Quando vale a pena eventos online
Gestão de eventos | 4 minutos de leitura

Quando vale a pena organizar eventos online?


É cada vez maior o número de empresas que promovem eventos online. Os benefícios – como custo menor (comparado com presencial), maior alcance e potencial para geração de leads – já são comprovados. Por isso os organizadores pretendem continuar realizando esse tipo de evento.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo LinkedIn, em 2021 as empresas brasileiras vão investir duas vezes mais em eventos online do que em eventos presenciais

E lá fora a tendência é a mesma. Dados da Markletic mostram que 49% das empresas planejam produzir entre 20 e 30 eventos online por ano e 21% farão mais de 30. 

Mas quando vale a pena eventos online? Esse é o principal questionamento das empresas que desejam seguir essa tendência. Se este é o seu caso, confira nossas dicas nesse post!   

Evento online: a tendência que veio para ficar

Os eventos online ganharam mais relevância no momento em que a pandemia de COVID-19 surgiu e não era possível realizar os eventos presenciais. Empresas tiveram que se adaptar e aprender a criar experiências incríveis também no meio virtual. Deu tudo certo, e a tendência veio para ficar. 

Mas se no cenário de pandemia os eventos online eram a única opção, com a retomada eles passaram a ser uma escolha. Agora, as empresas precisam saber avaliar quando, de fato, é melhor promover um evento online do que um presencial – ou, ainda, se faz sentido apostar no formato híbrido

Leia também:
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Tendências para o 2º semestre de 2021 para eventos

Veja a seguir alguns casos em que o evento online vale a pena! 

Quando vale a pena eventos online?

1- Aumentar alcance

Se a sua empresa está buscando aumentar o alcance de um evento, certamente o formato online é a melhor escolha. Essa é uma das maiores vantagens em relação aos eventos presenciais. 

Isso porque não há limitação do espaço físico e nem é preciso investir muito mais para contar com um maior número de participantes. 

Além disso, o fato de ocorrer pela internet possibilita que qualquer pessoa possa acompanhar o evento de qualquer lugar do mundo, desde que esteja conectado. 

O European Geosciences Union (EGU) General Assembly, por exemplo. teve 16 mil participantes na edição de 2019 em Vienna. A edição de 2020 foi realizada online e atingiu mais de 26 mil pessoas. 

2- Escalar o evento

Os eventos online também valem a pena quando o objetivo é ganhar escala. A produção e logística desse formato é mais simples e os gastos são menores, e isso faz com que seja muito mais fácil realizar o mesmo evento – ou um outro, mas nos mesmos moldes – mais de uma vez, com um público diferente, para mais pessoas. 

No caso de um evento presencial, se a sua empresa quisesse promover em duas cidades diferentes, teria que arcar com todos os custos de local, equipamentos, transporte, hospedagem da equipe e palestrantes. 

No online, isso não é necessário. Os mesmos recursos podem ser aproveitados para escalar o evento. 

A Adobe conseguiu fazer isso com o The Adobe Summit, que foi realizado online com mais de 400 palestras gravadas. Esse formato possibilita criar e oferecer muito mais conteúdo relevante. Além de garantir a qualidade da transmissão – sem correr o risco dos imprevistos do ao vivo -, a empresa disponibiliza as palestras on demand no site e, assim, atinge muito mais gente. 

3- Combinar com presencial 

Os eventos híbridos têm ganhado destaque por unir o formato presencial e online para promover uma experiência mais completa e aumentar o alcance. 

Neste caso, o evento online pode servir tanto como uma alternativa para pessoas que não podem ou não querem estar presentes quanto como um extra para os participantes. 

Transmitir o evento presencial pela internet é uma das práticas mais comuns, mas um evento híbrido não se limita a isso. 

Há muitas outras possibilidades. Por exemplo: uma palestra ou videoconferência pode ser transmitida no espaço presencial (sem necessidade de deslocamento), os participantes podem interagir online por meio de um aplicativo ou plataforma. 

Saiba mais:
Por que o evento híbrido já é tão importante?
Pesquisa sobre Eventos Híbridos: uma visão do mercado brasileiro

4- Criar comunidade

Outro caso em que vale a pena eventos online é quando o objetivo é criar comunidade. É muito mais fácil atrair e reunir pessoas com o mesmo interesse no formato online. 

Uma boa prática nesse sentido é promover pequenos eventos ao longo do ano voltados para um público específico, como meetups e hackathons. 

A Microsoft, por exemplo, levou o Microsoft Build para o online em 2020 e teve a participação de mais de 200 mil pessoas. 

5- Romper barreiras geográficas

Se a sua empresa deseja expandir as possibilidades do evento, o online tem o benefício de não ter limitações geográficas. 

Isso vale tanto para conseguir atingir participantes de diversos lugares – pode ser que sua empresa tenha diversas sedes, por exemplo -, quanto para contar com palestrantes que não podem ou não gostariam de se deslocar, deixando a programação mais rica e atrativa. 

Invista em eventos online ou híbridos para sua empresa

Como você pode ver, são muitos os casos em que vale a pena organizar um evento online. Sua empresa pode experimentar alguns tipos de eventos e ver o que funciona melhor. Sem dúvidas, essa tendência pode trazer ótimos resultados e se transformar em uma prática recorrente. 

Se você quiser saber mais sobre como promover eventos online, baixe o Guia definitivo para organizar eventos online gratuitamente e comece a planejar! 


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