC

A Faculdade ESAMC, que possui várias unidades espalhadas pelo estado de São Paulo e também uma unidade na cidade de Uberlândia-MG, faz um grande trabalho com sua série de cursos técnicos. Entre elas está a graduação em eventos.

A graduação em eventos da ESAMC tem uma duração de 4 semestres passando por uma grade curricular que agrega os mais variados aspectos da organização de eventos. Uma vantagem para quem escolhe essa formação é a parceria que a faculdade possui como outras universidades ao redor do mundo, tornando a rotina de estudos ainda mais completa.

Um dos diferenciais é a prática do planejamento e controle de custos de eventos, ponto essencial para qualquer profissional da área de eventos que precisa atuar no mercado e muitas vezes não consegue colocar em prática um boa administração da parte financeira.

Página oficial: Graduação ESAMC

7. Tecnologia em Eventos – Instituto Metodista Granbery

Em Juiz de Fora-MG, você também encontra um curso de eventos que entra na lista de melhores do país. É a graduação em Tecnologia em Eventos do Instituto Metodista Granbery.

O curso é de graduação e acontece no modo presencial na cidade mineira. No total são 4 períodos com grande destaque para o trabalho com competências como a formação do perfil profissional de um organizador e também a legislação em eventos, ajudando a cada um no trabalho de elaborar projetos e captar mais recursos.

Página oficial: Graduação Granbery

8. Eventos (Tecnólogo) – Universidade Anhembi Morumbi

No campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, é ofertado para o mercado mais um curso de eventos no modo tecnólogo. A graduação em eventos acontece sempre com horário noturno com o total de 4 semestres.

O destaque do curso vai para a série de atividades complementares que os alunos conseguem desenvolver ao longo da graduação. Entre elas estão as visitas técnicas e também a participação em eventos.

Existe também a possibilidade de realizar intercâmbios com as instituições parceiras, já que a Anhembi Morumbi faz parte de uma rede internacional de universidades, facilitando a troca de conhecimento em diversos países e culturas diferentes.

Página oficial: Tecnólogo em Eventos Anhembi

9. Tecnologia em Eventos – Uninove

Com o crescimento do mercado, a Uninove também colocou à disposição do público o curso de graduação Tecnologia em Eventos, podendo ser feito tanto de forma presencial como à distância.

Tendo 4 semestres de duração, o curso busca passar todo o conhecimento necessário para que um organizador de eventos consiga desempenhar as atividades necessárias. O destaque fica por conta dos professores, que procuram passar todas as etapas importantes para ter um evento de sucesso em cada aula.

Além disso, existe um cuidado em passar para os alunos as técnicas necessárias para desempenhar um bom trabalho com a organização de eventos, agindo nos diversos mercados existentes.

Página oficial: Curso de Tecnologia em Eventos Uninove

10. Tecnológico em Eventos – FMU

Para finalizar a seleção, temos o curso de eventos da FMU (Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas), com sede em São Paulo.

O curso é dividido em 4 módulos semestrais que se propõe a formar profissionais capazes de entrar nesse mercado de trabalho de forma rápida e qualificada.

A ideia é tornar os profissionais prontos para supervisionar e coordenar as atividades e as equipes envolvidas, além de orientar investidores potenciais quanto à viabilidade e adequação dos eventos.

Página oficial: Tecnológico em Eventos FMU

O mais importante ao fazer um curso de eventos é buscar também os melhores conteúdos que possam agregar conhecimento. Nesse sentido, o blog Eventos de Resultados, da mobLee, ajuda a todos que estão encarando essa jornada de organização de eventos.

Gostou de conhecer nossa lista? Então confira também o conteúdo especial que preparamos com os 11 eventos do mercado de eventos que acontecem no Brasil e que fazem toda a diferença para quem atua no mercado.


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!