Evento conseguindo proporcionar uma experiência nova para gerar a interação entre os participantes
Engajamento em eventos, Programação de eventos | 3 minutos de leitura

Como proporcionar uma experiência e tornar os participantes protagonistas do evento?

Veja exemplos práticos que você pode utilizar para proporcionar uma experiência inesquecível para todos os participantes do seu evento!


Cada vez mais os organizadores de eventos estão preocupados em proporcionar uma experiência única aos participantes. Pouco tempo atrás, alguns itens eram reconhecidos como diferenciais, como por exemplo:

  • Palestras com profissionais reconhecidos no mercado;
  • Uma feira que possibilite novos negócios;
  • Um coffee break excelente ou um happy hour que proporcione novos relacionamentos.

Mas hoje em dia, isso não é mais suficiente. Os participantes estão buscando conteúdo e querem fazer parte da construção do conhecimento que está sendo transmitido, tornando-se protagonistas de cada evento que escolhem participar.

A questão é: como proporcionar uma experiência e tornar os participantes protagonistas do evento?

Experiência da mobLee transformando os participantes em protagonistas

Em 2018, a mobLee organizou o seu primeiro evento: o Inception, um evento que falava sobre eventos. O foco na experiência do participantes foi colocado em prática a partir de algumas dinâmicas que contaram com o apoio da tecnologia.

Alguns recursos do nosso aplicativo foram utilizados estrategicamente para que os participantes engajassem com as atividades e se tornassem protagonistas do evento.

A primeira dinâmica iniciou antes mesmo do evento acontecer. Nos dias que antecediam o evento, foi lançada no aplicativo uma enquete com 4 possibilidades de temas para discussão.

Os participantes votaram no assunto que tinham maior interesse. No dia do evento, o tema escolhido seria debatido durante a programação.

Ouça o podcast: Inception Podcast #1 – Tudo sobre a organização do Evento Inception 2018

Como funcionava essa discussão do tema?

Utilizamos o método Fishbowl (método aquário), uma metodologia ativa para debate em grupo que promove a troca de experiência entre os participantes. Foram colocadas 4 cadeiras no palco, sendo uma sempre livre e disponível para que alguém da plateia participasse da discussão.

As pessoas sentadas debatiam sobre o tema escolhido previamente na enquete, compartilhavam sua opinião e davam lugar para outras pessoas da plateia que também quisessem contribuir. Assim, existia uma troca constante de quem estava na discussão e todos os participantes do eventos eram incentivados a participar.

É importante ter um mediador para organizar e controlar essa dinâmica. Mas a grande sacada é construir o conteúdo a partir da troca de diferentes visões e perspectivas vindas dos participantes.

Dessa forma, conseguimos proporcionar uma experiência diferente já que todos ganharam a oportunidade de contribuir para a construção do evento e do conhecimento que foi transmitido.

Proporcionar uma experiência está na forma de inovar nas atividades do evento

A segunda dinâmica no evento era referente a interação dos participantes com os palestrantes, tirando dúvidas sobre o conteúdo apresentado. Durante a palestra, o público fazia perguntas dentro do aplicativo do evento sobre dúvidas ou curiosidades que tivessem a respeito do que estavam assistindo.

Todos os participantes tinham acesso a essas perguntas que estavam sendo feitas e iam curtindo ou comentando naquelas que também tinham interesse. No final da palestra, o telão mostrava as perguntas feitas e o palestrante respondia as que tivessem mais curtidas.

Imagem de como foi utilizada a parte de perguntas e respostas

Utilizamos a parte de perguntas e respostas com o uso do app e dos telões

Assim, a maioria da plateia seria contemplada nas perguntas e os participantes recebiam visibilidade e interagiam com o palestrante. Já conseguiu proporcionar uma experiência parecida no seu evento ou ainda está naquela de pegar perguntas no papel ou de passar o microfone para cada pergunta?

É fato: existem inúmeras maneiras que engajar o público e permitir que eles se tornem parte da construção do evento. No entanto, muitos organizadores deixam de impactar a experiência do participante repetindo as tradições de todos os eventos.

É importante focar em pontos como:

  • Pensar fora da caixa;
  • Incentivar o público a participar;
  • Instigar para que contribuam com conteúdo e outras perspectivas.
Imagem de como foi utilizada a parte de perguntas e respostas

O público fez questão de registrar o momento durante o Inception

Afinal, essas interações podem ser definitivas para que o participante volte na próxima edição do evento. E se você quer proporcionar uma experiência parecida, clica logo abaixo para saber como o app próprio do evento pode te ajudar!

lm aplicativo

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