robôs representando uma feira de tecnologia
Gestão de eventos, Organização de eventos | 5 minutos de leitura

Como organizar uma feira de tecnologia? Veja 5 dicas e aprenda com os eventos de destaque

Você vai conferir agora os 5 passos essenciais para tirar a ideia do evento do papel!


As feiras de negócios são um dos principais tipos de eventos do mercado. Além de colocar empresas e clientes frente a frente, essa é a oportunidade perfeita para conhecer novidades. Mas para cada área, existem desafios diferentes. Se você está organizando uma feira de tecnologia, já sabe bem disso.

Com os avanços que surgem ano após ano, a feira de tecnologia se tornou um evento muito mais amplo, com cada vez mais empresas participando, mais pessoas visitando os estandes e ainda com conteúdo sendo compartilhado pelos principais nomes do setor.

Mas como fazer para tirar a ideia da feira do papel e colocar em prática? Quais os segredos mais importantes que um organizador de eventos precisa saber para ter sucesso com o planejamento e execução desse tipo de evento?

Se você está procurando por truques, preciso dizer que esse não é o caminho. O que vamos apresentar agora são 5 passos indispensáveis que você precisa seguir para organizar sua feira de tecnologia.

5 passos para organizar uma feira de tecnologia

1. Encontre os patrocinadores ideais

Para que uma feira de tecnologia tenha sucesso, é indispensável que você atraia as principais empresas do setor para se tornarem patrocinadores e expositores durante o evento.

O grande diferencial que você possui para atrair cada vez mais patrocinadores é o público do evento, que interessa e muito por se encaixar no perfil procurado pelas empresas.

Fechar novos negócios é muito mais fácil nas feiras, então use isso a seu favor!

Aprenda a montar uma apresentação irrecusável para patrocínio!

2. Defina a estrutura do local do evento

Hoje, para que um evento tenha sucesso, é fundamental pensar muito bem na estrutura do espaço para eventos. Qualquer detalhe negativo pode ser motivo para ter uma avaliação ruim por parte dos participantes e até dos expositores da feira.

Por isso procure um local que comporte toda a sua demanda de estandes e consiga deixar bastante espaço para locomoção do público.

Para não ter erro, procure profissionais ou empresas que consigam fazer esse trabalho de medição bem antes da data do seu evento.

3. Divulgue o evento para o público ideal

A parte de comunicação e marketing é essencial para conseguir divulgar bem o seu evento.

Mas o correto para ter os melhores resultados possíveis é definir bem quem será o seu público e fazer campanhas segmentadas, independente do canal de comunicação, que pode ser mídia paga, email marketing e até comunicação mais direta nas redes sociais.

Como fazer isso? Separe um grupo de pessoas que fazem parte desse perfil ideal de público e utilize isso como base para encontrar novas pessoas.

Algumas características podem ser diferenciais para conseguir divulgar bem sua feira de tecnologia, como por exemplo:

  • Profissão;
  • Cargo atual;
  • Área de atuação;
  • Nível de escolaridade;
  • Nível salarial;
  • E várias outras.

4. Escolha as tecnologias que você precisa utilizar

Já imaginou uma feira de tecnologia que não usa tecnologia na sua organização? Já é quase impossível qualquer evento hoje acontecer e ter sucesso sem se apoiar em soluções de tecnologia que ajudam os organizadores em várias etapas do processo de organização.

E para fazer um evento com comunicação bem estruturada, eliminando inclusive a necessidade de ter um grande volume de material impresso, você pode utilizar o aplicativo oficial do evento.

Com ele, seu evento passa a ter disponível várias funcionalidades únicas, inclusive uma área de timeline do evento, funcionando como uma rede social própria para os participantes.

Conheças as funcionalidades na Jornada do Aplicativo do Evento

5. Mantenha a atenção com a internet!

Por mais incrível que pareça, a conexão de internet é uma das principais dores de cabeça para vários organizadores de eventos. Mas parando para pensar, é realmente necessário criar em uma estrutura diferenciada, já que nos eventos existe uma alta demanda de pessoas utilizando a conexão ao mesmo tempo.

Sabendo dessa dificuldade, já tente fechar uma parceria com alguma empresa que possa fornecer uma solução mais sólida durante o seu evento.

E na prática, muitas empresas que atuam na área percebem valor na participação durante a feira de tecnologia, já que seu público-alvo estará lá.

Sabendo dessa preocupação, a mobLee realizou um webinar sobre o tema, em parceria com a Cisco, e você pode conferir aqui abaixo:

Quais as principais feiras de tecnologia do mercado?

Se você precisa se inspirar para fazer sua feira de tecnologia, temos aqui uma lista de 3 dos principais eventos desse segmento no mercado.

1. CES

O maior evento de tecnologia do planeta. Esse é o porte do CES, evento que acontece no começo do ano e traz para o mercado as principais novidades quando falamos de tecnologia ao redor do mundo.

De carros autônomos, casas inteligentes e inteligência artificial aplicada em vários segmentos, a feira de tecnologia é a principal referência para quem está organizando um evento do mesmo setor.

2. Campus Party

Realizada desde 2008, a Campus Party acontece no Brasil em São Paulo e possui outras edições ao longo do ano em outras cidades. Desde o início, esse é reconhecido como um evento que atrai a atenção de todo o mercado de tecnologia.

Com o volume de atividades, muitos se esquecem que a Campus Party também é uma das principais feiras de tecnologia do país. É o cenário perfeito para empresas e o público fecharem parcerias e conhecerem o que há de mais novo no mercado.

3. RD Summit

Apesar de ter o grande foco nas palestras e conteúdos da área de marketing e vendas, o RD Summit consegue criar hoje uma das maiores feiras de tecnologia do Brasil.

São várias empresas que precisam marcar presença no evento se quiserem encontrar os melhores contatos para levar até o time de vendas logo depois do evento.

Gostou das sugestões deste artigo? Então que tal fazer como a Globo, Endeavor, Resultados Digitais e empresas de todos os portes que usam a plataforma mobLee nos eventos para:

  • Facilitar a coleta de contatos, um plus para os expositores conseguirem mais leads qualificados durante o evento;
  • Fazer os participantes perderem o medo de networking e gerar um grande engajamento antes, durante e depois do evento.

Veja como usar a mobLee para ter um evento organizado, sem imprevistos e com mais engajamento entre os participantes. Clique no banner abaixo e agende uma conversa com um de nossos consultores!

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