branding em eventos
Divulgação de eventos, Gestão de eventos | 6 minutos de leitura

Branding em eventos: 3 passos para garantir a visibilidade da sua marca

Análise do público-alvo, definição da comunicação e outros: conheça os 3 passos para propagar sua marca aplicando branding em eventos!


Você já parou para pensar sobre branding em eventos? Então vamos fazer juntos uma reflexão: o que você pensa quando ouve falar em marca? É comum que ao escutar este termo façamos associação direta ao logotipo, cores e tudo o que envolve o visual da empresa.

Porém, marca é muito mais do que identidade visual. Marca é diferenciação.

No cenário atual em que a maioria das ações de marketing devem ser voltadas à experiência do cliente, a marca pode ser considerada o principal ativo de uma empresa. Quando falamos de branding, estamos nos referindo a tudo o que envolve a gestão da marca.

E quais os benefícios de aplicar os conceitos de branding em eventos? Podemos listar alguns:

  • Evita gaps de gestão;
  • Foca na criação de valor;
  • Prega o relacionamento;
  • É experiência.

Ao associar os benefícios dos conceitos de branding às iniciativas de criação de eventos corporativos é fácil enxergar os pontos em comum. O objetivo de realizar eventos é, além de incentivar a propagação da marca, criar experiência e gerar valor ao consumidor através do relacionamento mais próximo da marca com o mesmo.

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Agora que você entendeu o porquê de usar branding em eventos como uma ferramenta na criação de eventos corporativos, vamos te ensinar como e onde aplicar 3 dos mais importantes conceitos de branding na criação do seu evento, que são:

  • Público-alvo;
  • Missão, visão e valores;
  • Identidade visual, verbal e sensorial.

Neste conteúdo, você vai entender como aplicar estes conceitos e fazer do seu evento uma experiência única que irá marcar a vida dos participantes e garantir que eles queiram contar para todo mundo sobre você e sobre a sua marca!

Aplicando os 3 passos de branding em eventos

1. Análise de público-alvo: Para quem é o seu evento?

Para quem é o seu evento?

Você pode achar que a resposta “para os consumidores da marca em geral” é o suficiente para saber quem é o seu público-alvo, mas realizar uma análise de público propriamente dita pode ser considerado uma das ferramentas mais importantes para que se considere que a gestão de marca está sendo efetivamente aplicada.

Isso envolve uma das máximas do branding em eventos: Quando o alvo da comunicação são todos, acabamos não comunicando ninguém.

A criação de uma persona é ideal para que a comunicação do evento seja ela verbal ou não e para que as ações de divulgação atinjam o objetivo esperado.

Criar uma persona é o exercício de considerar o público ideal que você pretende trazer para o evento. Para isso, pense em perguntas que mostram quem é sua persona:

  • Como ela pensa?
  • Como age?
  • Quais são suas motivações?
  • Quais suas maiores dores?

Como comparecer ao seu evento pode ajudar o seu consumidor ideal a saná-las?

Após criar sua persona ideal, se torna possível alcançar um objetivo simples e certeiro: atingir e superar a expectativa do seu público-alvo em comparecer ao evento e sair de lá com uma solução, ou pelo menos um insight, do que fazer desse momento em diante para resolver ou se tornar melhor em resolver alguma dor específica.

Assim fica fácil focar suas ações de divulgação para este público. Dessa forma, você mostra coerência no discurso e assim se conecta tanto com quem se identifica com as características da sua persona quanto com aquelas que vão descobrir ao entrar em contato com sua marca que fazem parte deste grupo.

2. Missão, visão e valores: Transmita para o seu público o porquê da sua marca existir

Definir e comunicar ao seu público missão, visão e valores é importante quando falamos de branding em eventos. Estes pequenos textos que trazem uma abordagem um pouco mais aprofundada sobre o que sua empresa faz e o porquê dela existir fazem parte da sua marca.

Pode ser um pouco difícil entender a diferença destas definições, mas existe uma fórmula básica para criar-lás. Se sua marca ainda não tem, sugerimos que você leia mais sobre o assunto e defina os pilares da sua empresa.

Além de definir estes conceitos, é importante comunicar em toda e qualquer oportunidade sobre os mesmos. E não há nenhum momento e lugar mais propício que o seu evento, certo?

A ideia aqui é usar a criatividade em comunicações verbais (ou não) que traduzam sua missão, visão e valores para o público que irá atender ao seu evento. Deixe-lhes saber sobre o que motiva a marca a trabalhar em busca de algo a mais. Coloque emoção na forma de comunicar e deixe o participante sentir-se parte deste sonho.

É dessa forma que se cria experiência para o público, faz com que ele tenha vontade de compartilhar o seu trabalho, e então você terá mais chances de ser considerada uma love brand: uma marca que tem um nível de respeito e amor do seu público tão alto que cria um movimento onde o envolvimento do seu público se torna sua maior publicidade.

3. Identidade visual, verbal e sensorial: comunique-se!

Como explicamos no início desse post, o conceito de marca não se resume apenas a sua identidade visual, mas a forma como você expressa a identidade da sua marca tem grande impacto na forma como seu público a concebe.

Um dos grande benefícios de realizar um evento é a oportunidade de proporcionar ao seu público um momento de imersão, fazer com que os participantes respirem sua marca e vivam uma experiência inesquecível.

Uma identidade visual que seja coerente em todas as plataformas do evento, seja no site do evento, nos crachás e nos banners é imprescindível para que a sua marca fique na mente de quem comparece ao seu evento.

Além da comunicação visual, outros tipos de comunicação pode ser interessantes, que se usadas de forma inteligente conseguem elevar a experiência dos participantes ao seu máximo potencial.

A forma como a organização, palestrantes e expositores se comunicam com seu público pode e deve ser personalizada. Como fazer isso? Aqui damos uma ideia.

Passos para desenvolver uma comunicação personalizada em eventos

Crie um painel onde seja possível explorar o vocabulário que faça sentido utilizar em diversos lugares e momentos dentro do evento. Trocar um simples seja bem-vindo por um e aii, chega mais! o/ pode ser uma boa forma de mostrar que a comunicação foi pensada e traduz a forma como sua marca se relaciona com os consumidores.

Claro, tudo vai depender do nível de formalidade do seu evento e do setor no qual ele pertence, mas não há dúvidas de que explorar ao máximo novas formas de comunicação verbal mostra interesse da marca em fazer parte do universo do seu público.

Agora você deve estar se perguntando: e a identidade sensorial? Como trabalhar esse tipo de comunicação e maximizar a experiência do participante?

É aí que está o pulo do gato! Tudo o que ativa o sentido sensorial do participante pode ser usado como uma forma de envolvê-lo. Ativar o sentido de nostalgia a partir de aromas, sabores e tato pode fazer com que essas associações permanecem no subconsciente do participante por muito tempo, fazendo a experiência durar muito mais.

Aplique este conceito em brindes para eventos para o seu público e com certeza eles irão carregar sua marca na memória. Esse algo a mais faz muita diferença no caminho para tornar a sua marca uma love brand.

E aí, conseguiu perceber os benefícios de utilizar ferramentas de branding em eventos para promover a propagação da sua marca? São conceitos simples e até divertidos de aplicar que vão fazem toda a diferença.

Se quiser ajuda para colocar a sua ideia de evento em prática, converse com um de nossos consultores e conheça as soluções da mobLee clicando na imagem abaixo. Vamos adorar entender melhor o que você tem em mente!

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