Eventos com propósitos
Colunistas mobLee | 4 minutos de leitura

Eventos com propósito versus Propósitos com eventos

Entenda a importância do propósito na produção de um evento e veja se o melhor caminho para você é criar eventos com propósitos ou pensar em propósitos com eventos.


Os eventos cada vez mais têm se tornado uma peça importante dentro do setor de marketing de muitas empresas, não só pela visibilidade que eles trazem para a marca, mas pela geração de muitos outros negócios a partir deles.

A dinâmica que os eventos trazem para a equipe de marketing faz com que eles possam analisar de forma mais estratégica todas as possibilidades geradas como parcerias e patrocinadores; e não só isso, mas a própria logística do evento faz com que se crie um novo espírito de inovação e liderança.

Mas tudo isso que estou relatando é algo que muitas empresas já observaram e já estão focando nesse caminho pelos inúmeros benefícios. Mas além desse benefícios para imagem da empresa e do entrosamento da equipe, outro ponto que podemos considerar nessa dinâmica é a escolha dos objetivos.

Eventos com propósito versus Propósitos com eventos: como escolher o melhor caminho a seguir?

Eventos com propósito

Eventos com propósitos são aqueles eventos que querem levar seus clientes a uma experiência com a marca, fazer com ele entenda que tudo é feito para que ele se sinta satisfeito e completo dentro das suas necessidade ao buscar aquele produto/serviço. É mais que vender um produto; é trazer o cliente para dentro do coração da empresa.

Isso motiva o cliente, encanta e faz com que ele saia daquela experiência com a plena certeza que ele fez a escolha certa. Para quem não é cliente, ele funciona como um despertar de possibilidades.

O não cliente sai com muitas questões abertas desses eventos, ele compara com seu serviço atual, ele busca pontos compatíveis na identidade dessa empresa e na dele. Ele busca pontos de referências futuras, o que essa empresa pode agregar à marca dele e quais serão as novas possibilidades que poderão surgir dessa nova parceria. Podemos dizer que deixamos os não clientes com várias “pulgas” atrás da orelha.

Propósitos com eventos

Quando falamos de propósitos com eventos é quando alinhamos o propósito da empresa seja ela é ligada à sensibilidade, responsabilidade social, diversidade ou muitos outros temas que envolvem a sociedade e que precisam ser discutidos. As empresas tomam isso como parte de sua responsabilidade.

São eventos que não estão voltados para vender ou criar uma experiência com o cliente, mas para debater um assunto que está ligado diretamente com o propósito da empresa. Propósitos com eventos inspiram, elevam a marca da empresa e criam empoderamento dentro de um determinado assunto.

É lógico que uma postura assim também interfere de forma indireta nas vendas, na reputação digital e nas diversas formas de engajamento da marca. Empresas que tomam essa postura costumam ser referências dentro do mercado – o que ajuda muito na visibilidade.

Então, você pode me perguntar: Ana, qual é o mais vantajoso? – Depende!

Depende de como você deseja ser reconhecido no mercado, depende da disposição da sua equipe para focar em um determinado tema, depende de qual vai ser seu budget para investir em eventos. Não existe uma regra base que diz que quem investe em um perfil de eventos não pode investir em outros.

Vamos dizer que você já tenha um evento anual falando de sustentabilidade ou diversidade, nada lhe impede de desenvolver outro evento focado na experiência do cliente. Um pode complementar o outro, mas pra isso você precisa ter uma equipe muito bem alinhada para poder ter uma logística impecável na produção dos dois eventos, sem que um não esbarre nas características do outro, senão corre o risco de um ser a cópia do outro. O que não seria legal para sua marca, pois um evento pode matar o outro e você ficar sem os dois.

Se budget é o problema, uma alternativa é investir em um único evento com as duas vertentes. No entanto, se a equipe não estiver afinada, ela pode se atrapalhar e acabar que o evento fique sem uma característica própria. Por isso, quando usamos os eventos estrategicamente como ferramenta de marketing, temos que pensar em todos esses detalhes.

Então, o que fazer?

Converse com sua equipe de marketing, converse com sua equipe comercial, coloque o assunto na roda e veja quais são os melhores caminhos para cada tipo de evento e, assim, analisando todas as variantes, você encontrará o melhor caminho e fará com que sua empresa tire proveito de todos os benefícios de investir em um evento com propósitos ou em propósitos com eventos.

A sua equipe é quem pode te dizer o que mais vai ao encontro do que vocês já fazem mesmo que isoladamente. Quando várias cabeças pensam juntas, o resultado só pode ser positivo. O que não pode acontecer é você ficar parado aí, né? “Bora” trazer o assunto para a próxima reunião da empresa!

Até mais e um grande abraço! :-)

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