imagem representando o domínio de um site de eventos
Tecnologia em eventos | 4 minutos de leitura

Como escolher o domínio ideal para o seu site de eventos

O domínio do seu site precisa ser simples e fácil de escrever, por isso é importante escolher um bom nome


Organizar um evento envolve muitos cuidados e diversas etapas de execução. No momento do planejamento é importante ter uma estratégia bem definida, pois fará toda a diferença para alcançar o sucesso do evento. Nesse planejamento, além dos cuidados com orçamento e cronograma, pensar no nome do evento também deve ser motivo de cuidado e atenção. Afinal, é pelo nome que os participantes vão te conhecer e lembrar.

Lembre-se que o nome pode impulsionar a abrangência da marca, então se você está organizando um evento para fortalecer a identidade da sua marca, todo cuidado é pouco na hora de escolher e registrar o domínio do site.

Como o site do seu evento é o ponto de contato com os participantes e local onde você pode divulgar e vender ingressos, o nome precisa ser simples e fácil de escrever. Assim seus visitantes vão conseguir encontrar o site com mais facilidade. Para te ajudar nessa fase, reunimos algumas dicas para escolher o domínio ideal para o site do seu evento.

Imagem de LM - divulgar evento-100

Como escolher um domínio

O objetivo principal do domínio é ser lembrado, então não tenha medo do óbvio e procure evitar palavras estrangeiras, não são todas as pessoas que falam outras línguas. Além disso, não escolha uma composição muito longa, evite símbolos, palavras com ‘ç’ e números.

Além de ser simples e fácil de escrever, o domínio precisa ser fácil de pronunciar. Imagine que quando a divulgação for feita e quando os participantes recomendarem o seu evento, eles precisarão falar o endereço do site – que é o domínio. Então procurar por um nome que tenha uma pronúncia fácil, com poucas sílabas e palavras claras, será de grande ajuda.

Dicas rápidas para criar um domínio:

  • Procure mostrar alguma ligação com a marca;
  • Ter entre 2 e 26 caracteres;
  • Não inicie ou termine com hífen;
  • Procure usar palavras ser acentos;

Lembre-se também de pesquisar se o domínio que você escolheu já foi registrado ou alguma outra variação dele, para não correr o risco de ter um outro semelhante e confundir o seu público. Imagine se é um evento da concorrência.

Use a criatividade

Para destacar o seu evento, você pode utilizar algumas categorias de domínio diferenciadas. Na maioria das vezes pensamos em nomes criativos mas com um domínio tradicional, como .com ou .com.br e esquecemos que existe uma grande variedade que pode ser utilizada.

Existem mais de 250 opções de categorias, elas são chamadas de TLD (top level domain) e mostram a área que o domínio pertence. Geralmente indicam se é comercial, educacional, governamental ou outras áreas, mas também podem ser exploradas para destacar o site do seu evento.

Uma ótima opção para explorar isso são as novas opções de TLD nacionais, os domínios de cidades. Com a iniciativa do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), responsável pelo gerenciamento dos domínios brasileiros (.br), agora é possível registrar um domínio com o nome de mais de 40 cidades brasileiras. Como por exemplo: .sampa.br para São Paulo, .rio.br para o Rio de Janeiro, .floripa.br para Florianópolis, .jampa.br de João Pessoa e muitas outras. Confira a lista completa dos domínios de cidades e use essa oportunidade para posicionar o seu evento localmente.

Você também pode aproveitar e usar algumas TLDs mais diferenciadas, existem inúmeras opções para deixar o site do seu evento mais criativo. Como por exemplo: .tech se você fará algum evento de tecnologia, .photos para ações relacionadas a fotografia, .shop para e-commerces e muito mais. Você acredita que existe até a extensão .cafe?

Use a nacionalidade

Além da TLD, você também pode utilizar o código do país. Se o seu evento passa por outro país além do Brasil, procure registrar o domínio com a extensão do país e, claro, faça o site naquela língua.

Seu evento passa pela América Latina? Então crie o site em espanhol e registre o domínio para país que acontecerá, por exemplo: Colômbia (.co), Chile (.cl), México (.mx), Argentina (.ar) e outros.

Como registrar um domínio

Os domínios são gerenciados por algumas instituições regularizadoras, no Brasil, os domínios são coordenados pelo Registro.br, já os internacionais são de responsabilidade do ICANN. Para facilitar a aquisição dos domínios, as empresas de hospedagem de sites, como a HostGator, costumam fazer a mediação do processo de registro e ajudam os usuários a colocarem o site no ar.

Para registrar um domínio você precisa de alguns dados importantes. No caso dos nacionais, você precisa informar: CPF (ou CNPJ para o caso de empresas), nome completo, e-mail e endereço. Já para os internacionais precisa de: nome completo, e-mail, telefone e endereço.

Essa contratação pode ser feita diretamente no site da empresa de hospedagem, ou se preferir diretamente com o órgão responsável. Na HostGator o registro do domínio é feito rapidamente no site. Nele você pode, também, verificar se o nome escolhido está disponível. Além de oferecer diversas TLDs diferenciadas.

Viu com o domínio do evento pode fazer muita diferença. O seu evento já tem um domínio perfeito?


*Este conteúdo foi feito pela Eduarda Delavy – Analista de Conteúdo na HostGator Brasil, provedora mundial de hospedagem de sites.


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!