renovação de patrocinadores
Patrocínio em eventos | 4 minutos de leitura

4 dicas para aumentar a taxa de renovação de patrocinadores em eventos

Veja aqui as 4 dicas, como a apresentação de resultados, para conseguir a renovação de patrocinadores para a próxima edição do seu evento.


Pense um pouco: quando você contrata um serviço e passa um ano desde a assinatura, chega o momento de pensar em renovar. Mas se o serviço não foi de qualidade, se você não teve uma sensação positiva ao avaliar o tempo de contratação, será que irá renovar? Esse pensamento deve ser o mesmo quando pensamos em renovação de patrocinadores.

Ao fechar uma cota de patrocínio para eventos, os expositores esperam ter de retorno um número maior de pessoas que vão buscar por seus produtos ou soluções e até mesmo um aumento de faturamento.

Mas como conseguir provar para eles que houve resultados positivos com a participação no evento? Esse é um grande desafio que todo organizador de eventos precisa superar.

Acesse o infográfico: Manual do Expositor – Tudo que precisa para expor em eventos

Pensando em ajudar você nessa tarefa, preparamos uma lista com as 4 melhores dicas para aumentar a renovação de patrocinadores para a próxima edição do seu evento. Confira os detalhes de cada uma delas agora!

4 dicas para conseguir aumentar a taxa de renovação de patrocinadores

1. Mostre os resultados do evento

Ao fim de um evento, sempre existe a dúvida na cabeça dos patrocinadores: será que valeu a pena investir nesse evento? E apenas os resultados do evento podem responder essa pergunta. São esses números que vão comprovar a importância de participar do seu evento.

É muito mais fácil comprovar que o público-alvo buscado pelo patrocinador no evento realmente esteve presente no grande dia depois de realizar o trabalho de análise de resultados logo depois do evento.

Mas não pense que apresentar os resultados gerais do evento será suficiente para conseguir a renovação de patrocinadores. É importante que consiga apresentar dados comprovando os resultados que o patrocinador conseguiu ter com o evento.

“Mas como assim, é preciso mostrar os resultados que eles tiveram? Mas esse não é o papel do próprio expositor?”

Na verdade, esse deve ser um trabalho em conjunto. Se sua intenção é conseguir o máximo de renovações possíveis, é preciso sim fazer a comprovação de números que façam os expositores verem que realmente houve um bom nível de retorno do investimento.

2. Apresente os feedbacks que conseguiu e o plano de ação para a próxima edição

Na fase de pós-evento, é importante que faça uma avaliação geral, de todas as ações que realizou, para entender quais tiveram o nível de resultado esperado e o que não surtiu efeito algum.

Com essa análise, será importante tirar feedbacks que mostrem os pontos de melhoria do evento para a próxima edição. E é a partir disso que pode montar um novo plano de ação, com estratégias diferenciadas, que farão da sua próxima edição um grande sucesso!

Mas não fique com eles só para si. Para conseguir aumentar a taxa de renovação de patrocinadores, é importante que compartilhe esses aprendizados com eles.

Esse é um passo fundamental para que as empresas que investem na realização de seu evento vejam que está evoluindo e buscando caminhos melhores para trazer ótimos resultados.

Leia também: Como obter bons resultados nas feiras de negócios?

Com esse foco, você vai conseguir mostrar que patrocinar eventos é mesmo um bom negócio e faz o número de renovações aumentar muito.

3. Ofereça soluções inovadoras para melhorar os resultados

A tecnologia e o meio digital está cada vez mais presente no nosso dia a dia, e não é diferente quando falamos de eventos. É por isso que você não pode ficar de fora dessa tendência e deve oferecer soluções inovadoras e criativas que ajudem a fechar novos patrocínios e melhorar os resultados, não só do evento como dos parceiros também.

Um caminho importante é oferecer uma ferramenta que permita captar e avaliar todos os contatos feitos entre patrocinador e participante ao longo do evento. É preciso encontrar uma forma diferente de fazer a antiga troca de cartões nos eventos.

Uma alternativa importante é o uso do Collect, ferramenta da mobLee para captura de leads durante o evento. Implementando ela no seu evento, os expositores conseguem usar os próprios smartphones para armazenar as informações dos contatos e ainda colocar uma série de observações sobre como foi a conversa ao longo do evento.

Collect mobLee

O Collect permite captar os contatos feitos no evento fazer uma qualificação no mesmo momento

Lembre-se que a cada ano que passa, mais eventos vão surgindo e maior é a concorrência para fechar com os melhores patrocinadores. Por isso é importante que saia na frente e realmente invista nas tecnologias que podem fazer a diferença para o seu evento.

4. Crie novas cotas de patrocínio de acordo com os dados obtidos

Agora que você conseguiu avaliar todo o evento e tem em mãos vários dados que mostram os resultados, tanto da organização como dos patrocinadores, fica muito mais fácil repensar nas divisões de cotas para a sua próxima edição.

Não existe uma regra ou padrão fixo sobre a definição das cotas de patrocínio, mas é importante que faça uma divisão justa de acordo com cada benefício que as cotas oferecem aos possíveis patrocinadores.

São através delas que pode apresentar a série de benefícios que o seu evento vai oferecer, para dessa forma conquistar o maior número de renovações possíveis e ainda captar novos parceiros.

Agora que você já conhece os melhores caminhos para conseguir a renovação de patrocinadores nos seus próximos eventos, que tal conhecer a tecnologia que pode te ajudar nessas ações?

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