Cada vez mais os organizadores de eventos estão preocupados em proporcionar uma experiência única aos participantes. Pouco tempo atrás, alguns itens eram reconhecidos como diferenciais, como por exemplo:
- Palestras com profissionais reconhecidos no mercado;
- Uma feira que possibilite novos negócios;
- Um coffee break excelente ou um happy hour que proporcione novos relacionamentos.
Mas hoje em dia, isso não é mais suficiente. Os participantes estão buscando conteúdo e querem fazer parte da construção do conhecimento que está sendo transmitido, tornando-se protagonistas de cada evento que escolhem participar.
A questão é: como proporcionar uma experiência e tornar os participantes protagonistas do evento?
Experiência da mobLee transformando os participantes em protagonistas
Em 2018, a mobLee organizou o seu primeiro evento: o Inception, um evento que falava sobre eventos. O foco na experiência do participantes foi colocado em prática a partir de algumas dinâmicas que contaram com o apoio da tecnologia.
Alguns recursos do nosso aplicativo foram utilizados estrategicamente para que os participantes engajassem com as atividades e se tornassem protagonistas do evento.
A primeira dinâmica iniciou antes mesmo do evento acontecer. Nos dias que antecediam o evento, foi lançada no aplicativo uma enquete com 4 possibilidades de temas para discussão.
Os participantes votaram no assunto que tinham maior interesse. No dia do evento, o tema escolhido seria debatido durante a programação.
Ouça o podcast: Inception Podcast #1 – Tudo sobre a organização do Evento Inception 2018
Como funcionava essa discussão do tema?
Utilizamos o método Fishbowl (método aquário), uma metodologia ativa para debate em grupo que promove a troca de experiência entre os participantes. Foram colocadas 4 cadeiras no palco, sendo uma sempre livre e disponível para que alguém da plateia participasse da discussão.
As pessoas sentadas debatiam sobre o tema escolhido previamente na enquete, compartilhavam sua opinião e davam lugar para outras pessoas da plateia que também quisessem contribuir. Assim, existia uma troca constante de quem estava na discussão e todos os participantes do eventos eram incentivados a participar.
É importante ter um mediador para organizar e controlar essa dinâmica. Mas a grande sacada é construir o conteúdo a partir da troca de diferentes visões e perspectivas vindas dos participantes.
Dessa forma, conseguimos proporcionar uma experiência diferente já que todos ganharam a oportunidade de contribuir para a construção do evento e do conhecimento que foi transmitido.
Proporcionar uma experiência está na forma de inovar nas atividades do evento
A segunda dinâmica no evento era referente a interação dos participantes com os palestrantes, tirando dúvidas sobre o conteúdo apresentado. Durante a palestra, o público fazia perguntas dentro do aplicativo do evento sobre dúvidas ou curiosidades que tivessem a respeito do que estavam assistindo.
Todos os participantes tinham acesso a essas perguntas que estavam sendo feitas e iam curtindo ou comentando naquelas que também tinham interesse. No final da palestra, o telão mostrava as perguntas feitas e o palestrante respondia as que tivessem mais curtidas.
Utilizamos a parte de perguntas e respostas com o uso do app e dos telões
Assim, a maioria da plateia seria contemplada nas perguntas e os participantes recebiam visibilidade e interagiam com o palestrante. Já conseguiu proporcionar uma experiência parecida no seu evento ou ainda está naquela de pegar perguntas no papel ou de passar o microfone para cada pergunta?
É fato: existem inúmeras maneiras que engajar o público e permitir que eles se tornem parte da construção do evento. No entanto, muitos organizadores deixam de impactar a experiência do participante repetindo as tradições de todos os eventos.
É importante focar em pontos como:
- Pensar fora da caixa;
- Incentivar o público a participar;
- Instigar para que contribuam com conteúdo e outras perspectivas.
O público fez questão de registrar o momento durante o Inception
Afinal, essas interações podem ser definitivas para que o participante volte na próxima edição do evento. E se você quer proporcionar uma experiência parecida, clica logo abaixo para saber como o app próprio do evento pode te ajudar!
Como Business Development Representative na mobLee, ajudo todos os dias os profissionais do mercado de eventos a encontrarem as melhores soluções para levar as experiências criadas com o marketing digital para o universo dos eventos físicos.