Equipe de organização planejando os eventos híbridos
Tecnologia em eventos, Tendências em eventos | 5 minutos de leitura

Pesquisa sobre Eventos Híbridos: uma visão do mercado brasileiro

Em outubro de 2019 foi realizada a primeira pesquisa sobre o mercado de Eventos Híbridos, uma parceria entre VM Consultoria e SSK Análises. Confira aqui todos os gráficos de resultados!


No último dia 02 de outubro de 2019, na sede da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação, aconteceu o eventoexclusivo de apresentação de resultados da pesquisa “Eventos Híbridos: oportunidades e desafios”.

A pesquisa foi realizada em parceria da VM Consultoria, representada por Vanessa Martin que também é uma das colunistas convidadas do blog Eventos de Resultados aqui da mobLee, e pela SSK Análises, representada por Gerson Christensen.

Será que esse modelo de evento é considerado uma das prioridades de execução para os organizadores de eventos? Essa é mesmo uma tendência para os próximos anos?

Você conhecerá a partir de agora os principais resultados, de forma exclusiva, da pesquisa nacional inédita sobre o modelo de evento híbrido. Confira!

Como foi o evento de divulgação da pesquisa sobre o mercado de eventos híbridos?

Para a divulgação do resultados, o evento contou com a recepção de todos os convidados e uma série de atividades durante a manhã, partindo desde a apresentação sobre o mercado de eventos híbridos com Vanessa Martin, passando pela apresentação completa dos resultados feita por Gerson Christensen, e fechando com mais dois convidados:

  • Silvana Torres, Sócia-fundadora da Mark Up, que apresentou seu case de sucesso com o modelo de evento híbrido;
  • Ney Neto, Diretor de Inovação da MCI, com um bate-papo sobre as conclusões do estudo e sua visão das potencialidades com ela.
Já estamos vivendo há algum tempo uma verdadeira revolução digital que tem direcionado o mundo da comunicação. E esse cenário não é diferente com a disciplina de Eventos. Prova disso é a realização dos “Eventos Híbridos: Oportunidades e Desafios”, que vai traduzir com detalhes essa evolução na área, mostrando que físico e o online estão estreitamente alinhados. Considero que os resultados da pesquisa e o debate sobre essa tendência de acompanhar a revolução digital nos eventos serão de extrema importância para todo o mercado.

Silvana Torres

Sócia-fundadora da Mark Up

Para quem não conhece ainda o termo, podemos resumir o conceito dos eventos híbridos da seguinte forma:

  • É o evento presencial com componentes digitais na sua transmissão.

Na prática, investir em eventos híbridos é um passo importante para trazer inovação nesse setor e conseguir alcançar cada vez mais pessoas.

Detalhes da pesquisa sobre Eventos Híbridos

Para conseguir trazer números precisos sobre esse mercado, foi criada uma pesquisa completa. Confira os detalhes sobre sua realização:

  • A pesquisa foi realizada de forma quantitativa;
  • Foi utilizado o ambiente online para coletar as respostas;
  • No total, foram 116 entrevistados;
  • Dentre eles, 65% eram Clientes, 32% eram Agências e Produtores, e os últimos 3% foram de Fornecedores;
  • Entre os cargos dos entrevistados, 35% eram Coordenadores e Analistas, 34% eram gerentes e 31% estavam no cargo de Sócio, C-Levels e Diretores.

Objetivos da pesquisa

Para medir os indicadores, foi preciso definir os objetivos e quais aspectos seriam analisados a partir da pesquisa. E para chegar aos resultados, foram estipulados os objetivos a seguir:

  • Utilização atual e futura
  • Principais tipos de eventos híbridos realizados
  • Principais públicos-alvo
  • Fatores de decisão do uso
  • Avaliações de desempenho
  • Fatores importantes na escolha de uma solução
  • Principais fornecedores de soluções
  • Fatores de escolha de fornecedores de soluções
  • Por que não realiza?

Resultados da pesquisa do mercado de Eventos Híbridos

Agora vamos conferir os resultados alcançados através da pesquisa para cada um desses objetivos!

Utilização de eventos híbridos e os tipos utilizados

Resultado 4 - Eventos Híbridos

Com o resultado, fica claro que a maioria dos organizadores já utilizam os eventos híbridos (83% dos entrevistados utilizam), e a principal forma de colocar em prática é através da transmissão online para os participantes (69% dos entrevistados).

Projeção do uso de eventos híbridos

Resultado 5 - Eventos Híbridos

Se tratando do futuro do uso de ferramentas para criar eventos híbridos, mais de ¾ dos entrevistados (76% do total) já enxergam que esse modelo será cada vez mais utilizado.

Público-alvo para eventos híbridos

Resultados 2 - Eventos Híbridos

Já quando se trata do público, interno ou externo, no qual os eventos híbridos são destinados, a pesquisa demonstrou um resultado dividido. Mas a maioria (37% das respostas) indica que esse tipo de evento pode atender aos dois públicos.

Tipos de eventos onde o modelo híbrido é utilizado

Resultados 1 - Eventos Híbridos

Um indicador importante que dita como essa tendência de utilização do modelo de eventos híbridos encaminhará daqui para frente é o que apresenta o tipo de evento que mais investe nele. E pela pesquisa, ficou claro que o Congresso é o tipo principal: 79% desses eventos já utilizaram o formato híbrido.

Fatores de decisão do uso de eventos híbridos

Resultado 6 - Eventos Híbridos

Dentre os entrevistados, o motivo principal apontado para a realização dos eventos híbridos é a ampliação da abrangência de participação de pessoas, ou seja, a expansão de audiência do evento (apontado por 70% dos entrevistados). Também se destacou o objetivo de facilitar a participação no evento (indicado por 60% dos entrevistados).

Métricas de avaliação do desempenho dos eventos híbridos

Resultado 7 - Eventos Híbridos

Mas afinal, qual o indicador que deixa claro se a estratégia de utilização do evento híbrido funcionou ou não? Para os entrevistados na pesquisa, o número de participantes online é o que melhor representa esse desempenho (64% optaram por esse indicador), só depois aparecendo o indicador de engajamento (com 57%).

Fatores de escolha de uma solução para eventos híbridos

Resultado 8 - Eventos Híbridos

Para que um evento híbrido aconteça de fato, é preciso contar com tecnologias e soluções que coloquem em prática o modelo. E para a maioria dos entrevistados, o que mais pesa na escolha da solução é a garantia de entrega de uma transmissão estável (indicado por 82% dos entrevistados). A relação custo-benefício ficou na segunda posição (com 70%).

Fatores de escolha de um fornecedor de soluções para eventos híbridos

Resultados 3 - Eventos Híbridos

Já quando se trata do fator de escolha dos fornecedores que entregam soluções para eventos híbridos, o ponto mais importante que foi selecionado na pesquisa foi o histórico de sucesso com esse modelo de evento, que representa a experiência do fornecedor (com 68% das respostas).

Fatores para não utilizar o modelo de eventos híbridos

Resultado 9 - Eventos Híbridos

E para fechar a lista de resultados, também foi medido na pesquisa qual o principal motivo para que os organizadores não utilizem esse modelo de evento. E com mais de ⅓ das respostas ficou a resistência dos decisores ou dos clientes (com 36%).

Todos os indicadores apresentados são importantes para entender melhor qual o cenário atual com os eventos híbridos. E se você quer conhecer mais soluções que vão trazer inovação e tecnologia para os seus eventos, conheça os detalhes de tudo que pode conseguir ao utilizar a Plataforma mobLee!

LM mobLee 365

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